PERU . LIMA . Pescados Capitales – Lugar Onde Se Peca Sem a Menor Culpa.

FOTO DESTACADA: Imagem do Jogo Americano do Restaurante.

Seria difícil dizer qual restaurante em Lima é o mais original ou o mais luxuoso, mesmo que tivesse conhecido todos. Também não posso afirmar que o Pescados Capitales seja o mais descontraído da cidade, mas arrisco dizer que está incluído nesse rol.
Logo que entramos a impressão foi de estarmos em um pátio mexicano. O local é muito amplo, claro, ventilado, e a decoração rústica e leve contribui bastante para essa descontração. Trata-se de um restaurante de excelente reputação, de cardápio variadíssimo e tão original quanto o nome da Casa.

Os jogos americanos apresentam os Sete Pecados Capitais de maneira bem singular e divertida: cada um refere-se a uma figura marinha e sob cada figura há uma legenda. A Soberba, por exemplo, é retratada por um cavalo-marinho e a legenda diz o seguinte: “Sou o máximo até que se prove o contrário”. A Ira, por um peixe de dentes fartos e pontiagudos; a Luxúria, pela lagosta; e por aí vai.

Na imagem destacada está o polvo. Abaixo, a tartaruga aparece como a Preguiça.

P1130484 (1024x731)
A Preguiça – Durmo, logo existo.

Os pratos estão separadas por tipo de “pecado”. Mas, como os principais são sete, o restaurante considerou qualquer deslise como falta grave e o incluiu no menu. Sorte nossa porque o menu só cresceu.

Há um espaço coberto com uma grande mesa no lado oposto ao canteiro, e um bar caprichado em uma espécie de varanda, localizada de frente para o salão.

O atendimento é simpático e cortês, mas nem sempre rápido devido ao movimento da Casa. Já escrevi em outra postagem que os restaurantes em Lima superlotam num piscar de olhos e o Pescados Capitales não foge à regra.

P1130454 (1024x767)

P1130457 (1024x768)

Pescados Capitales – simplicidade, charme e aconchego.

P1130458 (1024x768)

É o restaurante mais espaçoso que conheci nessa primeira visita a Lima.

P1130459 (1024x678)

P1130460 (1024x768)

Milho torrado e salgado como aperitivos – delícia com gostinho de pipoca.

P1130462 (1024x768)

Aqui começam os deliciosos pecados. No cardápio você vê um título muito interessante: a CAUSA do Pecado. Essa causa não se trata do motivo da transgressão, mas o nome de um prato pré-colombiano herdado  pelos peruanos.

A massa básica é composta por purê de batatas, aji amarelo (uma pimenta muito utilizada na culinária peruana) e limão. Os recheios variam a gosto do freguês: ovo cozido, alface, azeitonas pretas e abacate. Frutos do mar, pescados de um modo geral e aves também recheiam as Causas.  Não quer dizer que você não possa recheá-las com outros ingredientes – tudo é questão de gosto e criatividade.
Quando prontas assemelham-se a docinhos de festas de aniversário. São servidas frias e são saborosíssimas. Não sendo delicadas como as da foto, podem ser servidas no formato de um bolo de carne.

P1130476 (1024x768)

No início do cardápio, o restaurante informa o preço dos filés de peixe para que você saiba qual o preço que pagará por seu pecado.

Pela designação dos pecados listados no menu, somos eternos devedores. Agora, em se tratando de um cardápio como esse, vale muito à pena cometermos esses tipos de faltas. Literalmente, e com trocadilhos, peco com muito gosto.

E dá-lhe pecados!

Até vegetariano peca. Imagine isso!…

O começo de nossos trabalhos não poderia ter sido melhor: ceviche acompanhado de milho branco.

P1130478 (1024x768)

Prato principal: camarão VG e abóbora.

P1130481 (1024x768)

Pecando desse jeito você não precisa se redimir. Orar, sim. E agradecer aos céus por mais esse momento lindo.

VAI VIAJAR ISTEPO MAIOR cópia

 

4 comentários em “PERU . LIMA . Pescados Capitales – Lugar Onde Se Peca Sem a Menor Culpa.

  1. Oi, Marilia! Eu cheguei a comentar a experiência no Titicaca no post respectivo, mas não sei se ele foi. Qualquer coisa, eu escrevo de novo.
    Me arrependi de não ter ido no Pescado Capitales, fiquei entre ele e o La Mar e acabei indo no mais conveniente (embora sejam próximos). Achei a comida ok, o ceviche estava um pouco salgado. Agora, o El Mercado foi fantástico! Vou lembrar pra sempre do ceviche sureño! Bem que o garçom me disse, mais de duas vezes, que era o preferido dele. Estou emocionado só de escrever sobre ele.
    Fui ao IK e fiz a degustação de 5 pratos. Gostei mas nenhum dos pratos me deixou emocionado, de fechar os olhos e sentir o gosto do paraíso. Adorei a surpresa final. Já no Central eu fiz uma das melhores refeições da vida! De ficar zonzo e sentar no banco da praça para tentar compreender o que tinha acabado de comer. Ainda ganhei um livro e um caldo de polvo mandado pelo chef. Quase morri quando a garçonete me disse: – Virgílio mandou para você. Valeu tudo.
    Num resumo: amei o Peru, é um país para muitas viagens! E voltaria só pra comer!

    1. Alexandre!!! Bem-vindo, amigooo!!! Está de volta, que ótimo!
      Fico feliz que tenha gostado dos sabores da culinária peruana. Eu amei! e pretendo retornar ao Peru apenas para fazer um tour pelos restaurantes.Realmente, vale à pena.
      Agradeço por seu comentário/dica. Esteja sempre à vontade para me auxiliar neste trabalho.
      Ah! Parabéns pela sua passagem pelo Central. Imagino sua surpresa ao receber os presentes. Maravilha!
      Obrigada; muito obrigada por sua atenção.
      A casa é sua!
      Abraços da…
      Marilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *