ARGENTINA . EL CALAFATE – Vai Caminhar, Istepô!!


IMAGEM DESTACADA: rua Gobernador Moyano.

EL CALAFATE: Ponto de Partida Para a Caminhada no GLACIAR PERITO MORENO e muito mais do que você possa imaginar.

Não posso dizer que meu fiel escudeiro estava eufórico para encarar uma caminhada no Perito Moreno, mas eu estava até que encontramos um jovem de seus trinta e poucos anos no passeio que fizemos ao Lago Escondido, em  Ushuaia.

O jovem estava recém chegado de El Calafate e havia feito essa aventura. Segundo seu breve relato, essa estirada de duas horas na geleira era semelhante a subir escadas. Esmirramos como costumamos ver as figuras murcharem, repentinamente, em um desenho animado e desistimos do passeio.

Não vou negar que perdemos uma oportunidade e tanto de sentir aquela que seria uma das maiores emoções de nossas vidas, mas levamos em consideração o seguinte: partiu geleira, não poderíamos mais voltar. E aí? Quem sabe, mais velhos, com o auxílio de uma bengala, não chegamos lá?
E foi bom falar em bengala: há operadoras de turismo que limitam idade para esse passeio, o que piora muito nossa condição.
E nós, que estávamos ansiando por uma bela caminhada em solo firme, fizemos um reconhecimento de terreno na cidade. E valeu demais!

A principal artéria chama-se Avenida del Libertador General San Martin, bem movimentada ao cair da noite. Isso porque, durante o dia, os viajantes estão distribuídos pelos mais diversos pontos turísticos que cercam a cidade e é à noite que começa o fervo.

dscn0335-1024x768

A rua onde fica o belíssimo Hotel Pousada los Álamos é coisa de cinema. O dia estava ensolarado, lindo. Arrisco dizer que era um dia Ultra HD.

Nas fotos abaixo vê-se a propriedade ocupada pelo referido hotel. É espetacular! À noite não resistimos e entramos para jantar. O salão é tão cinematográfico quanto tudo que o está a seu redor. À noite, um projeto de iluminação muito bem elaborado torna-o ainda mais Holywoodiano.

dscn0445-1024x768

Paisagem que nada deve às mais belas da Suíça, bem aqui pertinho, na América do Sul! Maravilhosa e amada América da qual sou fã incondicional.

Abaixo: “descobrimos” esse shopping charmoso chamado Paseo de los Pajaros na rua 9 de Julio, onde há um restaurante chamado El Bar, recomendado por conhecido site de viagens.

dscn0453-1024x760 dscn0454-768x1024

E na esquina da rua 9 de julio com a Gal. San Martin, está a maior loja de artesanatos e arte da cidade, a Arte Indio. Achamos tudo caro, mas mesmo assim meu fiel escudeiro encontrou algo que lhe chamou atenção e comprou.

dscn0460-1024x763

dscn0456-1024x768

Abaixo: o Asador Parilla Mi Viejo, onde estivemos 3 vezes. Imperdível! Comida simples, deliciosa. O frango grelhado acompanhado por salada de batatas é bom demais. O restaurante é bastante concorrido, mas aguardar vale à pena. Basta dar uma olhada na vitrine e ver o mais tarde estará em seu prato.
End: Av. del Libertador Gral. San Martín 1111, El Calafate, Santa Cruz, Argentina. Telefone: +54 2902 49-1691

dscn0457-1024x768

Em foto abaixo: a fábrica de Alfajores parece loja de brinquedos  de tão delicada que é. Você a encontra em dois endereços:  calle Comandante Thomas Espora, 33 e Primeiro de Mayo com Av. Libertador. Telefone: +54 2902 48-948

dscn0458-1024x768
Caminhar pelas ruas adjacentes à avenida principal é uma grata surpresa. Você descobre um restaurante bem transado e escondidinho em um lugar, descobre uma pousada simpática em outro, lojas de chocolates, roupas, boutiques, hotéis. El Calafate lhe reserva muitas surpresas agradáveis: basta bater pernas.

dscn0475-1024x768

Esse condomínio nos chamou atenção e paramos para admirar as casas: arquitetura simples e, talvez por isso, chame tanta atenção. Fiquei encantada com as flores cultivadas no jardim (abaixo).

dscn0477-1024x768

A parte central de El Calafate parece um tabuleiro de xadrez. Por conta disso é muito fácil caminhar pela cidade e descobrir onde as corujas dormem. Há comércio interessante nas paralelas e perpendiculares à avenida principal.

dscn0478-1024x768 dscn0479-1024x622

El Calafate é muito mais do que um ponto de partida para você curtir geleiras, estâncias e passar pela experiência de trafegar em um 4×4. El Calafate é uma cidade (completa) para você conquistar e depois chamar de sua.

vai-viajar-istepo-maior-copia

CONTATO:

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s