BRASIL, RN – De Galinhos a São Miguel do Gostoso Beirando o Mar.


Nosso trajeto de Natal até Galinhos teve como destaque a travessia que fizemos de Pratagil ao cais da península, e creio que a apreensão de todos ficou registrada na postagem anterior – item 2 abaixo.
Seguimos pelas RN – 406 e 402 na ida de Natal para Galinhos(Pratagil); na partida de Galinhos para São Miguel do Gostoso o caminho que os pilotos dos buggys fizeram não consta de nenhum gibi e, literalmente, não está no mapa!

Os meninos saíram pela própria península e trafegamos pela beira do mar até São Miguel.

Neste buggy seguiram: meu irmão, sobrinha e cunhada. No outro, duas malas amarradas no teto e duas sentadas no banco de trás – eu e meu fiel escudeiro companheirão de viagens.

Trafegávamos tanto pela beira da praia quanto por uma trilha paralela ao mar. Era o nosso Rally dos Sertões.

Sertão de clima camarada, estrada de areia fina, e uma quantidade imensa de pequenas flores amarelas emolduravam o caminho como que fazendo concorrência com a beira do mar. Lado a lado, viajamos por paisagens tão distintas e igualmente belas… Que planeta é esse?

Momentos fantásticos vividos intensamente junto ao mar e contando com muita proteção e sorte – no percurso entre Galinhos e São Miguel do Gostoso em muitos momentos viajamos sem encontrar viva alma. Caso precisássemos de ajuda imediata…

Samantha P.B.G. disparou esta foto…
e esta.

Embarcações denunciaram que estávamos próximos a Caiçara do Norte, distante de Galinhos em quase 24 km.
Continuamos até a Praia de Enxu Queimado, em Pedra Grande, cerca de 24,5 km após Caiçara. Entramos na pequena cidade para tomarmos um cafezinho. Encontramos um restaurante simples, mas limpo e muito organizado; na hora de pagarmos, o senhor que nos pareceu ser o proprietário, nada cobrou.
Um pouco mais adiante – 7 km mais ou menos – o indício de que faltavam poucos quilômetros para chegarmos à São Miguel foi a histórica Praia do Marco. 
Quem nos conta a respeito da importância do Marco de Touros para nossa História é Geovany Cavalcante . Além de Geovany, o Sr. Manoel de Oliveira C. Neto  também  pesquisou a respeito da simplória e valorosa coluna que muda significativamente o sentido da posse do Brasil, quase destruída por conta de absurdas crenças ligadas à saúde! Felizmente foi transportada para a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.

Clique de Samantha P. B.G.
Clique de Samantha P. B.G.
Clique de Samantha P. B.G.

Da Praia do Marco à São Miguel são mais 25 km. No total percorremos em torno de 80 km beirando o mar! em aproximadamente 6 horas. Consideremos que paramos uma vez para tomarmos café e fomos almoçar antes de irmos para a pousada.

Vista de nossos quartos na Pousada Enseada do Gostoso – excelente!

Sem dúvida, nosso rally foi tranquilo. Tivemos a sorte de sermos conduzidos por pilotos que, apesar de sua juventude, comprovaram sua experiência e prudência.  Não forçaram o motor dos buggys em nenhum momento. Pelo contrário, trafegamos calmamente por arenosos e improvisados caminhos, respeitando as dificuldades impostas pela própria natureza e os limites dos veículos.

Aconselho o passeio a todos que se comprazem em lidar com o inesperado – os otimistas de plantão. Àqueles que percebem que fazemos parte do Tudo e do Nada que nos cerca e se deixam levar pelo poder da exuberante natureza, nem que seja por um breve momento.
Um passeio sem contra-indicações, para ser curtido em doses homeopáticas.

1 – Galinhos, filial do Paraíso. Onde fica?
2- Onde nos hospedamos em Galinhos.

Comentário: ROSA CRISTAL 

 

2 opiniões sobre “BRASIL, RN – De Galinhos a São Miguel do Gostoso Beirando o Mar.”

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s