Não poderia deixar de postar esse “momento lindo” pelo qual passam, constantemente, as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon e Praia Vermelha, na Urca, alvos de noticiários que destacam suas águas limpas e transparentes.
FOTO DESTACADA – Praia de Ipanema ao amanhecer. Clique de Marcelo B. A.
1 – A PRAIA DE COPACABANA de ANTIGAMENTE
Raras vezes temos oportunidade de ver o mar tão livre das habituais agressões de seus frequentadores – lixo de toda espécie. Aliás, mar e areia.
Lembro-me perfeitamente das areias da Praia de Copacabana na época em que a orla contava com apenas uma pista de mão dupla. Areias prá ninguém botar defeito, que sob a luz do sol forte irradiavam uma luminosidade tão intensa, que era preciso proteger os olhos. Areias finíssimas que assobiavam sob nossos pés ao caminharmos. Bons e saudosos tempos.
No Posto VI, os detritos eram, em sua maioria, provenientes das amendoeiras que há anos testemunham a degradação daquela que um dia fez jus a seu título de realeza: Princesinha do Mar.
2 – PEDRA DO ARPOADOR e PARQUE GAROTA de IPANEMA
Na segunda-feira, dia 08 de junho, não me furtei ao prazer de tomar um bonito banho de mar no Arpoador. E fiz mais: caminhei na pedra, coisa que nunca fiz desde 1981 quando vim morar em Copacabana em rua próxima a essa ponta tão famosa de Ipanema.
Desta ponta, avistamos a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e as Praias de Ipanema e Leblon, de um lado. Do outro, vemos a Praia do Diabo bem ao lado, a Praia do Forte (não acessível ao público) e o Pão de Açúcar. Na diagonal está o Arquipélago das Cagarras, formado por sete ilhas e rochedos. As ilhas chamam-se Cagarra, Comprida, Filhote da Cagarra, Laje da Cagarra, Matias, Palmas e Praça Onze.
3 – O ARQUIPÉLAGO DAS CAGARRAS x EMISSÁRIO SUBMARINO
Interessante ressaltar que o Arquipélago das Cagarras, decretado área de preservação ambiental em 13 de abril de 2010, fica próximo ao emissário submarino responsável pelo lançamento de esgoto de toda a zona sul da cidade, incluindo São Conrado. Interessante, não? Preserva-se por um lado e por outro rega-se com cocô por cima e por baixo.
A distância da Praia de Ipanema ao arquipélago é 5 km enquanto da praia ao final do emissário é de 3.6 km. E como não entendo desse assunto tão específico, paro por aqui.
3.1 – DE ONDE VEM O NOME “CAGARRAS” ?
E por falar em cocô, aquele aspecto branco “marmorizado” que vemos em alguns rochedos do arquipélago, é resultado de fezes ricas em cálcio excretadas pelas aves marinhas que habitam as ilhas.
Cagarras seria uma derivação de Ilha Cagado, nome bem apropriado. Clique AQUI para detalhes interessantes a respeito do assunto.
3.2 – NOTA
Segue abaixo uma notícia interessante a respeito das Cagarras . A reportagem é de Carolina Ribeiro (carolina.ribeiro@oglobo.com.br), publicada na Revista O GLOBO de 12.2.2017 na pag. 26.
Cariocas (e não cariocas, claro), estão embarcando em saveiros ou lanchas cujo destino específico é o arquipélago das Cagarras. As embarcações partem da Marina da Glória ou do Bar Urca.
As condições de navegabilidade são checadas antes das partidas a fim de que o passeio não se torne uma tormenta.
3.3 – A NOTA DA NOTA
A reportagem mostra a foto de uma integrante do Rio Stand Up Paddle, que rema de Ipanema ao arquipélago! A moça prova a força das mulheres (que não é novidade prá ninguém) e ainda mostra que nem todo felino (trata-se de uma gata) tem medo d’água.
2.1 – DE VOLTA AO ARPOADOR
Na praia há barracas que alugam cadeiras, guarda-sóis e pranchas para a prática de stand-up padle e surf.
Há um quiosque com cadeiras na calçada que oferece refrigerantes, água, biscoitos etc, de onde você poderá apreciar confortavelmente o por do Sol no Verão caso encontre lugar, obviamente. Um ritual semelhante ao da Duna do Por do Sol de Jericoacoara, é aplaudido merecida e efusivamente.
