1986 – HOLANDA . ALEMANHA . DINAMARCA . SUÉCIA . NORUEGA . FINLÂNDIA . RÚSSIA . POLÔNIA (Parte I).

1. FOI DADA A LARGADA!

A fim de escrever esta postagem recorri à sequencia de fotos do “álbum de retratos” para me situar. Afinal, lá se vão 37 anos desde que chegamos à Amsterdam em 15/8/1986.

A primeira viagem foi em companhia de amigos já citados em algumas postagens. Foram mestres pacientes que me mostraram o caminho das pedras em 1985; ou seja, como viajar por conta própria. Observei cada detalhe e acho que aprendi bem a lição.

IMAGEM DESTACADA: Hotel Russia, onde ficamos hospedados – uma espelunca que não existe mais – e a Catedral de São Basílio.

Nosso roteiro em ônibus:

 

1. HOLANDA/AMSTERDAM

Foi nosso ponto de partida para uma viagem que duraria aproximadamente 30 dias. 
Estivemos em Amsterdã um ano antes, sem nos importarmos com relógios, e foi isso que nos valeu. Esta cidade nos serviu apenas como pontos de partida e chegada desta longa viagem. O tempo seria curto para se ter uma idéia desta cidade indescritível, totalmente construída pelo ser humano.

Moinhos de vento identificam uma das cidades mais originais da Europa.
Moinhos de vento identificam uma das cidades mais originais da Europa.

As fotos são muito antigas e foram clicadas por uma máquina fotográfica de baixíssima qualidade. Dei uma pincelada de Photoshop em algumas, mas procurando manter as imagens originais. Naquela época eu olhava para essas bombas sem definição e achava-as uma maravilha. Os comentários não podiam ser mais cômicos; eram do tipo “Nossa! Ficaram ótimas!” Imaginem isso…

1.1 – RIJKSMUSEUM

Dia seguinte fomos ao  Rijksmuseum, localizado na Praça dos Museus – Museumstraat 1, 1071 XX.
Horário: Funciona todos os dias da semana de 9.00 às 17.00 horas.

Li várias explicações a respeito da Ronda Noturna, uma das obras mais procuradas no museu, e uma delas relatava que a figura da menina, que nada tinha a ver com o motivo do trabalho encomendado, foi o pivot da polêmica que levou Rembrandt à falência.
Lembro-me de ter lido que chamar atenção sobre esta menina foi intencional. O pintor iluminou-a tal qual iluminou o tenente Willem van Ruytenburch, tenente de uma das milícias de Amsterdam que não  era nobreOs demais, que pagaram para aparecer na tela, Rembrandt deixou na penumbra e isso desagradou os retratados. Quem não ficaria indignado? De qualquer forma, mesmo sem qualquer comentário a respeito da criança, Rembrandt foi por demais audacioso em sua denúncia
Ficou curioso? Leia o link que iluminei no nome do quadro aqui embaixo.

Inenarrável a satisfação que senti ao apreciar o polêmico quadro de Rembrandt A Ronda Noturna, um dos mais visitados do museu, e o auto-retrato de Van Gogh.

Auto retrato de Van Gogh.
Auto retrato de Van Gogh.

 

2. HOLANDA/ALEMANHA – AFSLUITDJK

Dia 17/8/86 passamos pelo Afsluitdjk em direção a Hamburgo. 
Trata-se de um dique de 32 km de extensão inaugurado em 25/9/1933. A obra é fantástica e constituiu um grande desafio do ser humano para tentar amenizar as forças da natureza. E o melhor é que conseguiu!
A construção deste dique teve por objetivo criar uma barreira de proteção que “abrandasse” o furor das marés altas do Mar do Norte, que periodicamente inundavam os pôlderes. Atravessá-lo foi um privilégio que se repetiu em 2019.

Dique Afsluitdijk
Dique Afsluitdijk  – Liga o norte da Holanda do Norte com a província da Frísia, nos Países Baixos. Separa o Mar de Wadden  do lago IJsselmeer.


Hamburgo
possui o maior porto da Alemanha – são 74 km² de área – e localiza-se na desembocadura do Rio Elba. Foi Frederick I que o fundou em 07 de maio de 1189. É interessante ressaltar que durante séculos foi o principal porto da Europa Central, e que atualmente figura entre os quinze maiores do mundo.

 

3. ALEMANHA/DINAMARCA

Abaixo, eu no ferry boat para atravessar de Puttgarden para Rodby, na Dinamarca. O ferry levou cerca de 1 hora para atravessar o Estreito de Fehmarnbelt.

3.1 – O FUTURO ESTÁ BATENDO À PORTA!

Por conta dessa demora os governos da Alemanha e da Dinamarca começaram em junho de 2007 outra obra gigantesca para ligar os dois países: a construção de um túnel imerso de 18 km que será o maior do mundo, com prazo para ser inaugurado em 2021.  Além do tráfego para veículos haverá uma estrada de ferro! 
Para a execução desse projeto construíram uma fábrica que produz peças especiais, tais como as de concreto impermeável de 217 metros de comprimento, pesando 73.000 toneladas.

Com a construção do túnel submerso, as travessias em ferry boat estão com seus dias contados.


Almoçamos em um restaurante maravilhoso em uma localidade chamada Maribo, município que não existe mais.

Em 01 de janeiro de 2007, Maribo, Holeby, Nakskov,  Højreby, Ravnsborg, Rudbjerg e Rødby, foram suprimidos para dar lugar ao município de Lolland.

Na foto, meus amigos que me ensinaram a botar o pé no mundo, e uma amiga.

 

3.2 – MARIBO/COPENHAGEN – TIVOLI PARQUE, JARDINS DO TÍVOLI ou, simplesmente, TIVOLI.

Lembro-me de termos baixado nossas bagagens no quarto do hotel e rumado para o Tivoli Park.
Quando Georg Carstensem obteve do Rei Cristiano VIII permissão para erigir um parque de diversões, o rei, imediatamente, mandou traçar o plano do fabuloso jardim, inaugurado em 15/8/1843 em um terreno de 61000 m².
Seu argumento, inegavelmente inteligente, foi mais ou menos esse: povo que se diverte não tem tempo para pensar em política. Prova disso, aqui no Brasil, é o Carnaval. Quem é que vai pensar no assunto nos dias de folia? – se é que nesses dias os foliões pensam em algo diferente além de sambar.

Foi neste parque de sonhos que Walt Disney se inspirou para construir sua Disneylandia. Não deixou escapar nada, nem o espetáculo de fogos de artifício incluído na programação do Tivoli.

A entrada do Tívoli Park.
A entrada do Tivoli fotografada com minha máquina jurássica.

 

Ao anoitecer é que o parque começa a se transformar. Nem bem o dia apagou sua luz o parque acende suas milhares de lâmpadas de diversas cores. Nessa transição o Tivoli parece passar por um momento mágico. Para mim, foi o momento mais bonito que vivi no jardim. É o segundo parque mais antigo no mundo e ainda em funcionamento.
O primeiro não está muito distante, mas a apenas uns 25 minutos de carro: o Dyrehavsbakken, inaugurado em 1583.
EndereçoDyrehavevej 62, 2930 Klampenborg.

 

Quando lá estivemos, o Tivoli contava com 25 restaurantes e um hotel – o Nimb Hotel. Segundo anotações da época no verso das fotos, o parque foi projetado por Harald Stilling.

EndereçoTivoli Gardens – Vesterbrogade 3 1630 København V.
Horário de Abertura: melhor consultar o site do parque clicando aqui. Até bem pouco tempo abria na Primavera, no Verão, e em alguns dias em época de Natal e Ano Novo. Mas, pelo que andei pesquisando, já abrem no Inverno. Portanto, como seguro morreu de velho, mais garantido clicar no link azul aqui em cima. Ah! Compras de bilhetes de entrada você encontrará neste mesmo site.

Quando a noite chegou o parque foi ganhando novo perfil. As cores proporcionadas pela luz do dia foram se apagando e o parque foi ganhando nova roupagem. Ah, Thomas Edison!… será que de onde estás, consegues ver as maravilhas que fazem com teu invento?

Nimb Hotel à noite.
Nimb Hotel em foto clicada por máquina de péssima qualidade – a minha. Achava esses borrões lindos.

 

Nimb Hotel do Tivoli Park, em clique matinal.
Nimb Hotel do Tivoli Park.

