BRASIL . RIO DE JANEIRO . ARPOADOR – Parque Garota de Ipanema.

FOTO DESTACADA: Praia de Ipanema ao amanhecer. Clique de Marcelo B. A.

Endereço Parque Garota de Ipanema: rua Francisco Otaviano, ao lado da Escola Municipal Castelnuovo.

Não poderia deixar de postar esse “momento lindo” pelo qual passaram as praias do Leme, Copacabana, IpanemaLeblon e Praia Vermelha, na Urca, alvos de noticiários que destacam suas águas limpas e transparentes.

A bem da verdade, raras vezes temos oportunidade de ver o mar tão livre das habituais agressões de seus frequentadores – lixo de toda espécie. Aliás, mar e areia. Lembro-me perfeitamente das areias finíssimas da Praia de Copacabana na época em que a orla contava com apenas uma pista de mão dupla. Areia prá ninguém botar defeito: sob a luz de sol forte eram brancas de quase cegar e assobiavam sob nossos pés ao caminharmos. Bons tempos.

No Posto VI, os detritos eram, em sua maioria, provenientes das amendoeiras que há anos testemunham a degradação daquela que um dia fez jus a seu título de realeza:  Princesinha do Mar.

PEDRA DO ARPOADOR e PARQUE GAROTA de IPANEMA
Na segunda-feira, dia 08 de junho, não me furtei ao prazer de tomar um bonito banho de mar no Arpoador. E fiz mais: caminhei na pedra, coisa que nunca fiz desde 1981 quando vim morar em Copacabana em rua próxima a essa ponta tão famosa de Ipanema.

Lá de cima vislumbra-se a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e as Praias de Ipanema e Leblon, de um lado; a Praia do Diabo, a Praia do Forte (não acessível ao público) e o Pão de Açúcar, do outro. Na diagonal está o Arquipélago das Cagarras, formado por sete ilhas e rochedos, dentre os quais figuram: Cagarra, Comprida, Filhote da Cagarra, Laje da Cagarra, Matias, Palmas e Praça Onze.
Interessante ressaltar que o Arquipélago das Cagarras, decretado área de preservação ambiental em 13 de abril de 2010, fica próximo ao emissário submarino responsável pelo lançamento de esgoto de toda a zona sul da cidade, incluindo São Conrado.
A distância da Praia de Ipanema ao arquipélago é 5 km enquanto da praia ao final do emissário é de 3.6 km. E como não entendo desse assunto tão específico, paro por aqui.

DE ONDE VEM O NOME  “CAGARRAS” ?
E por falar em cocô: aquele aspecto branco “marmorizado” que vemos em alguns rochedos do arquipélago, é resultado de fezes ricas em cálcio excretadas pelas aves marinhas que habitam as ilhas.
Cagarras seria uma derivação de Ilha Cagado, nome bem apropriado. Clique AQUI para detalhes interessantes a respeito do assunto.

NOTA: E por falar em Cagarras aqui vai uma notícia interessante – a reportagem é de Carolina Ribeiro (carolina.ribeiro@oglobo.com.br) – que saiu na Revista O GLOBO de 12.2.2017 na pag. 26.
Cariocas (e não cariocas, claro), estão embarcando em saveiros ou lanchas cujo destino específico é o arquipélago das Cagarras.
As embarcações partem da Marina da Glória ou do Bar Urca.
As condições de navegabilidade são checadas antes das partidas a fim de que o passeio não se torne uma tormenta.
A reportagem mostra a foto de uma integrante do Rio Stand Up Paddle, que rema de Ipanema ao arquipélago!
A moça prova a força das mulheres (que não é novidade prá ninguém) e ainda mostra que nem todo felino (trata-se de uma gata) tem medo d’água.

DE VOLTA AO ARPOADOR
Na praia há barracas que alugam cadeiras, guarda-sóis e pranchas para a prática de stand-up padle e surf.
Há um quiosque com cadeiras na calçada que oferece refrigerantes, água, biscoitos etc, de onde você poderá apreciar confortavelmente o por do Sol no Verão caso encontre lugar, obviamente. Um ritual semelhante ao da Duna do Por do Sol de Jericoacoara, é aplaudido merecida e efusivamente.
Esta ponta chamada Arpoador ainda conta com um parque denominado Garota de Ipanema: ponto de encontros de namorados, de mães que levam seus filhos para brincar, de idosos que contam com aparelhos especiais para se exercitarem, de pausas para descanso e aonde vez ou outra artistas de todos os gêneros mostram suas habilidades em excelentes shows.
A propósito, segundo Rosa Cristal, minha amiga pitaqueira do blog, antigamente, este parque chamava-se “beijódromo” por motivos óbvios.
O Garota de Ipanema foi criado em 1978 e abre diariamente de 6.00 às 19.00 horas.

IPANEMA
Não poderia deixar de registrar aqui no blog as últimas horas do horário de Verão de 2017, clicadas por meu amigo e pitaqueiro Marcelo B. A.
O casal Claudinha e Marcelo participa de um grupo super disciplinado que antes das seis da manhã se exercita em uma das redes de vôlei de Ipanema.
O dia de ambos é agitadíssimo, mas não abrem mão desse encontro nem quando chove!
E foi Marcelo quem fotografou Ipanema ao amanhecer. Obrigada, amigos, pelas lindas fotos.

Acima e abaixo: fotos de autoria de Marcelo B. A.

Estátua do cantor e compositor TOM JOBIM, inaugurada em 08 de dezembro de 2014.
Praia do Arpoador, Ipanema, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea. Toda essa maravilha em uma tacada só.
Praia de Ipanema, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea vistos da Pedra do Arpoador.

 

Pedra do Arpoador

 

Calçadão do Arpoador. À esquerda, as grades do Parque Garota de Ipanema. O acesso a este parque dá-se por duas entradas: uma delas aparece discretamente nesta foto. A outra é pela rua Francisco Otaviano.

 

Cristalinidade e tranquilidade nas águas do Arpoador e Ipanema.

 

Pedra do Arpoador.

 

Praia do Diabo vista da Pedra do Arpoador.

Resistir a um mergulho… Quem há de?

Cinco quilômetros separam a praia do arquipélago, e mesmo assim é visível o paredão branco descrito no texto acima.
Praia do Diabo, Forte Copacabana e Pão de Açúcar ao fundo.

 

Contrastes: no Largo do Milor Fernandes, a biblioteca “self-service” contrasta com a bicicleta presa ao poste com tranca.

O beijódromo – Parque Garota de Ipanema.

 

Neste mesmo parque Romero Brito deixou sua marca “pop-art” , trabalho executado em mosaicos da fábrica Vidrotil.

 

img186

 

6 comentários em “BRASIL . RIO DE JANEIRO . ARPOADOR – Parque Garota de Ipanema.

  1. ME LEMBRO DO TEMPO QUE O PARQUE GAROTA DE IPANEMA ERA VULGARMENTE CHAMADO DE BEIJODROMO, PELA GRANDE QUANTIDADE DE CASAIS QUE IAM NAMORAR NOS BANQUINHOS, TROCANDO BEIJOS E OLHANDO O MAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *