Abra La Raya, Peru – A Fronteira Entre Cusco e Puno e Nada Mais.


Foto em Destaque: Montanhas em Abra La Raya

*****

O que dizer de Abra la Raya? Praticamente, nada.

Trata-se de uma localidade da Cordilheira de Raya, a 4.338 m de altitude, que marca a fronteira entre Cusco e Puno. Até chegar a essa fronteira você trafegou 177 km partindo de Cusco e ainda terá que percorrer 212 km até Puno pela estrada 3S.

Neste ponto o ônibus para fim de os passageiros apreciarem o trabalho de artesãos que expõem e vendem seus trabalhos na beira da estrada. Nada mais que isso.

Incluir uma parada dessas em um roteiro turístico como se fosse uma atração é, no mínimo, uma  audácia; é ser muito “cara de pau”!

No programa que recebi da agência de viagens li o seguinte no item que descreve as atividades do dia 06.nov.2015 (sexta-feira) – CUZCO-PUNO:  “…  La Raya, reserva natural dedicada à preservação da vicunha, Pucara, considerando o mais importante centro…”

É evidente que você, ao ler o programa, vai imaginar que seja algo que valha à pena e não é nada disso! O que você verá é apenas um ponto de venda de um tipo de artesanato que você já cansou de ver pelos lugares por onde passou.

Sem dúvida, uma ofensa à turistas de boa vontade como nós, que ainda não aprenderam a lição, continuam a confiar em agências e operadoras de turismo e acabam bancando tansos (dicionário manezês), caindo nesse tipo de esparrela. Bem feito! E olhem que fui avisada para não confiar na operadora Trans …. , mas não acreditei.

Não me lembro de algum passageiro ter descido do ônibus para comprar nada, até mesmo porque, repentinamente, começou a soprar um vento gelado e forte que acabou por derrubar muita mercadoria no chão.
Tanto trabalho tiveram os vendedores para organizar a exposição, e num piscar de olhos … voaram muitas peças.

Um ponto decente, com um café, banheiros e venda de artesanatos seria bem-vindo, claro. Agora, parar na beira de uma estrada com esse objetivo, façam-me o favor! Mais perda de tempo.

A empresa ferroviária Andean Explorer liga Cuzco a Puno em 10 horas e ninguém! para explicar melhor essa viagem que a Patrícia de Camargo neste link que ilumino agora prá você.

Não deixem de vê-lo! Olhem só o luxo nos vagões…, a descrição dos serviços oferecidos…, o relato da viagem. Reflitam e depois me digam: o que vale mais à pena? Ônibus … ou esse trem bão demais da conta?

NOTA: Interessante ressaltar que é nesta região que nasce o Rio Amazonas, cujas águas seguem em direção a Cusco.
As que seguem em direção a Puno, desembocam no Lago Titicaca.

*****

P1120886 (1024x590)
Abra la Raya… Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

P1120890 (851x1024)
Abra la Raya. Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

P1120891 (1024x893)
Abra la Raya… Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

Abra La Raya, Peru.
Abra La Raya, Peru. Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

img186 cópia

*****

Moderadora: Rosa Cristal

 

 

 

2 opiniões sobre “Abra La Raya, Peru – A Fronteira Entre Cusco e Puno e Nada Mais.”

  1. Nossa, que pena,nem banheiro e cafezinho. O artezanato é belo e colirido, mas não é exclusividade do local. Assim, me parece que é apenas algo no meio do nada,

    Curtir

    1. Rosa, boa noite!
      Trata-se apenas de uma parada na beira da estrada no limite entre Cusco e Puno e mais nada. Não deveria figurar em um roteiro como sendo uma atração. Jamais!
      Obrigada por mais esse “alô”. Bjks.

      Curtir

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s