 

Imagem de um dos restaurantes do Parque Tivoli. Como naquela época três do grupo tinham orçamento apertado, algumas vezes bancávamos cachorro magro: ficávamos olhando os restaurantes pelo lado de fora. Nossos amigos abonados foram parceiros incondicionais e em nenhum momento sugeriram gastos maiores do que os que podíamos assumir. Parceria também é isso. Mais uma vez registro minha gratidão.

 

Outro restaurante do parque.

 

Teatro de Pantomima
Teatro de Pantomima – teatro que se comunica por intermédio de mímicas. O uso de palavras é muito restrito em peças desse gênero.

 

Flores e água estão por todos os lugares no Tivoli.
Flores e água estão por todos os lugares no Tivoli.

 

Jardins do Tivoli Park.
Jardins do Tivoli Park.

 

 

 

 

Aspectos da cidade de Copenhagen.
Aspectos da cidade de Copenhagen.

 

Canal em Copenhagen.
Canal em Copenhagen.

 

3.3 – A SEREIA DINAMARQUESA

tão cantada em verso e prosa não aparece bem na foto, mas mesmo assim mostra-se muito maior do que é na realidade. A escultura é minúscula! Honestamente? É daquelas atrações decepcionantes que é bom conhecer para saber que é pura perda de tempo.
Cansei de vê-la em fotos e a imaginei linda e sensual em cima de uma pedra. Fui fantasiaaando…, fantasiaaando…, mas quando cheguei lá e não vi nada…
– Onde está? Onde está? Era a pergunta geral até que alguém de visão robótica (isso em 1986!!!) encontrou-a e começou a apontá-la: – Achei! Olha ela ali, ó! Tá ali! Aliiiiiii, gente!…
Essa criatura de visão extraordinária que fez questão de compartilhar seu achado, não sabia que nem todos conseguiram “baixar a imagem” de imediato e um dos motivos é porque não havia contraste na imagem – sereia e pedra eram da mesma cor.


 

A minúscula sereia símbolo da cidade, famosa nos contos de Hans Christian Andersen. Esse contraste-se devemos aos recursos do Photoshop.

 

3.4 – MUSEU DE CERA do TIVOLI

Quem viu, viu. Quem não viu, não o verá mais, tal qual o passeio em quadriciclo pelas dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses – já era, porque IBAMA proibiu.

Não consigo entender o fechamento do Museu de Cera Louis Tussaud de Copenhagen.
Inaugurado em 1974, encerrou suas bilheterias definitivamente em 31 de agosto de 2007. o motivofoi o fim do contrato de arrendamento com o Tivoli Gardens. E não foi renovado porque o parque pretendia ampliar suas instalações, e o Castelo Hans Christian Andersen, que abrigava o museu, era de sua propriedade.

Imagem obtida na internet. Durante os 33 anos que permaneceu ativo, atraiu perto de 10 milhões de pessoas. As figuras eram muito bem acabadas e facilmente identificáveis.

 

Zangado e Dunga ladeando a delicada Branca de Neve.
Zangado e Dunga ladeando a delicada Branca de Neve.

 

Madre Tereza de Calcutá entre os Papas João Paulo II e Paulo VI.
Madre Tereza de Calcutá entre os Papas João Paulo II e Paulo VI.

 

Da esquerda para a direita: Salvador Dali e Leonardo da Vinci com sua Monalisa. Em primeiro plano: Henri de Toulouse Lautrec e Pablo Picasso.
Da esquerda para a direita: Salvador Dali e Leonardo da Vinci com sua Monalisa. Em primeiro plano: Henri de Toulouse Lautrec e Pablo Picasso.

4.  DREAMLAND

Por que digo isso? Já visitei museus de cera que me divertiram muito. O DreamLand de Gramado é um exemplo. Há figuras tão mal feitas, tão grosseiras, que não foi possível conter as gargalhadas. Como nós rimos! Rimos muuuito diante da feiúra das peças e da audácia de quem teve a coragem de nomeá-las. Esse museu vale pelo divertimento. Felizmente, algumas esculturas escaparam do ridículo. O museu é arrumadinho, mas é prá chorar. De rir!

5. MUSEU GRÉVIN

Outro museu de cera fantástico que permite a interação do publico com algumas esculturas é o Museu Grévin, em Paris. A entrada esconde o que você encontrará em seu interior.
Em ambientes suntuosos como o do teatro você poderá sentar-se ao lado de alguma personalidade – de cera, claro – e clicar inevitáveis fotos mico. Divertem. O museu é grande e muito, muito divertido.

6.  DINAMARCA/SUÉCIA

De Copenhagen seguimos para a SuéciaGotemburgo.

Avenida de Gotemburgo.
Passeando pelo Centro de Gotemburgo.

 

Centro de Gotemburgo.
Centro de Gotemburgo.

 

Igreja Alemã ou Igreja Cristina, é uma igreja luterana que recebeu este nome em homenagem à filha do Rei Gustavo Adolfo II
Igreja Alemã ou Igreja Cristina, é uma igreja luterana que recebeu este nome em homenagem à filha do Rei Gustavo Adolfo II. Está localizada à margem do Grande Canal, no Centro Histórico da cidade.

7. SUÉCIA/NORUEGA

Em 21/8/1986 chegamos à Noruega – Oslo –, onde permanecemos até o dia 25, quando embarcamos para a Finlândia.

 

 

 

7.1 – A VANTAGEM DE VIAJAR POR CONTA PRÓPRIA

O objetivo desta viagem era a Rússia. De lá, sim, tenho lembranças interessantes que valem as postagens; e até chegar lá, foi esse nosso caminho.
Viajar em excursão tem a vantagem de não ser tão cansativo quanto viajar por conta própria. Mesmo assim, prefiro viajar por minha conta. Elaborar o roteiro, reservar hotéis e passagens de avião, trem, ônibus, barco… puxar malas… Tudo isso dá muito trabalho, mas vale à pena.
Prá começar, você permanece nos lugares pelo tempo que quiser, come onde melhor lhe apetece, decide se visita ou não as principais atrações, ou se prefere viajar como a sua mala.
Essa liberdade não tem preço! Um museuzinho aqui e outro ali ainda consigo suportar.

Atualmente, confesso, estou adotando um jeitão mais descontraído para viajar. E outra: como é você que vai carregar seus bagulhos, sua mala diminui consideravelmente de tamanho. Separo o que acho necessário e depois ainda dou um profundo corte nesse conteúdo. E sem anestesia! A mala fica parecendo um chocalho, mas parto feliz da vida. Já viajei com uma bolsa de mão, dessas que o agente de viagens lhe entregava na hora em que você ia buscar suas passagens, vaucher, essas coisas. Fui para Isla Margarita com uma bolsinha dessas. Prá que salto alto, meia de nylon, roupa “by night” se você vai curtir uma ilha, istepô? E ainda sobrou um lugar para eu trazer umas lembrancinhas. Pode acreditar. Foi a viagem mais confortável que fiz na vida.

 

7.2 – HOLMENKOLLEN – Oslo

Voltemos à Oslo, a mais antiga capital da Escandinávia. Foi fundada pelo Rei Harold Hardrade em 1050.
Visitamos a famosa pista,  que é palco para do Holmenkollen Ski Festival e que atualmente comporta uma platéia de cerca de 70 mil pessoas.

Pesquisando na internet para conferir meus dados – já disse que os anotava em um caderno e depois os escrevia no verso das fotos? – descobri que a pista foi demolida e reconstruída no período de 2006 a 2008.
Há um site onde você poderá saber tudo a respeito dessa famosa colina, incluindo as diversas modificações em sua altura. Clique aqui e confirme.

A famosa pista de ski de Oslo.
A famosa pista de ski de Oslo chamada Holmenkollen.

Em termos de segurança a pista ganhou proteções laterais e ampliaram o espaço das arquibancadas. Vi que a pista foi ampliada com uma área de escape considerável.
Comparando as fotos atuais com as mais antigas, constato que o primitivismo da estrutura da pista em 1986 era assustador! Quantas vezes, ao olhar a foto abaixo, me perguntei como os esquiadores conseguiam frear o salto nessa bacia congelada?

Holmenkollen
A Holmenkollen de 1986.

Na internet encontrei uma foto maravilhosa de um jovem de nome Paulo Basile, autor do “Da Mooca Para o Mundo”, que visitou a pista em 2016. Vejam a diferença!

Pelo visto, em 2016 o aspecto da Holmenkollen e a segurança já eram bem melhores.

 

Vista parcial de Oslo.

