BRASIL/PORTUGAL: Rio/Lisboa – America Diamonds Hotel, Restaurante O CARDO,


Foto em Destaque: Praça da Figueira – Lisboa, PT.

Nesta Categoria relato algumas experiências “d’além-mar” e outras mais próximas de minha terra natal, a cidade do Rio de Janeiro – lugar onde nasci, asa que me abriga, meu lugar no mundo, meu cais. Não me imagino morando em outro lugar. Viajar é muito bom, mas… regressar ao lar é muito melhor.

0 – RIO DE JANEIRO – SAINDO DE CASA – Decidimos ficar no Hotel Linx uma noite por ser muito próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Como estávamos em época de Copa de Mundo e uma manifestação dias antes havia interrompido o tráfego no local, resolvemos – eu e meu fiel escudeiro, amigo e companheirão de viagens – dormir neste hotel. Qualquer imprevisto bastaria sair pela avenida arrastando as malas, pois o aeroporto dista em 500 metros do Linx.

1 – RUMO AO TOM JOBIM – Dia 24 de junho de 2014 saímos do Linx Hotel e fomos para o Tom Jobim devidamente preparados para cumprir as formalidades junto à Receita Federal. Aos 68 anos de idade – e meu amigo com 75 -, não podemos mais lançar mão de algumas manobras radicais, tais como correr o risco de sermos surpreendidos com mais euros na bolsa do que a lei permite. Meu semblante de pavor nos denunciaria e não valeria à pena. Fazemos o perfil de passageiro conservador. Existe isso?

2 – SE CONSELHO FOSSE BOM …

Primeiro, você faz seu roteiro. Maravilha! Reservou hotel, passagens aéreas, bilhetes de trem, passeios, isso e aquilo. Escolheu a mala, separou roupas, sapatos etceteras, enfim, tudo esquematizado. Daí, vem a inevitável pergunta: quanto levar em dinheiro? O assunto já está esgotado, é verdade, mas não custa alertar para o seguinte: se você acha que não municiou satisfatoriamente seu cartão de viagens, e que o limite de seus cartões de crédito e de débito ainda não serão suficientes para cobrir suas despesas (tá gastando muito, hein, moquirido?), sou a favor de que você leve valor superior ao limitado pela Receita Federal, desde que devidamente declarado.

3 – FORMALIDADES na RECEITA FEDERAL – Declaração de Valores (e-DBV).

Comece adquirindo, oficialmente, em casas de câmbio ou Bancos, a moeda que você utilizará no exterior. Correntistas de Bancos que operam com câmbio costumam obter vantagens na aquisição de moeda estrangeira. O Banco do Brasil é um deles.

Chegue bem cedo ao aeroporto porque você precisará de algum tempo para concluir o processo de declaração de valores – o e-DBV -, mesmo que você seja o primeiro a ser atendido.

Declarar o valor excedente ao permitido só traz vantagem. E o melhor: mais tarde, quando você tiver que passar pela fiscalização, não há o que temer. Caso insistam em uma inspeção minuciosa, mostre sua declaração e deixe-se revistar se preciso.

Em casa, preencha o formulário da Receita Federal no seguinte endereço: Receita Federal – Formulário (clique no link; está certinho).

img142 (640x579)

Caso você não consiga transmití-la, na RF tomarão essa providência, sem problemas.

Ao chegar ao aeroporto, faça primeiro seu check-in e depois procure a sala da Receita Federal. Não se esqueça de que precisará do recibo de compra da moeda estrangeira que você recebeu do Banco ou da casa de câmbio. Dependendo da quantia excedente – que poderá ser significativa -, leve sua Declaração de Rendimentos a fim de comprovar que você dispõe de condições financeiras para adquirir aquela soma.

No Aeroporto Tom Jobim, em junho de 2014, a sala da Receita Federal ficava no andar térreo, à direita das escadas rolantes. Procure uma porta com o desenho da estrela que você vê no formulário abaixo, quase nos fundos deste hall. Como o aeroporto estava em obras, não posso afirmar que este seja o lugar definitivo.

img144 (640x449)

Os agentes irão conferir a declaração que você enviou pela internet (acima) + o recibo de compra da moeda estrangeira. Contarão seu dinheiro, entregar-lhe-ão um comprovante devidamente carimbado referente a esta conferência e, depois, você estará livre. Parece complicado, mas não é.

Há um site que explica muita coisa a respeito: http://viajandodireito.com.br/noticias/conheca-os-limites-impostos-a-produtos-comprados-em-viagens-internacionais/

*******************************************************

*****

LISBOA – TERRA À VISTA

Dia 25 de junho chegamos à Lisboa e nos hospedamos em um excelente hotel três estrelas: o AMERICA DIAMONDS HOTEL, afastado do Centro, na rua Tomás Ribeiro 47, bem em frente à estação Picoas do Metrô e próximo à Praça Marquês de Pombal.

Podem confiar na fidelidade das fotos mostradas no site Booking.com. Os quartos são limpos, de bom tamanho, possuem cofre e frigobar – itens que considero indispensáveis -, colchão e travesseiros confortáveis, e o ar condicionado funciona bem.

P1030927 (640x480)
Decoração simples, mas de bom gosto.

*****

P1030928 (640x480)
Quarto espaçoso, iluminado e ventilado. Janelas antirruído.

*****

P1030929 (473x640)
Banheiro amplo. Alça de segurança na banheira – importantíssimo!

*****

P1030931 (469x640)
Chuveiro/ducha – saída de água satisfatória.

*****

O café da manhã é farto e variado. Todos os funcionários foram muito simpáticos, educados, prestativos e bem humorados.

RESTAURANTE O CARDO

Baixamos malas e saímos para almoçar na avenida que faz esquina com a rua do hotel, a Fontes Pereira de Melo. Descendo, encontramos um restaurante simples, porém bem arrumado: O CARDO. Honestamente? Não apostei na cozinha e a primeira impressão não nos agradou: apenas nós dois estávamos no salão e só nos atenderam porque chamamos duas pessoas que ajeitavam o bar, bem próximo. Mas, como estávamos com fome, decidimos ficar.

*****

P1030918 (640x477)
Restaurante O CARDO – Av. Fontes Pereira de Melo, 3 C 1050-115, Lisboa. Tel: 213.538294

*****

O menu surpreendeu e os preços idem.

P1030922 (640x414)

Para quem desconhece, a primeira opção da “ementa” – jaquinzinhos – são estes peixinhos que vemos abaixo.

jaquinzinhos-fritos

Abaixo: delicioso Robalo Grelhado com legumes

– E$ 8.00

P1030925 (640x478)Como sobremesa, uma torta de amêndoas com chantily “e deu“.

P1030926 (640x480) (2)

*****

CARMO – RESTAURANTE e BAR

Terminamos a noite petiscando no CARMO-Restaurante & Bar, no Largo do Carmo nº 11.

O CARMO é espaçoso, bem decorado; ambiente agradável e equipe simpática e atenta. Há brasileiros trabalhando no Carmo e no Sacramento – outro restaurante do mesmo proprietário do Carmo -, do qual falarei mais tarde.

Pão e Azeite de Mirandela, Morcela de Arroz com Maçã, Peixinhos da Horta, Gambas Ajilo, Amêijoas à Bulhão Pato, Polvo à Galega e outras delícias, já degustamos. Somos fãs do restaurante e o recomendamos sem qualquer exceção.

*****

P1030934 (640x480)
Amêijoas à Bulhão Pato. Para o “Manezinho da Ilha”, berbigão.

A vitrine de sobremesas é uma tentação para quem aprecia doces portugueses. Para mim, os melhores do mundo.

*****

P1030935 (640x480)
Dom Rodrigo…

*****

P1030936 (640x480)
Toucinho do Céu.

*****

Saindo do restaurante, o Largo do Carmo é um convite para uma volta, principalmente à noite. Devido a sua iluminação especial, a praça fica mais aprazível e atraente.

Bem em frente ao restaurante fica o Museu Arqueológico do Carmo. Algumas peças estão ao relento, expostas no que restou do terremoto de 1755 do Convento da Ordem do Carmo.

P1030939 (640x469)
Chafariz do Carmo – século XVIII. Ao fundo, a porta principal do Convento da Ordem do Carmo.

*****

P1030940 (478x640)
Chafariz do Carmo.

*****

P1030941 (640x480)
Vista parcial do Largo do Carmo.

*****

P1030942 (640x472)
Largo do Carmo. Prédio que abriga o Carmo – Restaurante e Bar.

*****

img186

*****

4 comentários em “BRASIL/PORTUGAL: Rio/Lisboa – America Diamonds Hotel, Restaurante O CARDO,”

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s