BRASIL: FLORIANÓPOLIS – Chico Peixaria, em Santo Antonio de Lisboa.


FOTO DESTACADA: Alguns, dentre dezenas de condimentos de que o estabelecimento dispõe para você preparar seu peixe.

O que não falta em Florianópolis é peixaria. E em meio a tantas opções espalhadas pela ilha, algumas acabaram se destacando graças ao Mercado Público (outra atração turística no Centro), e a Chico Peixaria foi uma delas.

Em Santo Antonio de Lisboa encontramos uma filial da casa e, mais recentemente, inauguraram outro box no Direto do Campo, na SC 401, onde funcionava um autódromo. Você há de convir que, em meio a tantos concorrentes, esse sucesso não caiu do céu. É, sim, decorrente de muita dedicação, disciplina e excelente trabalho de comunicação com seus clientes. O ambiente da peixaria é tão hospitaleiro, que você acaba fazendo amizades não só com funcionários, mas com outros compradores assíduos.

NOVA ADMINISTRAÇÃO

Faz poucos anos que o casal Edinho e Fernanda assumiram a Casa e o novo perfil do estabelecimento agradou em cheio à vizinhança.
Prá começar, a Chico Peixaria vende o que você imaginar e mais alguma coisa: polvo cozido, lagostas, centolhas, camarões de diversos tipos, ostras, lulas, vieiras, berbigão (vôngole para os mais chiques), siri vivo, carne de siri, mexilhão… Se bobear, vendem até navio.
A peixaria aceita pedidos extraordinários. Há um cliente que solicita, com antecipação, pescados de tamanhos grandes. Corrijo: enormes! Dia desses, na hora em que lá chegamos, um dos pescadores estava entregando um baita peixe já destinado a esse senhor. Era coisa pouca: quase 20 quilos.

A peixaria é famosa e vira e mexe um global aparece por lá para comprar seu peixinho.

TEMPEROS & TEMPEROS

Para temperar seu pescado ou crustáceo, lá você encontra diversos tipos de aromas e misturinhas. Destaque para os tabletes de caldos de peixe e de camarão, em caixinhas, importados da Espanha. Experimentei-os e são ótimos!

Farinhas, há de três tipos: a panko, a farinha de leite, finíssima, e ainda a farinha d’água. Uma farofinha caprichada com panko fica uma delícia para acompanhar qualquer pescado.

E por falar em farinha, peixe com pirão é um prato simples e apreciadíssimo em Florianópolis. Pois até tempero para pirão!, coisa que nunca imaginei que existisse, encontrei na peixaria.

 Rollmops, dispensa apresentação.

As ostras são vendidas pelo tamanho e, normalmente, separam-nas em pequena, média e grande. O preço varia muito pouco de uma para a outra. Fora da alta temporada você as encontra por R$7,00, R$8,00 a dúzia. Aqui no Rio, pagamos mais do que isso por unidade!

Peixes frescos abastecem, diariamente, a Chico Peixaria.

Adobo. Você sabe o que é adobo, istepô? Nunca ouviu falar? Então lá vai: trata-se de uma mistura de condimentos para marinar pescados. Pode ser utilizada também na preparação de caldos – Florianópolis adotou delícias da culinária dos colonizadores portugueses e dentre elas figuram caldos e açordas. Esse tempero presta-se para isso.

E o condimento para ostras? Gratine ostras com esse temperinho e depois me diga.

Já viu alho misturado com bacon? Pois na Chico Peixaria tem.

Não faltam: o shoyo, os vinagres (branco, tinto, balsâmico), e aquele vinhozinho porreta para acompanhar seu pescado predileto.

Na época da tainha a loja aumenta a oferta do tempero próprio para o preparo desse peixe de sabor diferenciado. Tainha, prá mim, só assada.

Ah! Quase ia me esquecendo: os ingredientes para a moqueca você também os encontra na peixaria: pimentas e leite de côco. Lá, não falta nada!

Outro produto que nem sonhava que existisse está na foto abaixo. Essas coisas, môquiridu, só encontras em Florianópolis!

Até para os amantes da culinária japonesa não faltam ingredientes. Dê uma olhada nessa prateleira.

E para os mais práticos, os frigoríficos estão abarrotados de pescados e alguns salgados: bolinhos de peixe e de siri são exemplos.

Patinhas de caranguejo? Também tem. Bacalhau? Claro! Não podia faltar.

Cervejas de todos os tipos disputam com vinhos seu lugar à mesa. Na dúvida, leve os dois e decida na hora o que tomar. Garanto que seu pescado não ficará solitário na hora da refeição.

Felizmente, lugar não falta para estacionar seu carro enquanto faz suas compras.

Prá falar a verdade, uso esses temperos maravilhosos para dar sabor ao arroz, ao feijão, a legumes ensopados, carnes vermelhas, frango e pescados. Gosto não se discute.

Com a palavra, ROSA CRISTAL

2 opiniões sobre “BRASIL: FLORIANÓPOLIS – Chico Peixaria, em Santo Antonio de Lisboa.”

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s