 

7.3 – MUSEU DE HISTÓRIA CULTURAL – Oslo

Ou o MUSEU DO NAVIO VIKING, localizado na Ilha de Bygdoy, em Oslo. Faz parte do Museu de História e Cultura, pertencente à Universidade de Oslo. Interessante ressaltar que esse museu abrigou barcos que foram encontrados em sepulturas vikings nas localidades de Borrehaugene, Gokstad e Oseberg.
Este museu guarda um tesouro que fora encontrado ao acaso em uma escavação em um túmulo feita pelo fazendeiro Oskar Rom em suas terras – o navio viking de nome Oseberg.

7.4 – O OSEBERGHAUGEN

Avisado por Oskar em 03/8/1903, o arqueólogo Gabriel Gustafson, partiu para a fazenda a fim de estudar a relíquia. Pelos desenhos encontrados em algumas peças, concluiu tratar-se de um navio viking.
No diário do arqueólogo algumas observações diziam respeito à falta de sossego para trabalharem no sítio. A descoberta do Oseberghaugen havia despertado grande curiosidade, e por conta disso o navio foi cercado de maneira que as escavações fossem protegidas. Até um vigia foi encarregado de manter os curiosos afastados da área.

7.5 – AS ESCAVAÇÕES

duraram 3 meses. Entretanto, foram necessários 21 anos até que o navio fosse completamente restaurado, incluindo alguns pertences encontrados na embarcação.
Cada peça passou por um processo de secagem antes de voltar a seu lugar original. Esse cuidado extremo foi necessário.
Durante o restauro a opção pelo uso da madeira original foi respeitada. Prova desse compromisso foi o percentual encontrado quando a recuperação do barco foi completada: 90% da madeira é original.
Arqueólogos calculam que o navio de 22 m de comprimento movido por 30 remos, tenha sido construído em carvalho e rebites de ferro no ano de 820. Mastros com altura de 10 e 13 metros eram em madeira de pinheiro.

 

7.6 – PARA QUE SERVIU O OSEBERG?

O que os noruegueses chamam de navio serviu como um lugar para o sepultamento de duas mulheres: uma, com idade oscilante entre 70 e 80 anos; a outra era mais jovem, de 50 anos. O fato de terem sido enterradas juntas é um mistério ainda não desvendado.
O barco estava sob um grande monte e nele foram encontrados vários objetos: roupas, sapatos, pentes, utensílios de cozinha.
Gostaria de saber que objetos enterravam junto de cadáveres homens. Foram encontrados ainda: trenós, camas (5), seis cães, 15 cavalos, duas vacas e ainda outros objetos. Pelas características do barco os arqueólogos imaginam tratar-se de pessoas de famílias abastadas.

Endereço: Huk Aveny 35 – 0287 Oslo.
Horário de funcionamento:
Abre diariamente de 1 Maio a 30 Set no horário de 9 h/18 h;

De 1 Out a 30 Abr: abre de 10 h/16 h.

7.7 – OSLO – Museus

é uma cidade com muita coisa para ver. E para quem curte navegação marítima, vai deitar e rolar nos museus: Museu do Navio Viking, Museu Kontiki – fantástico, principalmente para quem leu o livro A Expedição Kon-Tiki -, e Museu do Fram – diz respeito a um veleiro de três mastros construído para homenagear três noruegueses corajosos que conseguiram chegar a ambos os polos. Observação: navio construído em 1892 e de casco redondo.
Neste livro, Thor Heyerdahl descreve a aventura que viveu em 1947 ao atravessar o Pacífico em uma balsa construída com uma espécie de madeira mais leve que a cortiça chamada pau-de-balsa. Leitura e visita imperdíveis.

Trenó viking - Museu do Navio Viking.
Trenó viking – Museu do Navio Viking.

Além dos museus que ressaltam as imbatíveis capacidade e técnica dos noruegueses na construção de embarcações, há um parque muito interessante, o Vigeland, afastado cerca de 3 km do Centro de Oslo.
O parque é imenso. No dia em que pretendíamos visitá-lo chovia muito. Era tanta água, que o guia perguntou quem se habilitava a descer do ônibus para visitá-lo. Eu e mais duas pessoas descemos, mas não conseguimos permanecer por muito tempo embaixo daquele temporal. Nem o super guarda-chuva que havia comprado horas antes deu conta do recado. Também, pudera! Éramos 4 pessoas embaixo da barraca fabricada para uma pessoa apenas. Lógico, não havia como ficarmos abrigados. Este guarda-chuva tenho até hoje!

Estou me perguntando onde foram parar as fotos dos museus e do parque. Verdade que muitas delas foram descartadas e nem preciso dizer o porquê. E ainda mais: como saber que um dia… a internet que estava sendo criada discretamente em 1969, a partir de pesquisas militares, acabaria sendo do jeito que conhecemos? E que eu seria blogueira depois dos 68 anos? Tudo indica que foram para o lixo. Ai, que dó!…

 

7.8 – OSLO/KARLSTAD/ESTOCOLMO (23/8/1986)

 

Eis o restaurante luxuoso onde almoçamos em Karlstad, a caminho de Estocolmo, às margens do lago Venern.

 

Não anotei o nome do restaurante, mas lembro-me de que o ambiente atapetado por inteiro era luxuoso. Tapete daquele de afundar salto alto. Permanecemos neste salão magnífico por pouco tempo. Desta maravilha partimos para Estocolmo com a rapidez de quem furta porque tínhamos longa estrada pela frente.

7.9 – ENTREGA DO PREMIO NOBEL

Dia seguinte visitamos a Prefeitura, considerada na época a mais famosa do mundo por sua arquitetura. Bem localizada, fica às margens do Lago Mälaren, na parte chamada Riddarfjärden.
É nos salões deste edifício construído entre 1911 e 1923 que acontece uma cerimônia conhecida mundialmente: o jantar de gala ao vencedor do Prêmio Nobel. O jantar ocorre no Salão Azul e o baile acontece no salão ao lado, o Golden Hall. Em outro prédio realiza-se a entrega do prêmio.

Detalhe da decoração do Salão Dourado da prefeitura.

 

Nota: A Suécia é o maior país da Escandinávia. É quase duas vezes o tamanho da Grã-Bretanha e a Irlanda juntas.

 

 

Restaurante do navio Sirja Line, sueco, que nos levou a Helsinque em 25/8/86.
Restaurante do navio Sirja Line, sueco, que nos levou a Helsinque em 25/8/86.

O navio era compacto e confortável. As cabines eram pequena; porém, eram decoradas com boas camas e travesseiros, e banheiro privativo.
Na primeira noite o jantar oferecido foi sensacional: os pratos de saladas chamavam atenção pela variedade, qualidade, colorido e composição de sabores. Mesmo me servindo de doses homeopáticas, não consegui saborear todas. Não me recordo dos pratos quentes, mas das saladas… ainda as vejo, lado a lado, no buffet de metal dourado de fundo congelado colocado paralelamente a uma das paredes do requintado restaurante.

8. FINLÂNDIA 

O país que hoje chamamos de Finlândia foi o primeiro a ser habitado cerca de 10.000 anos atrás. Durante a Idade da Pedra e da Idade do Bronze, a área de 805.000 km², rica em charcos, foi espaçadamente popularizada.

A FINLÂNDIA é comumente conhecida como ” A Terra dos Mil Lagos”. De fato, o número de lagos excede 60.000.
Ao longo das praias você encontrará sempre um milhão de casas de campo e, mais importante ainda, as famosas saunas finlandesas.
Em 1986 a população era de aproximadamente 4 milhões e 800 mil habitantes, dos quais 60% viviam nas cidades. Isto porque somente 5 cidades tinham mais do que 100.000 habitantes.

Igreja de São Pedro, em Helsinque.

8.1 – PRAÇA SIBELIUS

Sibelius foi um compositor finlandês de músicas eruditas. Foi homenageado com uma praça que leva seu nome e na qual encontra-se uma escultura de autoria de Heila Hiltunen que lembra tubos de órgãos. Sibelius quase não compunha obras que incluíssem órgãos. Daí, para amenizar as críticas, a artista completou o cenário acrescentando a efígie do compositor bem próxima aos 600 tubos de aço ocos.

 

Monumento a Sibelius
Monumento a Sibelius.

 

Praça Sibelius.
Praça Sibelius e o monumento a ele dedicado, com 600 tubos ocos de aço, que lembram um órgão eletrônico.

 

Eu e meu querido amigo Sérgio.

