BRASIL . RIO GRANDE DO NORTE . URCA DO TUBARÃO – Boa Mesa e Diversão Garantida em Touros.

A título de esclarecimento: o restaurante, pousada e cachaçaria Urca do Tubarao não fica em São Miguel do Gostoso!

A Urca (urca é um tipo de embarcação à vela, de dois mastros) há muito atracou na margem da RN-221 entre São Miguel do Gostoso e Touros; qualquer pessoa, seja de São Miguel, de Maracajaú ou até mesmo de Natal, saberá lhe dizer aonde fica. Mas, como não custa nada ajudar, aqui vai o endereço: Praia de São José de Touros. Telefones: (84) 3693-2090, (84) 9152-4314.

Sr. Edson, proprietário da Urca, descobriu uma das fórmulas do sucesso: aliou criatividade na decoração dos ambientes à simpatia, bom humor e hospitalidade com que recebe quem ultrapassa “os umbrais de sua mansão”. Tenho convicção de que esses foram os pontos de partida que contribuíram para incluir a Urca dentre os notáveis do Rio Grande do Norte.
Chama atenção, faz sucesso, rende diversas reportagens para TVs e vídeos para o canal Youtube, sem contar com as indicações da vizinhança. Vizinhança, que fique bem claro, que ultrapassa os limites do município!

A Urca do Tubarão também é pousada! Porém…, é mais apreciada pelo restaurante que, merecidamente, conquistou os paladares mais exigentes pela excelência de sua cozinha. Capitão Edson é quem comanda esse navio.

Todo seu acervo – centenas de peças de época – fica exposto nos ambientes, ao sabor da curiosidade dos visitantes. Edson não se importa com aquele olhar de ponta de dedos. Pelo contrário, aprecia o interesse dos turistas pelas antiguidades, explica com satisfação alguns detalhes e ainda faz piadas e trocadilhos a respeito de algumas.

No rápido vídeo que segue abaixo, ele explica como funciona um balanço manual/digital.
Trata-se de uma estrado do tamanho de um colchão, suspenso por cordas.  A pessoa se deita sem calçado e, com os as plantas dos pés e os braços, empurra as cordas que seguram o tal balanço.
Devido a esses impulsos o balanço se movimenta e vai aumentando a velocidade. Seu Edson mostra o porquê de esta peça ser digital (impulso com os pés) e manual (impulsionado com os braços). Figura ímpar, o próprio Edson é atração turística. Clique aqui e veja o clip de segundos.

O RESTAURANTE
foi decorado com peças originais de diversas épocas, tais quais vitrolas, cadeira de barbeiro, máquinas de escrever, sofás, mesas e cadeiras, rádios de tamanhos, marcas e modelos diferentes, secadores de cabelo e muitos outros objetos que o proprietário garimpou e levou para a pousada.

Clique de Samantha P. B. G.

Seu Edson deixa todos à vontade. Caso você queira pegar um dos 5.000 LPs e colocá-lo pra rodar no pick-up da vitrola dos anos 50, poderá fazê-lo numa boa.

NA CACHAÇARIA,
uma das paredes é coberta por capas de Long Plays antigos que ele chama de “últimos lançamentos” – lançaram-nos no lixo e ele os pegou – e pôsteres de artistas famosos.

As apresentações dos tipos de cachaça têm um ritual que Sr. Edson cumpre rigorosamente.
A seleção do lacre das garrafas…
O momento do fechamento da garrafa com uma rolha que entra no gargalo graças à algumas porretadas que Sr. Edson chama de “braço mecânico”…

A cachaça é engarrafada, fechada e lacrada na hora, na frente do freguês, com o auxílio de um secador de cabelo! Mesmo no caso de o comprador não querer consumí-la a curto prazo, trata-se de um acabamento indispensável.
São envelhecidas em barris de cumaru e umburana e, se não me falha a memória, em mais um tipo de madeira de cujo nome não me recordo…

Poster raro que o professor exibe com orgulho: Miriam Rios, bem jovem, apresentando o lançamento de uma moto.

Ministros, jornalistas, humorista, cantores, compositores, médicos afamados já visitaram o restaurante.

Na Urca do Tubarão desfrutamos de momentos divertidíssimos por conta do bom humor de Seu Edson.
Brindamos à vivência de situações especiais em família, e à delicia de peixada que saboreamos em um dos locais mais alto astral que conhecemos. Diga-se de passagem, o peixe foi um dos melhores que degustamos na viagem. Zeus, certamente, morreria de inveja.

Foto mico, literalmente.

A Urca é mais uma dica de passeio para quem está em Natal, Maracajaú ou São Miguel do Gostoso.
Dista do Marco Zero da BR 101 em apenas 13 km, do Centro de Touros em 16,8 km e de São Miguel em mínimos 7 km.

No canal Youtube encontrei um vídeo de um senhor de nome Marcus Fraga que poderá lhe dar uma idéia do alto astral que domina a Urca do Tubarão. Clique aqui e veja como o professor Edson mudou radicalmente sua vida: de professor de química a proprietário bem sucedido de uma pousada/restaurante/cachaçaria. Para deleite de todos nós.

Como estávamos próximos ao ponto inicial da BR-101, em Touros, fomos até lá.

Monumento indicativo da cidade de Touros.

A RODOVIA
foi construída pelo exército e atravessa 12 Estados brasileiros. No Nordeste, o Quilômetro Zero está em Touros; e no Sul, o último quilômetro está na cidade de São José do Norte, no Rio Grande do Sul.
A respeito do final da BR-101, encontrei um site muito interessante que faço questão de indicar pelas informações preciosas que contém. Caso tenha ficado interessado, basta clicar aqui.


Nada melhor para ilustrar o “Km 0” da BR 101 do que esta sequencia de fotos mico.

 

1 – Flutuação Rio Punaú
2 – Pousada Enseada do Gostoso.

2 comentários em “BRASIL . RIO GRANDE DO NORTE . URCA DO TUBARÃO – Boa Mesa e Diversão Garantida em Touros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *