Coisas De Maria João – Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis.


Imagem Destacada: Torpedos de puro siri. Deliciosos!

*****

Para Quem Está no Centro:

*****

DSCN1198 (1024x768)
Praça Roldão da Rocha Pires. Essa rua foi a primeira a ser calçada em Florianópolis. Em 21 de outubro de 1845 a rua foi pavimentada em homenagem a Dom Pedro II, ilustre visitante da Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades. Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

Casa de Artesanatos Artes e Tramóias.
Artes e Tramóias. Casa de venda de artesanato em Santo Antonio de Lisboa.                                 Foto Marilia Boos Gomes.

*****

Artes e Tramóias em Sto Antonio de Lisboa.
“Bela, recatada e do lar”, tal qual algumas moçoilas de antigamente.     Foto Marilia Boos Gomes.

*****

Igreja de N. S. das Necessidades.
Igreja de N.S. das Necessidades. Belíssima por fora e por dentro. Centrinho de Santo Antonio de Lisboa.                                                                                                                                 Foto Marilia Boos Gomes.

*****

Igreja de N. S. das Necessidades.
igreja de N. S. das Necessidades. Foto Marilia Boos Gomes.

*****

Há três anos Maria João instalou-se em Santo Antonio de Lisboa com suas Coisas: Cafés muito bem acompanhados por docinhos, tortas e salgados… No almoço ou jantar você poderá iniciar seus trabalhos pedindo petiscos variados e gostosíssimos, sempre! muito bem-vindos… Ou você poderá saborear sanduíches incrementados e… a especialidade da casa, claro, Sua Majestade, os risotos.
Sim, mô quirido: risotos que só de olhar já dão água na boca, “entendessi”?

O restaurante é diversificado e oferece objetos para decoração – alguns manufaturados pela proprietária e outros por um amigo arquiteto.
Peças sofisticadas, como uma esfera de anjos, fazem parte deste contexto e ainda há outra Coisa recentemente criada: um espaço para comemorações, beeem colorido, que é a cara da alegria.

COISAS DE MARIA JOÃO cresceu a tal ponto, que no sábado à noite, 23 de abril, não havia um lugarzinho no restaurante!
Houve uma apresentação de Wagner Segura – professor de música e compositor estimadíssimo em Florianópolis – em frente ao restaurante – com direito a fechamento de rua e tudo.
Mesas e cadeiras encontramos por todo lado, por conta da disputa pelo melhor lugar. Um agito só: dos clientes e do staf.

Wagner foi quem escolheu a dedo os músicos (pandeiristas, violonistas, clarinetista e sanfoneiro) que o acompanharam em choros e sambas até às 21.30 h.

Terminada a apresentação, um senhor solicitou à plateia que abrisse um bom espaço na rua a fim de que o Boi de Mamão do tradicional Engenho mostrasse sua performance.

Infelizmente, cansada pelo dia bastante atribulado, acabei me retirando e perdi a grande oportunidade de ver o boi “dançar”, mas… não faltarão oportunidades para rever essa tradição ilhoa que tantas vezes , quando criança, vi dançar em frente à casa de minha avó paterna, na rua General Bittencourt.
Eram boizinhos bem simples que as crianças mesmas montavam, com o objetivo de ganhar balas dos moradores das casas onde se ofereciam prá dançar. Ô saudade…
E por falar em gado, voltemos à vaca fria:

O ATENDIMENTO de todas as meninas da comissão de frente do restaurante não decepciona. Sempre simpáticas, educadíssimas, receptivas e por conhecerem bem o cardápio, estão sempre prontas para lhe oferecer o melhor. A bem da verdade não há no cardápio algo que seja “melhor” porque a qualidade está presente em todos os itens. Há preferências! Isso, sim. Mas …, já é outra conversa.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa: algumas fotos, e um rápido vídeo para você ter noção do que acontece no COISAS DE MARIA JOÃORisoteria e Café.

*****

DSCN1170 (1024x768)

Local de apresentação dos músicos que abrilhantam os fins de semana do restaurante.                                     Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

DSCN1173 (1024x768)
O portal entre o salão e a cozinha, laboratório onde se elaboram as mais deliciosas alquimias. Foto: Marilia Boos Gomes.

E para quem não sabe, o banho-maria foi um processo descoberto pelos alquimistas para aquecer lentamente as soluções que criavam. Ói, ói, ó! Tudo a ver com cozinha.

*****

DSCN1176 (768x1024) (2)
Criatividade no trabalho artesanal da capa do cardápio. Foto: Marilia Boos Gomes

*****

DSCN1179 (750x1024)
Sugestões de sanduíches do Maria João. Foto: Marilia Boos Gomes.

*****

DSCN1182 (768x1024)
Artesanatos à venda na loja anexa ao restaurante.

*****

DSCN1185 (1024x768)
Chás, molhos, pimentas, geléias, louça, cachaça, abajures, chapéus… à venda no Maria João.

*****

DSCN1186 (768x1024) (768x1024)
A entrada dos banheiros é ladeada por dois biombos em estilo art-déco, maravilhosos.

*****

DSCN1191 (1024x768)

A noite de 23/5/2016 movimentou Santo Antonio. Pudera! Quem comandou a alegria foi Wagner Segura. Só podia dar nisso. Foto Marilia Boos Gomes.

*****

Coisas de Maria João - Risoteria e Café.
Coisas de Maria João – Risoteria e Café. Enquanto rolava a apresentação de Wagner Segura, o boi, as cabras, o cavalo e a bernúncia aguardavam sua hora de entrar em cena.

*****

Coisas de Maria João - Risoteria e Café.
Coisas de Maria João – Risoteria e Café. Torpedos de puro siri e pastéis de camarão. Para aquecer a noite fria, nada melhor que um molho apimentado.

*****

DSCN1412 (1024x758)
Siri Mané à esquerda e Camarão Atoladinho. Imperdíveis! Foto Marilia Boos Gomes.

*****

DSCN1188 (1024x768)
Risoto de Frutos do Mar.                                                                                        Foto Marilia Boos Gomes.
DSCN1413 (1024x763)
E o risoto de funghi?                                                                                                   Foto Marilia Boos Gomes.

*****

DSCN1414 (1024x768)
O de linguiça de Blumenau com brócolis também não fica atrás… Foto Marilia Boos Gomes.

*****

DSCN1415 (1024x768)
Experimente também o de bacalhau. Foto Marilia Boos Gomes.

*****

No dia 29 de maio Wagner Segura, a pedido de seus fãs e dos moradores do bairro, apresentou-se no Coisas de Maria João. Como sempre, prestigiando alunos e ex alunos a quem ensina sua arte.

A carioca Maria Helena presenteou-nos com sua voz suave e afinada. Tocou na saudade de muitos ao relembrar o passado em algumas canções e agradou ao cantar sucessos recentes para quem ainda nada tem de saudosista.

Na amostra seguinte, apenas uma idéia do que aconteceu na noite de 23 de maio. Detalhe: sem o Boi de Mamão que acabei perdendo, vencida pelo cansaço.  Snif!

*****

VAI VIAJAR ISTEPO MAIOR cópia

*****

Moderadora: Rosa Cristal

 

 

 

2 opiniões sobre “Coisas De Maria João – Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis.”

  1. ADOREI A MISTURA DOS TEMPEROS,O BUCÓLICO COM O MODERNO, A DESCRIÇÃO DA VISÃO ATUAL COM O SENTIMENTO DE QUEM VIVEU NA REGIÃO, A DELICADEZA DOS ARTESANATOS COM OS AROMAS DA COZINHA E OS ENCANTOS DE MARÍLIA COM AR POÉTICO DO LOCAL.

    Curtir

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s