9 – FINLÂNDIA/RUSSIA

Agora sim, estamos chegando ao alvo desta postagem: a Rússia.
Em território russo chegamos àquela que foi fundada em 27/5/1703 como São Petersburgo por Pedro, O Grande, mas que depois, em 1914, foi chamada de Petrogrado.
Em 1924 mudou novamente de nome e passou a ser conhecida como Leningrado – nem precisamos explicar o porquê desse nome – e, a partir de 1991, recupera seu nome original: São Petersburgo.
Está localizada à margem oriental do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, sobre 44 ilhas do delta do Neva, e fica a 630 km de Moscou.

Essa distância pode ser coberta em 4.30 horas no trem Troika Russa; além desse, há o trem noturno Flecha Vermelha.

9.1 – A MELHOR ÉPOCA

para visitar São Petersburgo é de junho a agosto, porque as temperaturas são mais agradáveis e os dias são mais longos.
Lembro-me de que em uma das travessias que fizemos de barco – se não me engano foi da Finlândia para a Rússia – nosso guia nos pediu que comprássemos no Café da embarcação, se possível, balas, chicletes (foi a primeira vez – e única – que comprei chiclete à metro), biscoitos, enfim, o que pudéssemos, para oferecer às crianças que estariam nos esperando na porta do hotel.
Assim foi feito.
Ao chegarmos o ônibus foi cercado por inúmeras crianças. Fazia frio!… muito frio… e todas estavam mal vestidas e descalças…

9.2 – NO HOTEL ,TIVEMOS UMA RECEPÇÃO CALOROSA, PORÉM TRISTE

Confesso que sempre que me recordo desse cenário me entristeço; me emociono.
A felicidade estampada naqueles rostinhos é impossível de descrever. Faziam questão de nos abraçar por conta de um simples pacote de balas. Abraçavam nossas pernas, de tão pequenos que eram, e algumas crianças mal alcançavam nossas cinturas.
Como prova de gratidão nos presenteavam com “pins”. Ganhei dois. Dois preciosíssimos pins que guardo até hoje com muito carinho. Vez ou outra mexo naquela caixa abarrotada desses minúsculos broches e o inevitável acontece:  lembro-me imediatamente dessas crianças. Como esquecê-las? E logo me pergunto onde estarão…, o que o destino lhes reservou… Queira Deus que estejam bem. Que estejam desfrutando dessa nova Rússia ou de outro lugar no mundo, mas que estejam bem.
Lembrei agora de que não eram apenas crianças que nos cercavam. Lembro-me de uma senhora a quem entreguei um pacote de biscoitos. Percebi, por seus gestos e um sorriso que estava muito agradecida. Segundo tradução do guia, que estava ao nosso lado, esta senhora disse que iria guardar o pacote de biscoitos e comer um por dia, porque assim, eles durariam mais. Era de cortar o coração.

Fachada do Hotel Pulkovskaya.
Hospedamo-nos no Hotel Pulkovskaya, que atualmente em nada lembra o hotel em que fiquei em 1986. Até o nome ficou pomposo.

 

9.3 – PRÁ QUEM VIU NANINHA, QUE NEM BUNDA TINHA…

Para me certificar de que o hotel ainda existe, dei uma olhada em um site especializado em reservas de hotéis e levei um susto.
Aquele hotel simples, de seis anos de idade e que não tinha condições de consertar um problema da torneira no banheiro do quarto porque não dispunha de peças de reposição para nada!, agora chama-se Park Inn by Radisson Pulkovskaya. Um luxo! E o café da manhã? Pelo que vi nas fotos, digno de um Tzar! E os quartos? Espaçosos, móveis modernos, televisor, piso atapetado… Salão de festas bem decorado, espaço para palestras. E o teatro? O teatro está lindíssimo!

O HOTEL de nove andares foi construído por uma firma finlandesa de nome Polar para a S.A. Intourist – a Embratur russa. Era a Intourist que determinava onde o hóspede iria ficar – questão de controle.
Segundo tradições dos construtores finlandeses, no cimento foi colocada uma cápsula (em 27/5/80) com números dos diários “Pravda” e “Leningradskaya“, dos periódicos finlandeses “Uusi Suomi” e “Kansan Uutiset“, moedas, e um texto que diz “A construção do hotel se efetua para fortalecer a amizade, a compreensão mútua e a cooperação entre os povos soviético e finlandês”.
Leningrado, 29/8/86.

A Leningrado que conheci não é a mesma San Petersburgo de hoje. Pelo que pude avaliar ao ver as fotos do hotel em que fiquei hospedada, mudou muito e para melhor. Muito melhor. Pelo que tenho visto na internet, a cidade agora transmite uma certa descontração. Leningrado me parece ter mantido a austeridade com o passar do tempo, mas modernizou-se. Isso é visível até no café da manhã mostrado nas fotos do hotel; pode acreditar.

A Leningrado de 86 servia um café tão ralo que mais parecia chá. Essa água difícil de engolir, marcou. A mesa do desjejum era fraca por conta da situação reinante no país. Não curto política, nunca curti, mas pelo que observo em fotos era bem diferente da que vejo hoje na internet.
Não tinha essa de “sair para jantar”. As refeições muito ruins eram feitas nos hotéis, a não ser que pagássemos muito bem, mas em dólar, para comermos algo diferente – esta história, e muito mais, conto mais tarde quando chegar à Moscou.
Leningrado tinha muita coisa para ver; mas, como éramos limitados… Essa de sairmos lépidos e fagueiros visitando salas de museus não existia. Fico imaginando agora, em tempo de vacas aparentemente gordas, como não deve estar.

Monumento aos Defensores de Leningrado, na Praça da Vitória.

 

 

9.4 – PRAÇA DA VITÓRIA

Adorna o centro da Praça da Vitória um majestoso monumento aos Heroicos Defensores de Leningrado durante a Guerra Pátria.
A obra custou aos soviéticos mais de 2 milhões de rublos. Centenas, milhares de leningradenses participaram de sua construção.
Foi inaugurado em 09/5/1975, data do 30º aniversário da vitória do povo soviético sobre a Alemanha hitleriana.
No centro da composição há um obelisco de granito de 48 m de altura, com as datas do início e fim da guerra gravadas em dourado – “1941-1945”.
Adorna o pé do obelisco um grupo escultórico de sete metros no qual se lê “vencedores” (obreiro e soldados) – símbolo da inseparável ligação entre o exército e o povo. Esse monumento fica em frente ao Hotel Pulkovskaya.

Grupo de esculturas de bronze sobre pedestais de granito.
Pelo lado esquerdo: marinheiros, guerrilheiros, construtores de fortificações. Pela direita: soldados, fundidores, milícias populares. Estas composições de 4 m representam heróis de Leningrado sitiados.

9.5 – O ERMITAGE

é considerado um dos maiores museus de arte do mundo. Está localizado às margens do Rio Neva, em São Petersburgo.
O museu não é composto apenas de um prédio. também, pudera! Para abrigar mais de 3 milhões de peças… só mesmo em 10 prédios.
Fazem parte desses edifícios: o teatro, o Grande e o Pequeno Ermitage e o Palácio de Inverno, o principal.

O Museu Hermitage.
O Museu Hermitage.

Catarina II, sua criadora chamou de “Ermitage” a parte do palácio em que se guardavam tesouros artísticos únicos em seu gênero. Daí, o nome do museu.

Considera-se como data de fundação do Ermitage o ano de 1764, quando ao palácio foi trazida uma coleção de 225 quadros adquiridos em Berlim. A coleção cresceu a tal ponto, que em 1774 o museu já contava com 2080 obras de pintura.
Foi-se completando com desenhos, talhas em pedra, esculturas, obras primas de arte aplicada. Todos esses tesouros encontravam-se em salas abertas. Somente à Imperatriz e seus cortesãos, é que Catarina II escrevia a respeito dessas coleções: “Gozamos de tudo isto. Só os ratos e eu…”
Foi graças a Revolução de Outubro que o povo teve acesso a esse acervo.

 

9.6 – PRAÇA DA BOLSA

Colunas Rostradas – 32 m. São duas que ficam em frente ao Museu da Marinha.

O monumento foi decorado com proas de barcos destinados a abrir caminhos nos “buques” inimigos e evocam os triunfos da Armada Russa.
Ao pé das colunas, enormes figuras personificam as vias comerciais russas: Dniéper, Volga, Vóljov e Neva. Nas taças de cobre das colunas havia azeite de cânhamo que eram acesas ao anoitecer, a fim de que essas colunas então se convertessem em tocheiros-faróis gigantescos para iluminar a rota aos barcos. Em 1986, durante os festejos populares, ardiam sobre as colunas rostradas tochas de gás de 7 metros.
As colunas foram erguidas nas margens do Rio Neva, na Ilha Vassilievski.

O QUE É UMA COLUNA ROSTRADA?

Esta denominação é própria das colunas que são decoradas com proas ou saliência das rodas de proas (também chamadas de aríetes), dos navios inimigos derrotados. Estas peças são chamadas de “rostro”.
NB: Nada a ver com o que dizia Alberto Roberto, o personagem criado por Chico Anísio. 

 

Ilha da Fortaleza de Pedro e Paulo.
Ilha da Fortaleza de Pedro e Paulo.

 

9.7 – PRAÇA SÃO ISAAC

Monumento ao Czar Nicolas I na Praça São Isaac. Ao fundo, o antigo Palácio Marinsky.

Monumento erguido em 1859. Uma estátua equestre sobre dois pontos de apoio. O czar aparece em uniforme da Guarda de Cavalaria. Leva na cabeça um capacete com uma águia. O alto pedestal aparece ornado com figuras alegóricas – Fé, Sabedoria, Justiça e Força – que se parecem à esposa e filhas de Nicolas I. Em grandes altos-relevos se estampam alguns acontecimentos de seu reinado.

 

9.8 – PRAÇA DO PALÁCIO

É uma das praças mais espaçosas de Leningrado.
Para ultimar a ornamentação arquitetônica da praça central da cidade, o governo, em princípio do século XIX, adquiriu todas as casas particulares que circundavam a praça pelo lado sul e, em 1819, encarregou o arquiteto Carlo Rossi de reconstruí-las para o Estado Maior General do Exército Russo. Neste projeto o arquiteto erigiu dois grandiosos edifícios semicirculares abertos ao Palácio de Inverno – o Ermitage, no lado oposto.
Enlaça os edifícios um majestoso arco triunfal, original monumento à Vitória da Rússia na guerra de 1812 contra as tropas de Napoleão. Os escultores Stepan Pimenov e Vasily Demuth-Malinovsky a decoraram com atributos militares: seis cavalos com a alada figura da Glória coroam o arco. Obra terminada em 1829.

 

9.9 – PALÁCIO de INVERNO do ERMITAGE – Curiosidades

 

Hermitage.
Hermitage.

 

É o edifício mais antigo da Praça do Palácio, uma edificação grandiosa no estilo Barroco Russo. É caracterizado pela diversidade de fachadas, simultaneidade das partes salientes e fundas, amplo emprego de formas curvilíneas, profusão de adornos decorativos, e emprego de duas cores.
Foi o edifício maior de São Petersburgo, com quase 200 m de longitude, 160 m de largura e 22 de altura.
A longitude da cornija principal que adorna o edifício é de 2 km! Conta o palácio com 1057 aposentos com uma superfície de pavimentos de 46. 516 m², 117 escadas, 1786 portas, 1945 janelas.
Muito tempo foi o edifício mais alto de Leningrado. Em 1844, Nicolas I promulgou uma lei pela qual as casas particulares não podiam ultrapassar em altura o Palácio de Inverno. Esta regra vigorou até 1905. Nas 1050 salas do museu são exibidas obras de arte.
Algumas dessas edificações que compõem o Hermitage foram residência do Czar. É o maior da União Soviética.

“A obra do arquiteto Rastrelli é formada pelo Palácio de Inverno, o Pequeno Hermitage, o Teatro, o Velho e o Novo Hermitage. Todas essas dependências se comunicam entre si por galerias em arco, pontes cobertas e jardins internos.”
(reportagem de autoria de Jorge Delacroix publicada no Caderno de Turismo do jornal O GLOBO, em 20/6/85.)

 

 

9.10 – LENINGRADO

chamada São Petersburgo até 1924 – foi capital da antiga Russia de 1712 a 1918.
A cidade, uma das mais belas e aristocráticas do mundo, deve a sua existência à vontade férrea de um único homem, o Czar Pedro I (1689-1725). A idéia original de Pedro I era de imitar a planta de Amsterdan. Os muitos canais que atravessam a cidade ainda são provas desta concepção.
Aconteceu que Pedro I mudou seu plano e chamou um arquiteto francês, Leblond, para desenvolver o urbanismo.
Segundo o Caderno de Turismo do jornal O GLOBO de 20/6/1985, que ainda guardo, na cidade que cresceu às margens do Rio Neva “foram projetadas avenidas largas, retas e arborizadas.” A reportagem também ressalta a beleza dos conjuntos arquitetônicos das praças e dos jardins, bem como dos canais que cortam a cidade. Esse suplemento do jornal viajou comigo para a Rússia.

Quem visita a São Petersburgo de hoje, não acredita que a cidade foi bombardeada pelos soldados de Hitler por 900 dias durante a Segunda Guerra Mundial. “Apesar de terem morrido mais de um milhão de pessoas, a cidade nunca foi tomada” (nota da mesma reportagem).

 

Catedral do Convento de Smolny – Leningrado.

 

CONVENTO de SMOLNY

Trata-se da peça central de um complexo arquitetônico barroco destinado a um convento que seria ocupado por Isabel da Russia, filha de Pedro, O Grande.
No dia em que visitamos a catedral (construída entre 1748 e 1764) chovia copiosamente.
Nessa viagem choveu forte durante mais de 30 dias. Foi um horror! O Sol deu as caras vez ou outra, mas não conseguia superar a força da água. Chuva e frio não combinam com nenhuma viagem. Essa história de dizer que para turista não há tempo ruim não funciona comigo e não funcionou com 99% dos demais passageiros da excursão.
Por conta do tempo ruim meia dúzia de gatos pingados, quando muito, faziam um esforço danado para descer do ônibus e enfrentar a situação.

No centro da Praça dos Dezembristas está a estátua "Cavaleiro de Bronze", criada por Falconet. Foram necessários 12 anos até sua conclusão. A obra homenageia Pedro, O Grande.
No centro da praça está a estátua “Cavaleiro de Bronze”, criada por Falconet. Foram necessários 12 anos até sua conclusão. A obra homenageia Pedro, O Grande.

 

PRAÇA DOS DEZEMBRISTAS

Monumento dedicado à Pedro I na praça antes chamada de Praça do Senado.
A praça recebeu o nome de Dezembrista em 1925 em memória de revolucionários da nobreza que, em dezembro de 1825, pela primeira vez na história da Rússia, lançaram-se contra o czarismo com armas em punho. Nesta mesma praça muitos revoltosos foram massacrados pelas tropas do Czar.

 

ANTIGO MUSEU de CURIOSIDADES

 

 

PETRODVOREST
é uma das localidades mais interessantes das imediações de Leningrado – a atual São Petersburgo -, que até 1944 chamava-se Peterhof – em alemão, quer dizer “A Corte de Pedro”.
A história de Petrodvorets remonta ao século XVIII, quando foi fundada para comemorar a vitória da Rússia nas lutas pela saída ao Mar Báltico.
A decoração das fontes encerra, quase toda ela, a idéia de enaltecimento de poderio naval da Nação.

UM PEDACINHO de HISTÓRIA
Em maio de 1703, no lugar mais largo do delta do Rio Neva se iniciam, por ordem de Pedro, o Grande, as obras da fortaleza e o porto comercial que se denominou Petersburgo.
A fim de proteger os acessos à cidade, constroem no Golfo da Finlândia, na Ilha de Kotlin, a fortaleza que se chamou Kronstadt. As obras eram administradas pelo czar, em pessoa. Com motivo de suas visitas à Ilha, edificaram para ele uma casinha na costa sul do golfo.
Enquanto durou a Guerra do Norte, Pedro, o Grande, não se preocupou muito em enfeitar estes lugares, mas depois da vitória de Poltava, em 1709, e dos triunfos navais de 1714 e 1720, decidiu estabelecer perto da nova capital uma cidade-monumento que perpetuasse suas vitórias nas guerras com a Suécia, e com o luxo que fizesse alusão à riqueza e poderio da nação.

 

O parque fica afastado de São Petersburgo. Foi construído a partir de 1714 por Pedro I para rivalizar com Versalhes.
Em sua imensa área existem 20 palácios e pavilhões, 3 cascatas e 144 chafarizes.
Na foto horrorosa acima tentei retratar (já lhes disse que essa máquina fotográfica era uma bomba, mas que mesmo assim admirava essas fotos como quem admira uma obra prima?) a Grande Cascata em cujo centro está Sansão Lutando com o Leão.
Entendo perfeitamente que nem com boa vontade você conseguirá vê-los, mas não se desespere. Dê uma olhada neste link aqui e veja que fotos e descrições maravilhosas a respeito desse lugar fantástico.

