HOLANDA . AMSTERDAM . ADAM LOOKOUT . Visão 360º Da Cidade.


IMAGEM DESTACADA: A torre principal, onde estão os super balanços que ultrapassam o guarda-corpo do prédio.

Chegamos à Amsterdam por trem e arrastamos mala até ao Canal Singel, onde ficamos hospedados no Singel Hotel.
Mesmo nesse curto percurso em que apertamos o passo devido ao frio intenso, não ficamos indiferentes ao edifício que se destaca do outro lado do Rio IJ, repleto de surpresas.

COMO CHEGAR
Atrás da Centraal Station está o Rio IJ, que você atravessará “de grátis” em balsas que ancoram em frente ao túnel construído especialmente para a circulação de bicicletas. Mas, atenção! Há balsas que se destinam a outros lugares e a que levará você até ao A’DAM é a Buiksloterweg.
Quanto ao túnel a que me referi, ele está à esquerda de quem chega à Centraal.

As balsas demoram apenas 3 minutos para atravessar o rio e seu movimento de vai-e-vem é rápido. Não há necessidade alguma de correr para pegá-la porque logo, logo, outra já estará atracando.

O EDIFÍCIO
fica em diagonal ao Eye Film Museum e está colado ao This Is Holand – um prédio redondo, baixinho, escondido pelo A’Dam.
São 21 andares em 100 m de altura assim distribuídos:
1 – No 19º há um restaurante redondo, panorâmico, aberto para almoço e jantar chamado MOON. Preços altos, em torno de €100.00 por pessoa.
Horário: De 2ª à Domingo funciona de 12.00 h às 14.00 h e de 18.00 h às 21.00 h.

2 – No 20º pavimento há outro restaurante, só que mais descontraído: o M’ADAM, trocadilho muito bem bolado com o nome da torre cujo significado é Amsterdam’ DAnça e Música.


COMO CHEGAR: há duas alternativas.
A ) Caso você queira vivenciar a experiência de subir no elevador que o leva ao 20º pavimento em 22 segundos e passar “por um Túnel do Tempo”, a recomendação é essa.
O poço do elevador é dotado de iluminação especial muito interessante. A finalidade é provocar no passageiro a sensação de estar entrando em outra dimensão.


B ) Jantar neste restaurante, o Panorama Restaurant M’adam, só a partir das 18.00 horas. Requer reserva, que poderá ser efetuada em site próprio. Esta reserva inclui o acesso à cobertura no 21º andar (Sky Deck do A’dam Lookout) de onde se desfruta belíssima vista de toda a cidade de Amsterdam. Neste caso o visitante não precisará adquirir o bilhete para pegar o elevador “Túnel do Tempo” e nem terá a possibilidade de entrar em uma fila para ser fotografado em foto mico – montagens até interessantes, reconheço.
A entrada será a principal do A’DAM, localizada na Overhoeksplein, ou seja: a Praça (?) Overhoek onde está localizado o prédio, o Museu do Cinema, o This Is Holand.

Ao desembarcar do elevador o visitante terá vista geral de Amsterdam até onde seus olhos puderem alcançar.


À direita, a balsa atracada no cais pelo lado do A’DAM.


À direita, o telhado sob o qual param os ônibus, na parte de trás da Centraal Station.

O A’Dam está localizado na parte Norte da cidade, cujo crescimento é espantoso.

Os balanços, no terraço do edifício, estavam sendo montados no dia em que lá estivemos. Convenhamos, há de se ter muita coragem para se balançar naquele que é considerado o mais alto do mundo – o Swing Over The Edge. Tradução:: balançar sobre a aresta do prédio, literalmente.

INGRESSOS
com horário agendado: €5 adultos e crianças.
Os bilhetes deverão ser combinados com o ticket de entrada para o A’dam Lookout. Aquisição no próprio site do A’DAM, no balcão do caixa, ou no próprio terraço.

Um vídeo bem curtinho poderá lhe mostrar como funciona o balanço. Clique aqui e veja.

Estivemos em Amsterdam por conta de Keukenhof, em abril. Eita Primavera friorenta, sô!… Chegamos a pegar – 2º!
Nos dias em que o Sol deu o ar de sua graça, literalmente, o holandês botou suas manguinhas de fora mesmo com a temperatura baixa.


No térreo, quase em frente ao prédio em questão, a disputa por uma letra era grande e por isso desisti de fotografá-la como imaginei. Ficará para a próxima.

CONTATO:

 

Deixe seu palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s