PERU. LIMA. Central Restaurante – Considerado o Melhor da América do Sul.


IMAGEM DESTACADA: Uma das jóias do Central.

AS APARÊNCIAS ENGANAM
e novamente nos deixamos ludibriar pela arquitetura “clean” da fachada do Central.
Que chamasse atenção, a poderosa moldura da porta principal que me remeteu ao portal do Templo de Ísis, ainda localizado na Ilha de Philae em 1988.


Já devíamos saber que assim que transpuséssemos aquele imenso pórtico, alcançaríamos mais uma filial do Paraíso ao qual pertence a saborosa, colorida e exótica culinária peruana.
Muitos restaurantes de Lima são assim: arquitetura minimalista por fora, mas, por dentro, templos sofisticados onde reinam, absolutos, famosos chefes.

A maneira como o peruano lida com a apresentação de seus pratos é, literalmente, teatral e cinematográfica.  Projeções sobre as mesas é o exemplo do IK, que as desliga logo que tenha início o primeiro ato: a chegada das entradas à mesa do comensal.
Pedras quentes sobre um sousplat de cerâmica ladeiam algumas iguarias servidas no Central, a fim de mantê-las quentes.

A rudeza de pedras quase in natura contrasta com delicadas delícias para as quais servem de suporte e…

… belíssimas guirlandas levam-nos a comê-las com os olhos, antes mesmo de levá-las à boca.

A utilização de materiais simples no serviço, somados à sofisticada apresentação dos pratos, fazem toda a diferença quando ambos são bem empregados. E essa combinação  não depende de vontade, mas de conhecimento – e isso, o peruano tem de sobra quando o assunto é comer.

É como se o alimento fosse o mais precioso dos minerais e por isso é preciso lapidá-lo com muita atenção e carinho.
Além disso, como são muitas as filiais do Éden em Lima, a concorrência pressiona e cada chef acaba levando o inimaginável em termos de arte para seu prato. A culinária peruana é cuidadosa e riquíssima em detalhes.

Cozinha visível de onde quer que você esteja.

Puro requinte para quem está atento: as cores dos pães redondos  combinam com as manchas do corte da pedra, e o Pão de Folha de Coca combina com o verde do patê que lhes serve de complemento.

Pão de Folha de Coca. Valeu tê-lo experimentado, mas o pãozinho menor era bem mais saboroso.

No segundo andar fica o bar.O restaurante conta com horta e conserva chocolates em caixa de madeira especial, a fim de conservar seus sabores.
Além disso, a água que é servida aos comensais recebe tratamento especial no próprio restaurante.

O que dizer do Central, que já foi considerado o melhor da América Latina?

 

4 comentários em “PERU. LIMA. Central Restaurante – Considerado o Melhor da América do Sul.”

  1. Oi, Marilia! Tudo bem?

    Não tinha como eu não comentar. Almocei no Central naquela viagem e foi memorável. Saí até meio tonto, tanto que tive que sentar no banco da praça. Hahahahaha! Minha experiência foi incrível, tanto o chef Virgílio quanto sua mulher, Pía, estavam na cozinha. Entre o segundo e o terceiro pratos, me trouxeram um caldo de polvo, cortesia do chef (acho que só eu que recebi, pois não vi mais ninguém com o copinho na mesa). E no final, me deram um livro todo artesanal com folhas, ervas, raízes, flores e até algas secas nas páginas. Fiquei besta!
    Vou pra Cidade do México no mês que vem e vou parar em Lima para conhecer o novo restaurante da Pía: Kjolle, que funciona no andar de cima do Central na nova casa em Barranco. Depois te conto!

    Um abraço,

    Alexandre.

    Curtir

    1. Alexandre!
      Adoro seus comentários. Realmente, esse restaurante bate um bolão. Anteontem disse a meu fiel escudeiro que gostaria de voltar a Lima só para conhecer outros restaurantes.
      O “mimo” que você recebeu também aconteceu conosco. E você não sabe: permitiram-me ser fotografada na cozinha e Pia estava lá.
      Segunda próxima estamos saindo para a Holanda, Bélgica – só um passeio a Bruges porque maridão não conhece nada de lá -, França e… já prá casa!
      Também tenho vontade de conhecer o México. Aproveite bastante nessa viagem! Estarei aguardando seus comentários.
      Abraço e gratidão da Marilia.

      Curtir

      1. Que maravilha! Você tinha comentado que estava pesquisando hotéis. E vai ser numa época tão bonita: o inverno já passou e os jardins estarão todos floridos. A Holanda então! Aproveitem muito e façam uma ótima viagem! Depois conte tudo aqui!

        Um abraço!

        Curtir

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s