A engenharia hidráulica do parque data de 1721/1722. Essa jóia de canalização do século XVIII foi feita sob os auspícios do primeiro engenheiro hidráulico russo chamado Vasili Tuvolkov.
A complicada instalação tem uma armação de tubos de 22 km de extensão.
A água flui por canais e tubos em seu curso natural, prescindindo-se do bombeio, já que as fontes funcionam por intermédio de vasos comunicantes.
As fontes foram crescendo em número e aperfeiçoando-se  até metade do século XIX, quando, no Parque de Baixo, havia se formado 144 cascatas.
O Jardim de Cima conta com 5 fontes e uma só cascata. No total, pela idéia artística somada à engenharia, as fontes de Petrodvorets constituem uma realização única em sua classe.
Após a Revolução de 1917 o Estado encarregou-se de proteger os monumentos de Peterhof  e os declara, também, propriedade do povo a partir de 18/5/1918, que passa a frequentar seus jardins como lugar preferido para recreação.

 

ALEMANHA X RÚSSIA – O QUE FOI PRESERVADO

Chega 22 de junho de 1941. A Alemanha de Hitler se lança à guerra contra a União Soviética. Quando as tropas invasoras se aproximaram de Leningrado, nos parques e palácios de Peterhof se empregou um trabalho enorme para evacuar e salvar os valores dos museus. Esse trabalho não se interrompeu mesmo debaixo da artilharia inimiga.
Pode-se evacuar um total de 7.363 peças de ornamento dos palácios, 49 estátuas da Grande Cascata – a obra central das fontes -, do jardim e do Palácio “Mon Plaisir”.
Quando, em 23.9.41, os alemães irromperam em Peterhof, estavam listados para evacuar ou ficar o total de 34.214 objetos: quadros, peças artísticas, estátuas, jarros e outras coisas, assim como 11.700 valiosíssimos livros das bibliotecas palacianas. Não foi possível desmontar de seus lugares grupos monumentais de bronze da Grande Cascata, como: Sansão, Neva, Voljov, os Tritões, e algumas esculturas do jardim de cima.

No dia 19.01.44 os exércitos soviéticos libertam a cidade. Peterhof apresenta um quadro de horror com os magníficos palácios convertidos em ruínas e os maravilhosos parques deformados pelas trincheiras.

 

Peterhof é IMPERDÍVEL!

COMO CHEGAR:
A cidade é servida por três estações ferroviárias (Novy Petergof, Stary Petergof e Universitet).
No Verão, entre junho e setembro: época de enfrentar filas.
Barco: em frente ao Ermitage há barcos que o conduzem a Peterhof em 40 minutos e o deixam nos jardins de baixo. Navegam pelo Golfo da Finlandia.
Transporte Público:
Ônibus ( 200 e 210 que param na calçada oposta à da saída do metrô) e Vans ( 224, 424, 424-A e 300 ), saem da frente da estação de metrô Avtovo (Aвтово). Há diversas linhas para o parque. O que você deverá observar? A palavra Петергoф (Peterhof) escrita em uma placa que colocam no para-brisas das vans.

 

VISITAS
aos Jardins Superiores são gratuitas; entrada para os Jardins Inferiores requer a compra de ingressos. Os palácios e grutas são acessíveis apenas com visitas guiadas e são pagos à parte.

 

CATEDRAL de PEDRO e PAULO

A catedral ortodoxa ocupa o centro da Fortaleza de São Pedro e São Paulo na Ilha Zayachy e é o monumento de maior valor. Data de 1712.
Domenico Trezzini desenhou e dirigiu as obras.
A dourada agulha do campanário devia simbolizar a chegada da Rússia ao Mar Báltico.
Com uma altura de 122 m, a catedral era a construção mais alta de Leningrado antes de construir-se a torre de televisão. Pode ser vista de vários pontos da cidade.

 

COMO CHEGAR: Pegar a linha 2 (azul) do metrô e saltar na estação Gorkovskaya (Горьковская).
Caso prefira caminhar, basta atravessar as pontes Dvortsovyy (Дворцовый мост) ou Troitsky (Троицкий мост) e seguir a agulha da torre.

A pedra fundamental da cidade foi colocada nesta ilha em 16/5/1703, onde foi construída a Fortaleza de Pedro e Paulo, cujo objetivo principal era a defesa da cidade.
Funcionou como prisão política entre 1717 e 1918; a partir de 1922 passou a funcionar como museu histórico, revolucionário, artístico e arquitetônico.


De LENINGRADO a MOSCOU, passando por SMOLENSKI

Aí, sim, começou a aventura.
Imagine atravessar uma floresta de bétulas durante horas & horas sem encontrar nenhum ser humano na beira da estrada, nenhuma casa, na-da!
Atente para o seguinte: o mapa do Google acima aponta três opções para cobrir o percurso e na melhor das hipóteses são quase 10 horas de estrada. Eu disse estrada? Imagino que agora seja uma estrada de verdade, mas não foi por nada parecido por onde passamos em 1986. E mais: Google indica 10 horas de viagem. Atualmente!!!

Oh, se me lembro, e quanto!¹ O longo caminho – bota longo nisso –  era uma buraqueira só. Aliás, não havia buracos nessa estrada. Os buracos é que continham uma lembrança de estrada a seu redor.
Assim que essa loucura começou, o guia nos avisou de que o ônibus só poderia se mover lentamente por questões de segurança. Caso acontecesse de o veículo quebrar a ponto de não poder seguir viagem, ficaríamos alí, no meio do nada, aguardando socorro; e nesse hipótese ele não queria sequer imaginar. Pense nisso.
Havia buracos que eram tão grandes, tão grandes, que o motorista freava, deixava o ônibus cair no buraco, para então engrenar a primeira marcha e, em câmara lenta e muita habilidade, sair das tais crateras. A sensação era a de que estávamos navegando em um barco à deriva, em mar encapelado.
E banheiros? No ônibus, não havia. Uma viagem longa dessas e o raio do ônibus não tinha banheiro!!! E você não sabe: uma senhora teve um desarranjo intestinal a ponto de a poltrona ter sido interditada!

Em determinado momento o ônibus parou e o guia nos disse:
– Como não temos banheiro, desceremos do ônibus no seguinte esquema: os homens adentrem a floresta pelo lado esquerdo da estrada e das senhoras, o lado direito.
Agora…, passados tantos anos que a tragédia virou comédia, achei fora de série essa “gentileza” com as mulheres: como o veículo encostou do lado direito da estrada, o caminho para as senhoras era mais curto. Fantástico!
A tal senhora do desarranjo, que mal conseguia se abaixar devido à idade e ao corpitcho um tanto gordo, não soube escolher uma moita que lhe cobrisse as partes intimas e acabou mostrando-se demais. Nem as duas irmãs que a acompanhavam foram capazes de ajudá-la. Pudera! Não dava prá chegar perto!
Tem mais: passado esses sufocos chegamos a um local muito mais pobre e estranho que cenário de filme de bang-bang. Digamos tratar-se de uma “estalagem”. Fica melhor. Depois de devidamente e pessimamente instalados, concluímos que talvez servisse de lugar de encontros – abaixo insinuo o porquê.

Fomos os últimos a serem registrados naquele recinto. Registro bem, bem demorado. Bom, o tal recinto onde havia um balcão era sujo e mal conservado. Cada parede era pintada com uma cor forte. Muito forte. Uma escada de madeira sem conservação nenhuma estava coberta por um tapete imundo e sobre ele pregaram com pregos bem cabeçudos uma passadeira daquelas bem antigas, duras (não sei de que material eram feitas), pouco flexíveis, de estampado bem espalhafatoso. Essa escada levava ao andar superior onde ficavam os quartos (?).

Enquanto éramos fichados, ouvíamos barulhos surdos constantes e fortes vindos desse andar superior.  Só fomos entender o porquê da barulhada quando adentramos o tal quarto e tivemos que nos unir àquela orquestra. O cenário era o seguinte: não podíamos abrir a janela porque senão seríamos, inevitavelmente, devorados pelos mosquitos. Eram tantos, que parecia que o vidro da janela, além de sujo, era opaco. Mas como tínhamos que eliminar a nuvem de moscas do lado de dentro, lançamos mão de uma das toalha de rosto nojentas de tão imundas para matar as moscas.
O quarto era nojento. O lençol que cobria um colchão velho e bem socado era outro nojo – era cinza de tão encardido. O que fazer? Como dormir naquilo??? Eu e minha amiga decidirmos então o seguinte: dormiríamos com um jogging usado e meias soquete e faríamos de nossas bolsas de mão nossos travesseiros.

