BRASIL . SANTA CATARINA . FLORIANÓPOLIS . CONFRARIA SANTO ANTONIO – Onde Saborear Uma Boa Pizza.

 

SANTO ANTONIO DE LISBOA

destaca-se pelo colorido de seus casarões, pela beleza e riqueza da Igreja de N. S. das Necessidades, pela tranquilidade de seus habitantes, que é compatível com a quietude do mar, e por ser um dos polos gastronômicos de Florianópolis.

IMAGEM DESTACADAParcial da Praça principal de Santo Antonio de Lisboa.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Conforme já escrevi, mas não me custa repetir, Santo Antonio de Lisboa é um bairro histórico da Ilha de Santa Catarina, acariciado pelo vai e vem de um mar que prima pela serenidade e encantado pela suave música que se desprende de suas preguiçosas ondas.
Esta paisagem é a que emoldura os vários restaurantes que fazem sucesso na orla, incluindo a Confraria Santo Antonio.

Casarões bem conservados da época da chegada dos açorianos à Ilha de Santa Catarina (1748) são atrações do bairro de Santo Antonio de Lisboa.
A Igreja de N. S. das Necessidades da Praia Comprida, construída entre 1750 e 1756.
A Igreja de N. S. das Necessidades da Praia Comprida, construída entre 1750 e 1756.

Em primeiro plano da foto abaixo, vê-se um pouco da primeira rua a ser calçada no Estado de Santa Catarina! Este calçamento, conhecido como “pé-de-moleque”, foi inaugurado por ocasião da visita de D. Pedro II e sua mulher, a Imperatriz Tereza Christina, ao local onde hoje é a Praça Roldão da Rocha Pires.
Para a ocasião, inauguraram também o sobrado na esquina dessa mesma rua, em frente ao mar, para abrigar o Imperador e sua consorte. Sua visita ao bairro ocorreu em 21/11/1845.

Praça Roldão da Rocha Pires.

Alguns restaurantes e lojas de artesanato ocupam esses prédios históricos, e a Confraria de Santo Antonio é um deles. Ocupa lugar de destaque na Praça Roldão da Rocha Pires, sendo o primeiro prédio que se vê logo na chegada ao bairro.

 

 

 

 

O CARDÁPIO

é variado e as sugestões fogem das combinações tradicionais de sabores.
E por falar no cardápio, um resumo interessantíssimo da história da Confraria é contado em sua primeira página – costume adotado por alguns restaurantes do bairro. Vale à pena a leitura.
A confraria é perfeita: une aconchego, excelente atendimento, História e sabor de seus pratos.

ABAIXO

Dependendo da fome de cada um, garanto de uma pizza poderá servir até 3 pessoas. E mais: uma porção de molho de queijo acompanhou a pizza. Nada diet ou light, mas… pecar pela gula uma vez ou outra, que mal faz?

 

O molho de queijo saborosíssimo que acompanhou a pizza.

 

Foto em Santo Antonio de Lisboa, em que se vê, ao fundo, a Igreja de N. S. das Necessidades.
Ao fundo, a Igreja de N. S. das Necessidades, linda em sua simplicidade.

    

À noite, a Confraria é uma viagem no tempo. Por sua localização privilegiada, cercada por prédios da época da colonização açoriana por todos os lados, a sensação que sempre tenho é a de que voltei no tempo. Adoro!

SUGESTÃO

Ao visitar Florianópolis, não se esqueça de passar por Santo Antonio. De dia, deixe-se hipnotizar por suas cores e sabores e bela tranquilidade das ondas quebrando suavemente na beira da praia.
E quando a noite chega, as cores mudam seu tom sob a luz dos lampiões, mas os sabores são os mesmos. É hora de passar na igreja para agradecer seu dia e…, como ninguém é de ferro, saborear uma bela pizza na Confraria. Por que não?


“Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma.” – Ribeiro Couto (fuiserviajante.com)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *