BRASIL, RN – Praia de Caraúbas, Farol de São Roque, Árvore do Amor. Mate Três Coelhos Com Uma Só Cajadada.


FOTO em DESTAQUE: Jangada chegando do mar.

CARAÚBAS
é outro município tranquilo do Rio Grande do Norte, apropriado para quem almeja sossêgo, sombra (coqueiros não faltam), água fresca (preferencialmente, de côco), mar calmo e cristalino (ideal para idosos e crianças) e sol. Muito sol. Atividades não faltarão em Maracajaú, se você estiver disposto a sacolejar em um buggy e correr atrás dos divertimentos.
Pela proximidade da Praia de Caraúbas – não da cidade! – com Maracajaú, onde estávamoscerta manhã contratamos dois bugueiro e lá fomos nós ao encontro do Cabo de São Roque, considerado o ponto do Brasil mais próximo do continente africano.

CABO SÃO ROQUE:
O trajeto até a o ponto geográfico mais sui generis do Brasil foi diferenciado, por termos trafegado por alguns momentos em um coqueiral até alcançarmos nosso destino.
Essas estradas improvisadas, visivelmente abertas pelo transitar constante de veículos motorizados, não são ideais para o tráfego de automóveis de passeio, devido à irregularidade e despreparo do terreno. Carros mais fortes como buggies, jeeps e modelos similares é que aguentam o tranco. Um fusca original passaria tranquilamente por essas áreas.

Um dos trechos mais lindos pelos quais passamos foi por este túnel natural clicado nas fotos abaixo.

ÁRVORE DO AMOR:
Quem chega ao Cabo e ao Farol – ambos São Roque -, de quebra recebe como recompensa o cenário para a foto mais atraente do pedaço: a atípica  Árvore do Amor – monumento natural que o vento tratou de burilar ao longo dos anos, transformando-a em verdadeira escultura. Linda!

Árvore que traduz um amor que se mostra quase por inteiro. Amor enraizado…, pé no chão. Amor companheiro, e dos bons!, que cresceu lado a lado – o verdadeiro enlace que o tempo não conseguiu destruir.

Cena explícita de chamego tal qual todo animal – racional ou não – pratica em momentos só seus. Aquele entortar-se, roçar-se de olhos fechados e olfato aberto, até encontrar o corpo do parceiro e sentir seu cheiro…

A atraente Árvore do Amor, explorada como cenário para fotos, cabide, varal para secar roupas e suporte para amarrar toldos, barracas, animais…

PRAIA DA GAMELEIRA:
As árvores desse trecho da praia não se desenvolveram normalmente por conta do vento forte e constante que sopra em direção ao litoral.
Na perspectiva da foto abaixo, parece que os galhos das árvores foram cortados pela fiação elétrica.

E foi embaixo de uma dessas preciosidades que encontramos a barraca Esquina do Brasil, onde jogamos conversa fora, rimos e relaxamos em companhia de camarões no espeto, água de côco, suco de frutas, e outras delícias.

Muita descontração: risos, água de côco, espeto de camarão, frutas, céu, mar, Sol. À noite, momento silencioso de agradecer a Deus por esses momentos lindos.

COMO CHEGAR:
Da Praia de Caraúbas ao Farol de São Roque são aproximadamente 4,5 km trafegando pela RN-160, a Av. Cabo de São Roque. Portanto, para quem está acostumado a caminhar, é um pulo.
De Natal a distância aumenta um pouco: 44 km, rodando pelas BR-101 e RN-160. Nada que o impeça de sair cedo da capital e curtir esse Paraíso conhecido por suas falésias e colonia de pescadores.

O passeio é muito bonito, tranquilo, e não é cansativo.  Pelo contrário, há paradas com tempo de sobra para fotografar e distrair o estômago até chegar a hora do almoço.

PARA QUE SERVEM FARÓIS?
Faróis foram  concebidos para avisar  os navegadores que ali, naquele local onde foram erguidos, obviamente, havia terra firme – fosse um continente, um acidente geográfico, ou qualquer entrave para a navegação.
Entretanto, falsos faróis foram criados com o intuito de atrair embarcações para zonas arriscadas, provocando afundamentos para posterior saqueamento.
No norte da Europa os achados pertenciam a quem os encontrasse. Em Portugal, pertenciam à Coroa (?).
Nem podemos falar em termos de passado ao nos referirmos aos faróis, porque não faz tanto tempo assim que a comunicação tomou novos rumos com o advento da internet.
Salvo alguma exceção que sabemos existir, até quem navega em canoa tem como se orientar por GPS, sem se preocupar com a aquisição de aparelhos sofisticados: um celular mais moderninho basta.

Farol de São Roque, rico em simplicidade, construído em 1898, com 32 m de altura.

Viajar é óóótimo!, inda mais em companhia de quem sofre desse vício assim como eu.

Passeio que recomendo sem restrições.

*****

2 comentários em “BRASIL, RN – Praia de Caraúbas, Farol de São Roque, Árvore do Amor. Mate Três Coelhos Com Uma Só Cajadada.”

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s