O que chamavam de banheiro era outra nojeira. Entramos naquela banheira enferrujada, arranhada e cheia de limo negro de chinelos e tomamos banho com um pedacinho de sabão tipo português. Chuveiro não havia. A água saía por um cano enferrujado da parede. Procuramos não deixar respingar aquela água nos olhos e muito menos na boca.
À noite descemos para jantar. Foi a primeira vez que comi ovo em pó. Pó de ovo misturado com água ou leite (já não me lembro como era), cozido no forno em tabuleiro e cortado em quadrados como se fosse um bolo de fubá.

 

O QUE COMÍAMOS 

Nos pratos, durante toda a viagem pela Rússia, nos eram servidos: tomates, batatas, repolho e beterraba. Quando a sopa era de beterraba, no prato vinham os demais componentes do conjunto. Dia seguinte trocavam: quando víamos que a sopa era de beterraba já sabíamos que no prato viriam o tomate (o melhor que comi na vida), a batata e o repolho. Quando a sopa era de repolho… e por daí em diante. Nessa noite aceitei no final da refeição o que pensei que fosse um chazinho. Não era. Era o café… Só fui tomar café de verdade 12 dias depois, quando chegamos à Polônia.
A mesa era fraca, mas todas as noites agradecia por ter tido o que comer. Agradeço até hoje pelo dia vivido. Adquiri esse hábito desde criança.
Aconteceu que em um belo dia, em Leningrado, o guia nos ofereceu um programa extra: tratava-se de um jantar que não me lembro se era em um restaurante de hotel ou não. O pagamento era em dólar, não era barato, mas aceitamos o programa.
Quando chegamos ao tal lugar, o cenário era cinematográfico! Havia u’a mesa com diversos tipos de bebidas à disposição, incluindo champanhe francês. Os pratos que desfilaram em nossa frente eram divinos e ainda me lembro de que comi uma das melhores carnes de minha vida (sem me esquecer dos tomates!…). A fartura era grande. Jantar inesquecível.

Voltando à vaca fria: Mas vocês não sabem… Quando saímos do restaurante, voltando para nossos quartos, vimos algumas jovens muito bonitas na recepção, visivelmente humildes, sentadas em bancos de madeira longos e sem encosto. O que estariam fazendo lá? Até hoje não encontrei a resposta. Mas, pelas experiências que passamos depois, concluí que talvez estivessem esperando por alguma peça de roupa que pudéssemos lhes oferecer, algum perfume…, quem sabe? Ou até mesmo dinheiro. Não havia, aparentemente, justificativa para suas presenças ali, a troco de nada. A situação naquela época não era brincadeira; como turista, presenciei e passei por situações constrangedoras. Vi muita pobreza, vivenciamos momentos de muita rigidez.

 

MOSCOU/INTOURIST/RUSSIA HOTEL

Dia seguinte partimos para Moscou. Foi um parto demoradíssimo até a Intourist decidir onde permaneceríamos. Isso mesmo! A agência oficial de viagens no Estado Soviético é que decidia em que hotel ficaríamos. Essa espera levou muito mais que uma hora em que tivemos que aguardar dentro daquele ônibus que não tinha banheiro…
Era o órgão oficial responsável por administrar o acesso de estrangeiros à União Soviética, bem como por sua movimentação no país.
Ficou decidido que permaneceríamos no Hotel Rússia, um hotel imenso que tomava conta de um quarteirão e que mais parecia um quartel.
Pesquisando na internet, encontrei a seguinte informação: o hotel foi considerado o segundo maior do mundo, perdendo para um cassino em Las Vegas.
3. 182 cubículos velhos (antigo é outra coisa) e sujos (a maioria de 11 m² compunham o prédio de 21 andares.
A Wikipédia informa que no hotel havia cinemas, clubes noturnos, spa (hein?), sala de concertos para 2.500 pessoas, barbearia. Não tivemos notícia dessas dádivas.
Como o hotel foi demolido em 2007 (10 anos após sofrer um incêndio de proporções dramáticas) imagino que essas “extravagâncias” tenham sido oferecidas aos hóspedes em data posterior, bem posterior a 1986. Agora, acredito que naquela época já contasse com a delegacia com celas.
Era tão grande, que podia hospedar cerca de 5.300 pessoas!

 

HAJA CORAGEM!

Anote isso: em 1977 o hotel foi abalado por um incêndio que deixou marcas: 42 mortos e 50 feridos. Mesmo assim continuou em atividade até 2006! Devido ao estado precário de conservação, antes que desabasse optaram pela demolição.
Fico imaginando o número elevado de pessoas que se hospedaram nesse período pós incêndio, sem saber do perigo que, possivelmente, estavam correndo.
Se em 1986 a aparência dos quartos já era ruim, imagine como não ficou após o incêndio.

 

Hotel com várias portarias, mas os hóspedes só podiam utilizar uma delas. Na entrada recebemos um crachá. Caso o perdêssemos não entraríamos mais no hotel. Foi o que nos foi passado.
Vocês nem imaginam o cuidado que tínhamos com essa preciosidade. O pavor de não conseguir mais acessar àquelas dependências escuras e mal cuidadas do hotel nos rondava e a toda hora conferíamos se a tal identidade ainda estava em nosso poder. Estressante.
O Rússia era muito bem localizado: quase em frente estavam o Kremlim – na visita em que fizemos ao palácio um dos amigos sofreu gesto agressivo por parte de um policial. Motivo: Wilson C. havia se  esquecido de tirar seu quepe diante do cadáver de Lenin -,  a Catedral de São Basílio e o Shopping Gum – que hoje em dia aparece muito bem nas fotos e mostra que ser chique não é prá qualquer um (li na internet que é considerado o mais caro do mundo). O Gum em nada se parece ao que conhecemos. Explico mais adiante.

Se burrice pagasse imposto, eu estaria falida por não ter visitado a Catedral de São Basílio. Não me perdoo até hoje. Não entendi isso, juro. Não admito tanta ignorância. Nenhum de nós mencionou uma visita à famosíssima catedral!!! Estava ali!, caramba, em frente ao hotel.

Pesquisei na internet a fim de verificar se o hotel ainda existia, mas em seu lugar construíram um belo jardim, o Park Zaryadye. Para quem conheceu aquela monstruosidade horrorosa que deve ter-se tornado completamente inútil, foi uma bela decisão.

 

 

O GUM

Não, não se trata de nenhum orixá. O Gum trata-se de fantástico shopping que tornou-se o mais caro do mundo segundo li na internet, de aparência bem oposta àquela sisuda e pesada que conheci. Mais parecia um quartel general, a começar pela cor escura das paredes.
Para que tenha idéia, algumas mercadorias expostas eram pregadas, literalmente, nas paredes. Pregos grandes e rombudos.
Botas femininas em vermelho, preto e branco, muito grosseiras, sem qualquer acabamento – contato direto dos pés com aquele couro duro, cru -, ficavam pregadas nas paredes já bastante esburacadas, escurecidas por falta de cuidados e rachadas.
Papel para embrulhar as matrioskas que adquiri e outras lembranças, não havia. Com muito custo uma das vendedoras descolou um papel pardo grosso, do tipo com que antigamente embrulhavam o bacalhau no armazém e enrolou-as uma única vez. Sobrou boa vontade onde faltou papel. Desse jeito mesmo. Foi triste.

Recentemente, ao ver as fotos do respeitoso shopping que meu afilhado fotografou em 2016, me emocionei.
A mudança foi inacreditável! Aquele lugar sombrio e pesado foi transformado em um centro de compras luxuoso,  atraente.
Grifes famosas perfilam-se pelos corredores abarrotados de novidades. O Gum agora é colorido. É leve.
O aroma exalado de xícaras dos Cafés ousam atropelar o perfume das flores? Não importa!… Que mais, muito mais fragrâncias, cores e sabores ousem se propalar pelos corredores desse novo Gum.

Imagem: Mateus C. P.

