NÃO É FÁCIL
comentar qual a melhor praia da região, porque cada uma tem sua peculiaridade e, acima de tudo, gosto não se discute. Mas, como trata-se apenas de um passeio, penso que seja proveitoso dar uma volta por essas praias a fim de que você tenha uma idéia de cada uma e, quem sabe, em uma próxima visita à Porto de Galinhas, você não muda de endereço? Ou não.
Já escrevi em outra postagem que visitei Porto de Cocós em 1991 e que agora, ao chegar ao balneário em março de 2022, levei um susto.
IMAGEM DESTACADA – Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas.
PORTO DE GALINHAS
Galinhas cresceu um pouco desordenada e havia lugares muito feios e “descabelados” à beira mar. No próprio centro do balneário havia um exemplo. À exceção ficava por conta da Praia do Cupe – pelo menos no trecho que visitamos com Cássio -, e Muro Alto tinha má aparência na chegada à praia. E quanto à Maracaípe, não sei se ainda mostra um trecho descabelado próximo à praça onde fica o letreiro. Como nossa passagem pelo pedaço foi rápida, não me foi possível ver muita coisa, mas… o que vi em março de 2022 me decepcionou bastante.
Um ano depois voltei e encontrei Muro Alto arrumadinho. E como não fomos a Maracaípe não sei informar se continua com aquele mesmo jeitão.
COMO CHEGAR
O visitante poderá chegar por transfer particular ou de condução. Neste caso, há um site que costumo indicar por tê-lo utilizado na compra de ingressos para o exterior e não me arrependi. Trata-se deste aqui, ó!
Entretanto, se quiser se valer de transfer particular com profissionais sensacionais, clique aqui.
PONTAL e PRAIA DO CUPE
Mas, como nem tudo está perdido e a melhor parte é maior, prefiro mostrá-las em imagens. Porém, antes de mais nada, deixe-me passar o contato de Cássio, com quem tivemos satisfação inenarrável de circular por estas praias: (81) 9.9450-4406. Cássio sabe tudo e mais alguma coisa a respeito de Porto de Galinhas.
PRAIA DE MURO ALTO – A ORIGEM DO NOME
nada tem a ver com os recifes que formam um muro ao longo dos 3 km aproximados de praia, porém, tem a ver com paredões de areia que chegam a 3 metros de altura. Estas falésias não estão ao longo de toda a praia.
COQUEIRAL DE MARACAÍPE
É nesta parte do “litoral galinhense” que o por do sol se transformou em atração turística, e que os espertos encontraram uma variante para fotografar a turistada. Nem precisarei explicar, porque a foto abaixo é autoexplicativa. Lá vai!
Depois desse dia maravilhoso pelas praias de Porto de Penosas, Cassio deixa os passageiros no mesmo lugar em que os pegou, se assim desejarem. Caso queiram ficar em algum lugar especial, basta avisar.