ARGENTINA: El Calafate – RIOS de HIELO (por Angela Loreto)


FOTO DESTACADA: Navegação entre Icebergs no Lago Argentino.

Rios de Hielo é o nome de um passeio de sucesso realizado em águas do Lago Argentino, El Calafate, em embarcação do tipo catamarã. Quem embarcou nessa canoa foi minha amiga Angela Loreto, e pelo que você verá nas fotos… se deu muito bem.

As embarcações partem do cais de Punta Bandera (aproximadamente 50 km do Centro da cidade)  e navegam até o Parque Nacional Los Glaciares.
Um desses passeios, o mais completo, engloba as geleiras (ou glaciares) Upsala, Spegazzini e Perito Moreno, as mais atraentes. Outro exclui este último, cuja postagem você poderá ver clicando aqui.
Particularmente, acho que o Perito Moreno merece atenção especial e recomendo que você o visite separadamente.
O Glaciar Spegazzini não é o maior em área, mas o de paredões mais altos: oscila entre 60 e 130 metros. O maior em extensão, superando o famoso Perito Moreno, é o Glaciar Upsalla: 765 km². É a geleira que mais perde em volume e estima-se que tenha perdido aproximadamente 5 km em 30 anos.

imagem_googleearth
Imagem do Google Earth.

Esses passeios são de dia inteiro e por isso as embarcações são dotadas de bares onde você poderá comprar sanduíches, refrigerantes e café. Segundo Ângela os preços são salgados e quem preferir pode garantir seu lanche. Supermercados não faltam em El Calafate e você poderá saber onde se localizam clicando aqui.

114-1024x421

Navegando pelo Lago Argentino.

119-1024x623

As embarcações aproximam-se, vagarosamente, dos blocos de gelo. Essa aproximação empolga os passageiros e, obviamente, aqueles que buscam clicar “a melhor foto”, acabam por disputar o mesmo lugar no convés – com toda razão.  As fotos abaixo foram clicadas por Ângela Loreto sem utilização de zoom. Entendeu o porquê do corre-corre?

Além disso há um pormenor: a bordo há fotógrafos à disposição. Como esses profissionais já conhecem os pontos principais dos passeios, são eles que levam seus clientes para ocupar, justamente, aquele lugar em que você estava de ôlho. E até que o liberem…, você terá que ser esperto e procurar outro “melhor ângulo” para clicar seu objetivo.

145-1024x558

150-1024x575

137-1024x575

139-1024x456
154-1024x540

155-1024x575

159-1024x562

163-1024x575

Caso tenha oportunidade, não deixe de conhecer os glaciares. Aí você vai entender perfeitamente o verso do compositor Chico Buarque quando diz que “Navegar é preciso…”

vai-viajar-istepo-maior-copia

4 opiniões sobre “ARGENTINA: El Calafate – RIOS de HIELO (por Angela Loreto)”

  1. Marília,
    Fico feliz por estar participando como co-adjuvante, de seu blog.
    Fica a dica para os amantes da Natureza, uma vez que os Glaciares, lamentavelmente, estão diminuindo de tamanho.
    Verdadeiramente, um passeio imperdível e inesquecível!
    Bjks!

    Curtir

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s