Grifes famosas tais como Samsonite, Trussardi, Cartier, Emporio Armani, Piaget, Guggi e Louis Vuiton estão presentes. Cem marcas notáveis estão distribuídas pelos longos corretores – anuncia o site do shopping – entre Cafés, floristas, farmácia e restaurantes. Como gostaria de vê-lo agora…

Imagem: Matheus C. P.

 

Os bazares cobertos dos países árabes – ruas comerciais, na verdade – inspiraram os franceses no século XIX a construírem suas famosas galerias.
O modelo foi copiado também pela Itália, que construir a belíssima Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, em 1877.
O Gum é a metade da área construída pela V. Emanuele, mas ganha na altura. São muitas lojas nos andares superiores ligadas por pontes, vantagem que a galeria italiana não tem: suas lojas são apenas no andar térreo.

Imagem: Matheus C. P.

 

Imagem: Mateus C. P. Até as escadas rolantes receberam tratamento adequado para não destoarem da preciosa arquitetura.

 

Imagem: Matheus C. P. O Café não poderia ser mais bem localizado.

As fotos do Dreamstime.com e do Imagesbybk.com (Barbi Kutilek) não deixam mentir: a alegria está no ar.

03/9/1986 – ARREDORES de MOSCOU

Neste dia aconteceu um fato curioso: ônibus em que estávamos parou em um ponto de vista da cidade, e logo a seguir outro ônibus parou atrás do nosso.

Rio Moscou.

 

Eu e mais um companheiro de viagem, Antonio, fotografávamos a vista, quando, repentinamente, os passageiros deste segundo ônibus começaram a descer. Eram crianças de um colégio que, autorizados pela professora, desceram para se juntar a nós, quando viram que estávamos com uma câmera fotográfica nas mãos.
A algazarra era grande. A felicidade, maior ainda. Depois dos poucos cliques da vista e muito mais disparos do grupo escolar, a professora, desculpando-se (trocamos algumas palavras em francês), confessou que era a primeira vez!!! que essas crianças participavam de uma foto até aquele momento de suas vidas. E eu, ali!!!, em meio a essa felicidade toda, sem querer, sendo marcada profundamente por mais um momento tão especial de minha vida. Não há como esquecer.

Vez ou outra olho essas fotos e me pergunto onde estarão essas crianças que me cercaram nesses breves momentos de minha vida e que rumo tomaram nas suas.
Queira o Deus em que acredito que estejam bem, e que continuem tão felizes quanto nestes instantes em que compartilharam comigo suas alegrias. Neste mesmo dia, à tarde, visitamos uma exposição aeroespacial, e dois dias após seguimos para outras cidades russas.

A próxima foi Minsk, depois foi …
A continuação da viagem fica prá depois porque ainda há muita coisa prá contar. A passagem pelas aduanas da Rússia e Polônia foi um baita portal que conto mais tarde.
Até mais ver!

Ah! Quase ia me esquecendo!… Assistimos ao balé Don Quixote no Teatro Bolshoi, e de camarote. Chic assim.

1)(Luiz Guimarães Júnior)

Saiba mais a respeito de São Petersburgo clicando aqui. Esta postagem é incrível!
E informações gerais sobre a Rússia, clique aqui.

 

 

11 comentários em “1986 – HOLANDA . ALEMANHA . DINAMARCA . SUÉCIA . NORUEGA . FINLÂNDIA . RÚSSIA . POLÔNIA (Parte I).

  1. Que post fantástico! Incrível como você manteve todas as anotações.
    As fotos podem não ter envelhecido bem, mas encapsularam um tempo. Como as cidades eram, os nossos gostos, a moda… e naquela época, tirar foto custava caro, a gente tinha que pensar bem antes de sair clicando por aí!
    E como tudo mudou em 30 anos. Como a forma de viajar mudou.
    Adorei a saga para Moscou, rindo agora, mas deve ter sido um perrengue! Hoje já existe um trem de alta velocidade ligando as duas cidades em 4 horas, tudo ficou mais fácil. Uma amiga da família diz que São Petersburgo é a cidade mais linda do mundo, já foi três vezes nos últimos anos, mas as pessoas não são muito receptivas, principalmente em Moscou. Um dia eu vou! Quero a continuação!

    1. Queridíssimo Alexandre! Como vai você, amigo? Adoro seus comentários. Você não tem idéia de como me incentivam!
      Realmente, viajar naquela época para esses lados do planeta não foi fácil. Nossa passagem da Rússia para a Polônia foi algo inesquecível. Ficamos horas na aduana, cercados por espelhos enquanto éramos revistados. Nossas malas – éramos mais de 35 passageiros – e bolsas foram rigorosamente vistas, revistas, apalpadas, sacudidas. Até a sandália de borracha de meu amigo foi apalpada. O guia teve que se despir em um banheiro que em matéria de limpeza era zero. Conto mais tarde, em detalhes. O negócio é que tenho pouco tempo para escrever, sabe, Alexandre.
      Agora mesmo voltei de uma segunda viagem à El Calafate e estou com mais de mil fotos na máquina.
      Sua amiga tem toda razão: São Petersburgo, imagino que seja atualmente a cidade mais linda do mundo. Naquela época já se mostrava bela mesmo com o pouco que vimos.
      O contato que tivemos com os russos foi nenhum. Aliás, com uma guia simpaticíssima que falava espanhol e que nos acompanhou pelos 12 dias em que ficamos em território Russo. Na fronteira, quando se despediu, presenteei-a com um brinco lindo do qual ela não tirava o olho. Tirei-o da orelha e a entreguei. A criatura quase chorou, Alexandre!… Foi uma viagem que eu diria… sofrida; sofrida pelo que presenciamos. Mas, valeu.
      Abraços, querido! E mais uma vez agradeço por seu comentário, sempre bem-vindo. Marilia.

      1. Oi, Marilia.
        Foi praticamente uma viagem à Coréia do Norte, em termos de restrições. Vou esperar os detalhes da continuacao.
        No momento estou me preparando para ir à Islândia no mês que vem! Contando os dias!

        1. Oi, Alexandre! Já vi que você também gosta de viajar por países fora do feijão-com-arroz.
          Tenho certeza de que vai curtir muito essa viagem. Nossa! Fantástico! Parabéns pela opção.
          Conselho das mães de antigamente: “Meu filho, não se esqueça de levar o casaquinho!”.
          Boa Viagem, Alexandre!
          E quanto às restrições, também passei perrengue com uma amiga, em 1988, quando saímos de Israel para o Egito. Você não imagina o sufoco que passamos. E eu, amigo, sem falar nada de inglês e o pessoal da alfândega sem falar nada de espanhol ou francês. Conto depois.
          Abraços da Marilia.

          1. Obrigado! Vou levar casaquinho e casacão, não tem como. A ordem lá, pelo menos na primavera/verão, é a mesma de El Calafate: vestir-se em camadas. Pode fazer “calorzinho”, frio, muito frio e até nevar!

            É pelos perrengues que a gente viaja e aprende, né?

            Um abraço!

  2. Amiga!!! Que aventura!!! rs
    Como sempre, seus textos são recheados de informações turísticas, detalhes históricos relevantes, muita lembrança boa, emoção e … são sempre muito divertidos!
    Adorei!
    Aguardando a continuação da saga.
    Confesso que fiquei com meu rabinho abanando de vontade de visitar a Rússia. Pena que moramos num país onde se cobram muitos impostos, que dificultam a vida de aventureiros, como nós,
    Mas, um dia eu vou!
    Beijos!!!

    1. Olá, Angela!
      Essa viagem foi, realmente, uma saga. Estou escrevendo a continuidade. Logo de cara, uma visita ao campo de concentração de Auschwitz. Depois, uma visita a uma mina de sal a 300 m de profundidade, na Cracóvia. Fenomenal! E mais: as horas que passamos na aduana Russia/Polônia, em que nosso guia teve que ficar nu para ser revistado – não sei onde, até agora… -, o estado em que deixaram nossas malas ao revirá-las (até sandálias Havaianas eram apalpadas), a revista de nosso ônibus, e a passagem para a Polônia, que se resumia a uma linha marcada no chão daquela pocilga. Aguarde. Agora, miga, tudo é festa… Bjks.

    2. Amiga, quando estiver a fim de visitar a Rússia (Moscou e San Petersburgo – é só!), escolha um país que deseje visitar para fazer sua conexão. Saímos de Amsterdã, mas, evidentemente, há muitos outros. Reserve mais tempo para San Petersburgo. A cidade é belíssima! Tenho vontade de voltar, principalmente agora. Bjks e obrigada pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *