SAINT RAPHAEL,
na Côte d’Azur, não é um balneário badalado como Cannes, Nice, Saint Tropez, Antibes ou Saint-Jean-de-Cap-Ferrat e, pelo que me consta, nunca foi lugar que tenha virado moda por conta de algum famoso que tenha passado por lá.
E por estar assim quietinho, quando se fala em seu nome quase ninguém sabe aonde fica. Por incrível que pareça, até amigos que já estão cansados de viajar mundo afora, nunca ouviram falar em Saint Raphael, e cá prá nós não sabem o que estão perdendo!
IMAGEM DESTACADA – Flores plantadas nos canteiros da Avenida
ONDE FICA SAINT RAPHAEL?
O balneário de Saint Raphael está, literalmente, colado em Frejus.São duas comunas distintas no departamento do Var, na região da Provence-Alpes-Côte d’Azur, embora se possa pensar que seja uma cidade só.
O museu, a catedral, os jardins zoológico e botânico estão em Frejus,enquanto que em St.Raphael sobressaem os passeios pelo mar e também os esportes náuticos.
Em 2013, o trem em que íamos para Mônaco parou na estação de St. Raphael e, pelo que observei nesta rápida passada pelo balneário, aquele pedacinho de cidade muito interessante despertou-me a curiosidade. Como tivemos oportunidade, no ano seguinte fomos até lá e não nos arrependemos.
ASPECTO DO BALNEÁRIO
O mar é azul, tranquilão, limpo (nem precisava dizer, mas fiz questão de reforçar) e a praia é de areia fina. A cidade é elegante. A avenida beira-mar é emoldurada por prédios construídos para a alta classe, e o número de embarcações no porto confirmam.
Saint Raphael não é uma cidade do porte de Nice, embora tenha ares de uma cidade bem maior do que realmente é por comportar mais de 34 mil habitantes; é maior que Menton.
A cidade é moderna, limpíssima, parece tranquila e é toda arrumadinha. A impressão que tive, foi a de alguém tinha acabado de passar um aspirador de pó nas ruas e gramados. Dista em 67 km de Nice. Viajando em transporte público o trajeto leva quase uma hora.
DICAS
Porque essa orientação? Pelo seguinte: caso o turista esteja em Nice, mas queira tomar um banho de mar tranquilamente, beeem diferente daquele “agito” de Nice, onde o banhista corre o risco de alguém espetar uma barraca de praia em seu umbigo, Saint Raphael é o lugar ideal. Ah! E sem aquelas pedras incômodas que o obrigam a caminhar como se estivesse pisando em uma cama de faquir.
Para quem sofre de esporão calcâneo, fascite plantar ou neuroma, por exemplo, melhor não arriscar e procurar uma praia que não seja de pedra. Cannes e Villefranche-sur-Mer também têm praia de areia e ficam ao lado de Nice. Recado dado.
SAINT RAPHAEL, UMA CIDADE FLORIDA
A avenida que beira o mar é emoldurada por modernas construções. Estes prédios que chamam tanta atenção por suas arquiteturas e que conferem muito charme à cidade, foram construídos entre a linha do trem e o mar, formando uma longa moldura para as principais avenidas litorâneas. Para completar a beleza da cidade, as calçadas fazem as vezes de floreiras, e um jardim muito bonito estende-se à beira-mar. Saint Raphael, em junho de 2014, parecia estar preparada para uma grande festa devido à quantidade absurda de flores que víamos em todos os lados.
UM LUGAR ESPECIAL PARA OS CACHORROS
Saint Raphael é tão organizada que até em um espaço reservado para os cachorros “ficarem à vontade” foi pensado.
Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma. (Ribeiro Couto)
Linda mesmo, sem as flores lembra a Barra aqui no Rio. Amei o mar, tão calmo e tão azul.
Rosinha, esta cidade é uma tetéia. Já imaginou os calçadões das Avenidas Atlântica e Vieira Souto com estas flores? Bah!… Beijocas de mim.