BRASIL, RIO DE JANEIRO: Orla Pref. Luiz Paulo Conde – Centro.


IMAGEM DESTACADA: acesso ao lado do Museu do Amanhã.

A Orla Conde não começa  no acesso que você vê na foto acima.
Uma das pontas fica no Armazém 8, na Av. Rodrigues Alves, e a outra, no Largo da Misericórdia. São 3.5 km em sua totalidade, passando por pontos turísticos de relevância tais como o Mural das Etnias, o Museu do Amanhã, o MAR, a Praça Mauá

A construção desse passeio possibilitou ao público o acesso à Praça XV desde a Praça Mauá, contornando o Morro de São Bento. Vale à pena caminhar por essa volta para você saber o que o 1º Distrito Naval ocultou da população por 252 anos! Imagine-se passeando no Centro do Rio em um local tranquilo (sim, existe!), desfrutando de um trecho à beira mar, lindo, e até então desconhecido.

Aconteceu que, não faz muito tempo, a Marinha criou polêmica a respeito desse trecho da orla e andou fechando esse acesso.
A Prefeitura alegou descumprimento do acordo firmado antes do início das obras do Boulevard Olímpico, e, após muitos argumentos, aos poucos o 1º Distrito Naval compartilhou-a novamente com o público.

Ilha das Cobras: abriga o complexo do Arsenal da Marinha, o presídio da Marinha, o Corpo de Fuzileiros Navais e outras dependências.

MUSEU DO AMANHÃ.
PARCIAL do CONTORNO do MORRO de SÃO BENTO.
ILHA DAS COBRAS ao FUNDO.

A revitalização do que era chamado apenas de “cais” faz jus ao título de Porto Maravilha.

A respeito desse novo cenário não há muito o que dizer. Há, sim, muito o que apreciar após a genial idéia de demolir o elevado que tanto enfeiou o Centro do Rio durante tantos anos.

O turista, agora, não “desembarca” no Rio de Janeiro. Pelo contrário, é a cidade que o recebe em nova e bela roupagem. Cerca-o de cultura e beleza por todos os lados ao chegar, sem mencionar, nessa programação incomum, o costumeiro cenário nosso de cada dia: sol, céu, mar, a calorosa saudação de boas-vindas do carioca, e de quem adotou esse gostoso jeitão de ser feliz – apesar dos pesares.

Pormenores a respeito da reforma de mais um cartão de visitas do Rio de Janeiro, clique aqui – nova iluminação, projeto de jardinagem, inclusão de bancos ao longo do trajeto e muitos etecéteras.

*****

 

2 comentários em “BRASIL, RIO DE JANEIRO: Orla Pref. Luiz Paulo Conde – Centro.”

    1. Rosinha, minha querida.
      Ainda falta muita coisa para ver na cara nova do Rio. Aos poucos chegaremos lá. Estamos agendando uma visita ao AquaRio e bastidores, o mural, missa na Igreja N. S. de Montserrat (São Bento), Ilha Fiscal, Museu Histórico, Colombo da Gonçalves Dias, Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Teatro Municipal, enfim… Turismo em nossa nova cidade Natal. Legal, né? Beijocas da amiga.

      Curtir

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s