ARGENTINA – El Ateneo, Buenos Aires: Livraria e Café. Preciosidade da Capital Portenha.


Seu nome sugere um grande espetáculo: El Ateneo Grand Splendid. A livraria, a bem da verdade, “é” um espetáculo grandioso e por sua nobreza foi considerada pelo The Guardian, um jornal diário britânico, como a segunda melhor do mundo; e deve ser mesmo. Sou fã da livraria; é outro lugar onde faço questão de bater ponto quando estou em Buenos Aires, nem que seja para tomar apenas um cafezinho. Prá falar a verdade, é a desculpa para rever a livraria, bisbilhotar as estantes e folhear livros que mais tarde farão parte de minha bagagem. Papelarias e livrarias – incluindo sebos, logicamente – me fazem um bem danado. Saio desses lugares feliz da vida, rindo prá não sei quem. Difícil sair de uma loja dessas sem comprar nada.

UM TIQUINHO DE HISTÓRIA: O teatro foi construído em 1919 e permaneceu fechado até que a livraria o alugou no ano 2000. Tudo foi conservado, até a cortina de veludo e a iluminação.
No palco onde funciona um Café apresentou-se o maior cantor de tangos que o mundo conheceu: Carlos Gardel – francês nascido em Toulouse, naturalizado argentino. Ainda é amado pelos portenhos como se vivo estivesse.

O salão da El Ateneo conta com poltronas confortáveis para que o cliente possa escolher com calma seus livros prediletos. Os camarotes têm a mesma funcionalidade, um charme que faz toda a diferença. A livraria conta com elevadores; mas são tão lentos, que se você não tiver paciência ou dificuldade para se locomover, é melhor usar a escada.
Logo na entrada está a seção de venda de CDs e no subsolo funciona a parte dedicada à literatura infantil.
A livraria, considerada ponto turístico, é a mais famosa de Buenos Aires e essa fama não se deve exclusivamente a seu glorioso passado, mas também aos títulos arquivados em quilômetros de prateleiras no térreo e em mais duas galerias. Trata-se de 120 mil títulos distribuídos em 2.000 m² de área.

Mesmo que você não aprecie leitura, inclua esse monumento em seu roteiro; uma visita a El Ateneo será inesquecível e lhe fará muito bem.

Caso você queira saber mais a respeito do maior astro que pisou no palco do Grand Splendid, clique neste link que estou lhe passando. Infelizmente, esteve muito pouco tempo entre nós, mas, mesmo assim, foi o tempo suficiente para se fazer amado e tornar-se esse ícone idolatrado até hoje pelos argentinos. Com toda razão.

Nesta postagem as fotos estão em um vídeo que você poderá apreciar clicando aqui.

Horário de Funcionamento: De Segunda a Quinta – 9.00 / 22.00 h. Sexta e Sábado – 9.00 às 24.00 h. Domingos – 12.00 às 22.00 h.
Como Chegar: ônibus – 10, 12, 37, 39, 101, 108, 124, 132, 150 e 152.
Metrô: Estação Callao (distância de quatro quarteirões).

ROSA CRISTAL comenta.

 

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s