BRASIL, Rio de Janeiro: Igreja N. S. da Lapa dos Mercadores, no Centro da Cidade.


FOTO EM DESTAQUE: Pintura em estilo rococó.

Na rua do Ouvidor, esquina com Travessa do Comércio e de frente para a rua dos Mercadores, fica uma pequena igreja, escondidinha, cuja história nos remete ao século XVIII.

Trata-se da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que nasceu de um nicho erguido em 1743 pelos comerciantes moradores daquela área. A obra total só foi concluída em 1766 e no século seguinte sofreu reformas que duraram 10 anos (1869/1879). Foi neste final de século que o carrilhão foi instalado na torre.

MILAGRES EXISTEM?
A pequena igreja é conhecida por um fato citado como milagre: um tiro disparado pelo Encouraçado Aquidabã, por conta de uma rebelião da Marinha do Brasil, atingiu uma das estátuas (batizada como Religião) que adornavam a torre sineira, provocando a queda da escultura – um tombo de mais de 25 metros de altura que pouco a danificou, e por isso considerado um milagre.
O passado da igreja é rico em acontecimentos milagrosos, que poderão ser conhecidos nas visitações. A propósito, na sacristia estão expostos estátua e projétil.

Apenas eu e meu escudeiro adentramos o templo naquele instante. Encontramos aquela paz que só o silêncio de lugares muito especiais sabem transmitir e que tanto amo ouvir. Sinto-me bem em orar em igrejas vazias; acho – que bobagem! – que minhas preces são ouvidas com menos embaraços e leveza.

rua dos Mercadores, no Centro do Rio.

Na saída, o momento de atravessar o Portal em seu conceito mais amplo…

IGREJAS MAIS PROCURADAS do CENTRO DO RIO:
Apesar de não figurar na lista das igrejas mais populares do Centro do Rio de Janeiro, tais quais a  antiga catedral na Praça XV – A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé -, a Igreja de São José, a da Candelária, a de Santa Rita de Cássia, a da Santa Cruz dos Militares, N. S. do Rosário, N. S. da Lampadosa, Igreja de Santa Luzia e a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, todas na vizinhança, a Igreja alvo dessa postagem merece ser tão apreciada  quanto as demais, pelos motivos expostos e por dezenas de outros que apenas o coração de cada um saberá explicar.

*****

*****

2 comentários em “BRASIL, Rio de Janeiro: Igreja N. S. da Lapa dos Mercadores, no Centro da Cidade.”

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s