BRASIL . PARANÁ . CURITIBA – MESQUITA IMAM ALI IBN ABI TÁLIB – Lugar de Orações e Respeitável Atração Turística.

A MESQUITA Imam Ali Ibn Abi Tálib abriga xiitas e sunitas sob o mesmo teto, sem valorizar as diretrizes políticas e crenças adotadas por cada grupo. O que importa é o sentimento religioso que os une nas mesmas orações, o bom convívio.
Nossa visita à mesquita foi tranquila. Ficamos à vontade pelo tempo que achamos necessário no salão principal, fotografamos sem qualquer impedimento, e depois fomos conhecer a livraria e a boutique.

 

IMAGEM DESTACADA Painel localizado atrás do púlpito de madeira do salão de orações.

 

 

VISITAS À MESQUITA

R. Kellers, 383 – São Francisco, Curitiba – PR
Diariamente a Mesquita está aberta à visitação, nos seguintes horários:
De 2ªfeira a 6ª feiras – de 9.00 h às 12.00 h.
Sábados – Das 9.00 h às 11.30 h.
Domingos – Das 10.00 h às 13.30 h.

COMO SE VESTIR PARA ENTRAR NA MESQUITA?

As visitantes deverão ter sua cabeça e o corpo cobertos. Felizmente, véus são oferecidos às visitantes a fim de que se enquadrem nos preceitos religiosos islâmicos. Não fosse esta generosidade muitas de nós teriam suas visitas frustradas. Mulheres com vestimentas mais fechadas recebem apenas um hijab para cobrir a cabeça. Mulheres com partes do corpo mais à mostra recebem um véu que lhes cobre da cabeça aos pés.
A mesquita é totalmente forrada por tapeçaria persa, porque os fiéis fazem suas orações no chão. Por este motivo os calçados ficam do lado de fora. 

UM POUCO DE HISTÓRIA

Sua inauguração foi em 1972. A Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib é fruto da necessidade de os árabes que chegaram a Curitiba entre as décadas de 50 e 60, professarem sua religião em local adequado. O templo é belíssimo e abre à visitação para todos, gratuitamente, nos dias e horários informados acima.
A espaço onde está a livraria e a boutique oferece maravilhas importadas dos países árabes e a preços muito convidativos, incluindo roupas, acessórios, artigos para decoração tais como tapetes e passadeiras, louças, etc.

OS IMIGRANTES ÁRABES

chegaram ao Brasil em busca de um lugar onde suas famílias permanecessem longe dos conflitos motivados por intolerância religiosa e que dispensam comentários. Chegaram imigrantes sunitas e xiitas oriundos do Líbano, Iraque, Síria e outros países. Adquiriram um terreno no Alto São Francisco, em Curitiba, e.. “mãos á obra” – eles mesmos ergueram a bela mesquita.

 

MULHERES NA MESQUITA

As mulheres têm lugar reservado para orar nos templos e podem fazer suas orações diárias em casa. A mesquita leva em conta seus afazeres domésticos e cuidados com os filhos e por estes motivos procura facilitar suas vidas.
A parte reservada para as mulheres nas mesquitas não é uma questão de machismo. Pelo contrário, existe a preocupação de preservá-las de olhares maliciosos. Sob a ótica islamita, o corpo da mulher é um templo divino e por isso obrigam-nas a se cobrir com roupas largas a fim de camuflar seus contornos. Homens só podem tocar em mulheres que sejam filhas, mães, esposas e irmãs. Este mandamento serve também para as mulheres, as quais não podem tocar em homens que possam ser futuros maridos. Primos e tios, por exemplo, estão inseridos neste contexto.
A separação também se deve à posição nada convencional de oração dos muçulmanos – prostrados, com a testa encostada no chão e 
os quadris levantados. Esta posição é idêntica para homens e mulheres.
Certamente haveria mais constrangimento para uma mulher, caso acontecesse de ter que orar em frente a um homem.

 

Esta parte do interior da mesquita mostra o biombo que resguarda as mulheres no salão principal. Estas, em menor número, ficam atrás do biombo para orar.
Esta parte do interior da mesquita mostra o biombo que resguarda as mulheres no salão principal. Estas, em menor número, ficam atrás do biombo para orar.

 

No salão de orações há painéis que explicam os pormenores dos seguidores do islamismo.
No salão de orações há painéis que explicam pormenores a respeito dos seguidores do islamismo.

 

Algumas das principais perguntas comumente efetuadas pelos não muçulmanos fazem parte de um dos painéis.
Algumas das principais perguntas comumente efetuadas pelos não muçulmanos fazem parte de um dos painéis.
Neste outro painel, a mesquita mostra as estatísticas dos países com maior números de fiéis islâmicos no mundo.
Neste outro painel, a mesquita mostra as estatísticas dos países com maior números de fiéis islâmicos no mundo.

 

 

 


   

Detalhe do tapete mostrado na foto acima.
Detalhe de um dos tapetes que forram o piso da mesquita. Esta peça belíssima figura na foto acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *