PERU, Lima – Mercado de Surquillo. Para Quem Gosta do Babado.


IMAGEM DESTACADA: Mercado de Surquillo.

… e queijos bem esburacados, do jeito que gosto.[/caption]

 

 

Batatinhas amarradas no suporte do feixe de canelas. Das mais de 3.000 espécies de batatas existentes no mundo, o Peru produz mais de 1/3.

 

Sementes, biscoitos e cereais diversos encontra-se com facilidade no mercado do bairro Surquillo.

 

Damascos, nozes de diversas qualidades, amêndoas, castanhas, ameixas, abacaxi seco… Uma festa e tanto para quem gosta de comer assim como eu.

 

Nota Negativa: Na foto, molhos prontos que deveriam estar embalados em vidros ou potes plásticos tampados estão à mostra, à mercê de insetos e poeira.
Observe que na bacia da direita a colher está imersa no molho. Faço restrições a esse tipo de apresentação; afinal, trata-se de comestível e todo cuidado é pouco. Chata do jeito que sou não os compraria.

 

Resolveu fazer uma festinha de aniversário para o filhote? Nem esquente a cabeça porque no mercado há de “um tudo” para animar a garotada e enfeitar a mesa.

 

Nas ruas próximas ao mercado ficam as lojas de material de limpeza. Nas barraquinhas as ofertas são de bijuterias e artesanatos.

P1130400

Sob o toldo que dá acesso ao mercado, o Festival Gastronômico das “Madres Surquillanas”.

O cardápio é exposto na parede e em pratos prontos que as madres colocam em frente aos fogões. Não experimentei nenhum – nem mesmo um salgadinho – apesar de o aroma que desprendia das panelas ter sido bem convidativo.

Todos os caminhos de Surquillo levam ao mercado…

Açougue arrumadinho na periferia do mercado.

P1130406

Os pratos da barraquinha dessa esquina me pareceram bem apetitosos. Aromáticos, estavam. Serviço confortável com bancos e balcão.

Lojas para serem olhadas em detalhes. Garanto que eu encontraria algo diferente e que me seria muito  útil na cozinha. Voltarei lá. Pode ter certeza.

 

Quando resolvemos pegar um taxi para retornar a Miraflores nos deparamos com esse jovem tricotando. Cliquei a foto apostando em sua indiferença, mas não foi nada disso. Ele estava mais ligado que minha máquina fotográfica e não nos poupou de alguns soles. Muito justo; justíssimo. Clique à parte, seus trabalhos são maravilhosos! O olho cresceu, mas me contive.

Adorei Surquillo. Foi indicação da brasileira Camila que trabalhava na recepção do Hotel Ariosto. Valeu, Camilaaa!
Beijocas e caloroso abraço.

VAI VIAJAR ISTEPO MAIOR cópia

 

 

4 comentários em “PERU, Lima – Mercado de Surquillo. Para Quem Gosta do Babado.”

  1. Me lembrou os mercadões daqui, o de Madureira, o de Caxias, o de Salvador, o de Porto Alegre, o de São Paulo, a Cobal e o Ceasa aqui do Rio, a feira de São Cristovão e a CADEG (imperdível).

    Curtir

  2. Adorei as fotos, as dicas também. Atentei-me para a foto de alguns utensílios que parecem ser de argila…
    Não posso ver uma panela, muito doméstica. Afffff…

    Curtir

    1. Esse mercado é um parque de diversões para quem gosta do babado. Lima tem muita coisa para ser vista e para se comer muitíssimo bem. Obrigada, mana, pelo pitaco. Foi lá que comprei algumas colheres de pau de madeira que são ótimas para mexer as panelas. Bjks.

      Curtir

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s