FOTO EM DESTAQUE: Paisagem vista da Estrada HAROLDO SOARES GLAVAN.
*****
*****
E daí, guri(a)? Acertaste ou não sabes mesmo onde ficam?
O Caminho dos Açores é mais o conhecido, porque começa na Praça Getúlio Vargas – aquela pracinha que fica em frente à Igreja N. S. das Necessidades no centrinho de Santo Antonio de Liboa.
A Estrada Haroldo Soares Glavan é a opção que o motorista tem para chegar à SC-401 trafegando à beira-mar (saída no acesso para o Cacupé).
Saindo da praça basta dobrar à direita antes de chegar ao final do Caminho dos Açores, por onde você também acessa a SC-401. Há placa indicativa. Trata-se da estrada que vai para o Cacupé. Esta é a …
… ESTRADA ALTERNATIVA PARA QUEM PARTE DO NORTE DA ILHA em direção AO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS.
Por ser apaixonada por esse caminho, não levem em consideração meus elogios – sou suspeita ao dizer o mínimo que seja quando o assunto é Santo Antonio de Lisboa. Sei não, mas acho que vocês me darão razão quando virem as fotos. Canto-o em verso e prosa e por isso é bom mesmo desconfiar.
Imagine! Trocar essa maravilha pela SC-401! Nem morta, istepô!
Quem parte do Norte da Ilha em direção ao Centro normalmente prefere seguir pela rodovia porque o tráfego é mais fluente.
Em compensação, não desfruta da beleza que a natureza oferece (e “de grátis!”) ao longo desses caminhos. E vou te dizê – ó istepô quiridu que acompanha o blog – só “mash” uma coisinha: acredito que sejam essas paisagens deslumbrantes que acabam por atrasar quem está com pressa e por isso escolhem a 401.
As paisagens que emolduram Açores e Haroldo Glavan, convidam o motorista a diminuir a velocidade do veículo e apreciá-la. Gosto tanto desse trajeto que consigo sentir as sensíveis diferenças que o Universo nos traz a cada dia; óbvio que me atrai e me faz gostar desse trajeto cada vez mais. Confiram e depois me digam se tenho ou não razão.
As fotos foram tomadas por mim na parte da manhã e ao entardecer.
NOTA: Fotos sem legenda falam por si. Desnecessário repetir o que ficou esclarecido no texto.
*****

*****

*****

*****

*****

*****

*****

*****

*****
*****
*****
CAMINHO DE VOLTA – CENTRO DE FLORIANÓPOLIS/SANTO ANTONIO DE LISBOA.

*****

*****

*****
Visitar Santo Antonio de Lisboa é voltar no tempo, é sentir-se em uma aprazível e pacata cidadezinha do interior, mas com uma sensível diferença: que dorme e desperta, languidamente, em frente ao mar.
Telhados denunciam que a madeira queima em algum antigo fogão à lenha e pequenas hortas brotam ao lado de casas de pescadores cujo quintal é esse mar que nos contamina com sua tranquilidade.
Veja abaixo: quem, em uma cidade grande, estende suas roupas na beira de uma estrada para que sequem ao vento?
*****

*****
Ou vê o por-do-sol, diariamente, quase encaixar-se na depressão da montanha e despedi-se do dia?
*****

*****
Para saber mais a respeito de Santo Antonio de Lisboa e Cacupé, dê uma olhada nestes links – trabalho louvável de outro carioca apaixonado pela Ilha de Florianópolis: http://www.guiafloripa.com.br.
*****
*****
Moderadora: RosaCristal