2.2 – FINALMENTE, O PARQUE GAROTA DE IPANEMA
Esta ponta chamada Arpoador ainda conta com um parque denominado Garota de Ipanema – ponto de encontros de namorados, de mães que levam seus filhos para brincar, de idosos que contam com aparelhos especiais para se exercitarem, de pausas para descanso e aonde vez ou outra artistas de todos os gêneros mostram suas habilidades em excelentes shows.
A propósito, segundo Rosa Cristal, minha amiga querida, antigamente, este parque tinha o apelido de “beijódromo” por motivos óbvios.
O Garota de Ipanema foi criado em 1978 e abre diariamente de 6.00 às 19.00 horas.
2.3 – DE NOVO, IPANEMA
Não poderia deixar de registrar aqui no blog as últimas horas do horário de Verão de 2017, clicadas por meu amigo Marcelo B. A.
O casal Claudinha e Marcelo participa de um grupo super disciplinado que antes das seis da manhã se exercita em uma das redes de vôlei de Ipanema.
Aconteceu, que no ano passado, em agosto de 2024, encontramo-nos em um jantar com outros amigos, a convite de meu ex companheiro de viagens, M.N.
Comemorávamos seu aniversário. Na saída do restaurante, tomamos rumos diferentes.
2.4 – MAS, COPACABANA, NÃO FICOU DE FORA!
Porém, como Marcelo B.A. iria em direção ao Posto VI e Paulo M.S. também, Marcelo teve a feliz idéia de convidar o casal Paulo M.S. e Simone para voltarem a pé para casa, a fim de aproveitar a brisa fresca da Avenida Atlântica, caminhar após e jantar e baterem um papo. Pois bem! Essa caminhada rendeu um convite diferente de parte de Marcelo para Paulo – jogar vôlei nesta rede a que me referi ali acima.
2.5 – CONVITE ACEITADO,
no dia seguinte lá estava Paulo devidamente paramentado nas areias de Ipanema, pronto para o saque inicial. Esse jogo, graças ao convite de Marcelo, rendeu frutos e não demorou para que formassem um grupo de amigos, incluindo os familiares.
O dia de todos é agitadíssimo, mas não abrem mão desse encontro no Coqueirão nem quando chove! Segundo Marcelo, o point é chique porque fica entre Joana e Maria, duas famosas ruas de Ipanema entre os postos 9 e 10. Gente fina é outra coisa…
E foi Marcelo quem também fotografou Ipanema ao amanhecer e ilustrou esta postagem com fotos maravilhosas e muita história. Obrigada, amigos, pela oportunidade de poder relatar esses momentos.







Em cima e embaixo – Fotos da Pedra do Arpoador, clicadas na própria Pedra.

Apesar de o paredão branco da Ilha Cagarra estar afastado das praias do Arpoador, Ipanema e Leblon em 5 km, ainda assim é visível a olho nu.
Praia do Diabo, Forte Copacabana e Pão de Açúcar ao fundo.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA - À esquerda, Romero Brito deixou sua marca "pop-art", trabalho executado em mosaicos da fábrica Vidrotil.
E à direita, está o "Beijódromo".
Como não pensar em poesia diante de um paraíso como Arpoador
Fotos que traduzem pedaços do paraíso
Amada primana, tudo bem? Feliz. Muito feliz em tê-la como companhia aqui em meu pedaço. Beijocas.
ME LEMBRO DO TEMPO QUE O PARQUE GAROTA DE IPANEMA ERA VULGARMENTE CHAMADO DE BEIJODROMO, PELA GRANDE QUANTIDADE DE CASAIS QUE IAM NAMORAR NOS BANQUINHOS, TROCANDO BEIJOS E OLHANDO O MAR.
Rosinha… Não sabia. Tá aí. Vou colocar no blog. Vc tem idéia da época? Obrigada pela passagem por aqui. Vc, como sempre, prestigiando meu trabalho. Beijosss
Anos 70, 80, 90 …
Olá, Norma! Obrigada por seu comentário. Abraços e muito sucesso em sua vida. Sonhe sempre…