FRANÇA: Jardim Medieval – Uzés


Imagem Destacada: Entrada do Jardim Medieval

Endereço: Impasse Port Royal – 30700 Uzès.
Tel.: 04.66.22.38.21 / 09.52.68.38.22
Email: jardinmedievaluzes@gmail.com

*****

Roteiro elaborado por Anaté Merger na Provence: Rio de Janeiro / Lisboa / Nice (Menton; Saint Raphael; Biot; Saint-Paul-de-Vence; Villefranche-Sur-Mer) / Marseille (Calanques; Cassis) / Aix-en-Provence (Ménerbes; Cucuron; Carpentras; Isle-sur-la-Sorgue e Fontaine du Vaucluse; Uzés; Saint-Paul de Mausole; Saint-Saturnin; Saignon; Sault; Valensole; Lac de Sainte-Croix) / Paris (Estrasbourg) / Lisboa (Lagos; Tavira ) / Rio de Janeiro.

*****

JARDIM MEDIEVAL

*****

*****

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

No século XI havia dois castelos em Uzès: o castelo Bermond e o castelo de Raymond, nomes dos “senhores” da cidade. O castelo Bermond se converteria em ducado mais tarde.

Em 1242 e 1280, os bispos – e mais tarde o Rey Carlos VIII, em 1493 -, adquiriram cada um, uma parte da propriedade de Raymond. Os três senhores de Uzès ficaram então assim definidos: o descendente dos Bermond, o Bispo e o Rei.  Desse modo, as três torres de Uzès acabaram por simbolizar os três poderes rivais até a revolução.

Os Bispos converteram imediatamente o castelo em tribunal e prisão.
O castelo do Rei foi destinado à residência. Luiz XIII o habitou de 10 a 14 de julho de 1629, durante o tempo da Paz de Alès, que se define como a submissão das cidades protestantes.
Foi utilizado como acantonamento (local fechado onde pessoas pernoitavam) para tropas que estivessem de passagem e também como prisão.

Durante a revolução, estes bens passaram para o domínio do Estado. Os dois castelos foram unidos uma vez mais em uma só propriedade, que serviram de prisão até o início do século XX.

Esquecidos por algum tempo, estes lugares carregados de história encontraram vida nova, graças à criação de um Jardim Medieval aberto ao público.

O Jardim Medieval está instalado no pátio do castelo Raymond.

O JARDIM:

Foi criado em 1995 com o mesmo perfil que inspirou a criação dos jardins particulares do final da Idade Média. Muitas ilustrações e manuscritos iluminados¹ foram  fontes de suma importância para o desenvolvimento deste pequeno jardim botânico.

Grande parte das plantas cultivadas no local acompanharam o ser humano desde suas origens até nossos dias.

Eram plantas que na Idade Média eram utilizadas como alimento, medicamento, e para diferentes usos da vida doméstica: roupa, corantes, adornos. Durante o passeio, o visitante encontrará documentação a respeito das numerosas variedades da flora selvagem regional, que antigamente ocuparam uma praça importante.

O objetivo deste jardim é permitir aos interessados  a descoberta, o reconhecimento, a informação, e talvez a ressurreição de vínculos possivelmente esquecidos com estas plantas. Inclui-se a intenção de contribuir para a preservação de algumas espécies.

Durante sua visita, você verá etiquetas de advertência a respeito das plantas tóxicas, assinaladas com um ponto vermelho. Por medida de segurança a administração solicita cuidados e respeito com as plantas e pede que não as “colham”.

A associação IN SITU administra e mantém o jardim, cuja finalidade é manter da melhor maneira possível este patrimônio tão valioso.

O jardim Medieval recebe durante toda a temporada alta, exposições permanentes e temporárias.

1- Livros escritos a mão, decorados com ouro,  prata ou cores brilhantes. As iluminuras podiam ser pequenas ilustrações, bordas, letras maiúsculas em início de parágrafo, e até mesmo divisões de texto.

P1050295 (749x1024)
A caminho do Jardim Medieval.

*****

P1050289 (756x1024)

Parreira no Jardim Medieval.

*****

P1050288 (1024x768)

Perspectiva.

*****

P1090144 (1024x768)
Fábrica de ursos de pelúcia em Uzès.

*****

P1090147 (1024x768)

Jardim Medieval

P1090152 (1024x768)
Jardim Medieval.

*****

P1090153 (1024x768)

*****img186 (2)

2 comentários em “FRANÇA: Jardim Medieval – Uzés”

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s