2º DIA na ROTA: JericoacoaraLagoas do Paraíso e Azul.

Jeri mudou muito, e foram mudanças radicais para melhor no curto espaço de cinco anos!
O ar bucólico de 1984, em que só se chegava à Jericoacoara atravessando as dunas a pé e com burros carregando sua bagagem, já era.

IMAGEM DESTACADA – Lagoa Azul

COBRANÇA DA TTS PARA O TURISTA ENTRAR EM JERI

A (ex) Vila está situada em um Parque Nacional. Por este motivo, para o turista se deixar encantar por sua beleza tem que pagar a TTS – Taxa de Turismo Sustentável, no valor ínfimo de R$5,00 por pessoa e por dia de permanência na Vila. Por enquanto, Jeri não pode engordar nos quadris e só isso já é uma vantagem; isto é, a Vila não pode crescer para os lados.
Ontem, 20/10/2023, dei uma olhada no Google Maps para procurar hospedagem para um amigo e levei outro susto. A impressão que tive, foi a de que todos os habitantes de Jericoacoara transformaram seus imóveis em hotéis e pousadas e foram morar em outro lugar.

AS MUDANÇAS SÃO RADICAIS, MAS PARA MELHOR…

Há 5 anos o burburinho da antiga aldeia de pescadores começava pouco depois de a moçada assistir ao Por-do-Sol (sim, com letras maiúsculas) do alto da duna de mesmo nome.
A noite era agitada devido ao nível descontrolado dos autofalantes que alimentavam a animação dos irrequietos na rua Principal. No mais, a barulhada vinha de buzinas de buggys, ronco de motores de quadriciclos e burburinho de restaurantes funcionando em quintais e varandas.

Essa agitação não varava madrugadas e continua assim; prá ser sincera, esse comportamento diminuiu consideravelmente após as modificações prá melhor pelas quais tem passado.

JERI, UMA VILA ORGANIZADA

Na rua Principal, agora ocupada por barraquinhas de batidas incrementadas, de artesanatos e de guloseimas, não há mais barulho.
Cantores que se acompanham ao violão apresentam-se em restaurantes, lembrando-nos de uma boa época de nossas vidas, em que podíamos andar pelas ruas do Rio, à noite, sem o menor temor.

Era normal entrarmos em casa de madrugada, de sapato na mão, por termos dançado a noite toda nos arrasta-pés. Nem preciso dizer que o saudosismo bateu forte à minha porta.
Jericoacoara cresceu, conforme citei na postagem anterior, mas está organizada.
Ruas por onde trafegavam todo tipo de veículo agora fecham após determinado horário, e tornam-se exclusivas para pedestres. Gostei. Só isso já reduziu em muito o barulho de ronco de motores.

O COMÉRCIO

trabalha com preços justos, convidativos, e bem diferentes dos preços extorsivos praticados em Barreirinhas, MA, porta para os Lençóis Maranhenses.
Em Barreirinhas adquiri um cartão de memória para minha máquina fotográfica e paguei R$47,00 (quarenta e sete reais). Em Jeri comprei outro, idêntico, e paguei R$5,00 (cinco!!! reais). Por aí você vai vendo a diferença, sem comentar outros “pormaiores” que deixo para as postagens futuras.

LAGOAS DO PARAÍSO e AZUL
…pois talvez, quem sabe? O Inesperado faça uma surpresa…” (Caetano Veloso).

Neste dia tivemos a satisfação de conhecer Elivandro, piloto de um buggy bem descolado, que auxilia Paulo Rocha nos passeios mais descontraídos. Mas…, caso seja de sua vontade visitar as lagoas viajando em uma Hilux, não tem problema – o passageiro é quem escolhe e Paulo vai lá. Optamos pelo buggy.

Elivandro dominando a fofura da areia em seu buggy descolado.

Elivandro é um jovem simpático, cordial, tranquilo e de bom papo.
Com precisão britânica chegou à pousada para nos buscar, e lá fomos nós ao encontro das lagoas por caminhos nunca dantes navegados.
Mesmo sendo esta a terceira vez que visitamos Jeri, encontramos muitas diferenças nas paisagens graças à ação da natureza. Nesta região o vento se mostra bem imperioso, e “muda o tempo todo” como diz Lulu Santos em seus versos.

Portanto, mô quirido, você jamais! passará pelo mesmo caminho. O paredão de areia imenso da foto abaixo, por exemplo, foi uma das novidades que encontramos.

Esta duna formou-se bem no caminho utilizado pelos bugueiros para chegarem às citadas lagoas. Por conseguinte, para se chegar a estas duas atrações, o caminho ficou mais longo.

Meu fiel escudeiro bronzeando-se sob o sol de Jeri.

Aconteceu que um pouco antes de chegarmos à Lagoa do Paraíso, a primeira que visitamos, Eli perguntou-nos se gostaríamos de conhecer uma das novidades do pedaço – o Alchymist Beach Club Lagoa Paraíso -, ou se preferíamos seguir em frente.

A burralda aqui, ao invés de dar uma olhada no clube e depois voltar e “seguir em frente” para ver do que se tratava, optou por permanecer algum tempo no Alchymist e depois partir para a Lagoa Azul. Mofei com as pombas na balaia...

O Beach Club representado por um brasão identificado por uma empresa chamada Luxury Group, estabelecido em Praga, que abrange hotéis de super luxo, restaurantes e clubes praianosDê uma olhada neste link e saiba a que tipo de luxo estou me referindo.

E foi justamente este grupo que inaugurou no Ceará duas unidades “descontraídas”, a saber: O Jardim Alchymist, no bairro da Aldeota, em Fortaleza, e o Alchymist Beach Club em Jericoacoaracom espaço separado para VIP’s na beira da lagoa. Espaço cobrado, claro.

<span style="font-size: 14pt;">Onde você paga mais caro para pegar o mesmo "Sol que te bronzeia" em qualquer lugar.</span>
Onde você paga mais caro para pegar o mesmo “Sol que te bronzeia” em qualquer lugar.

A exploração da natureza: cobram preços salgados para quem quiser desfrutar de mais conforto na beira da lagoa.

Mas não para por aí. Na beira d’água colocaram espreguiçadeiras e guarda-sóis brancos, também pagos, caso seja de sua vontade desfrutar dessa proximidade. Tudo bem diferenciado dos locais mais “públicos”; ou seja: os que ficam bem mais atrás.

<span style="font-size: 14pt;">Pagar para se esticar em local privilegiado...</span>
Pagar para se esticar em local privilegiado…

<span style="font-size: 14pt;">A distância existente entre quem paga para ficar na beira d'água e quem não paga...</span>
A distância existente entre quem paga para ficar na beira d’água e quem não paga…

Depois que assisti ao vídeo que passo para você nesse link, me perguntei aonde irá parar tudo isso. Ainda mais agora, que a ex Vila de Jericoacoara está prestes a inaugurar um voo direto para Lisboa.

Outra escultura em tamanho natural decora a propriedade. Esta, ao contrário da escultura do nordestino, é bem rústica.

OS FATOS

Quem está trazendo a marca para o Brasil é um italiano de nome Giorgio Bonelli.
Digo trazendo, porque não acredito que as investidas do empresário nessas regiões paradisíacas parem por aí. Temo que daqui a poucos anos a beira de algumas lagoas sejam vistas com um colar de espreguiçadeiras e guarda-sóis, onde apenas pagantes desfrutarão desses cenários que herdamos gratuitamente da natureza.

Em 27/4/2018, o jornal O POVO (on line) noticiou a suspensão da autorização de funcionamento do clube pela SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) a partir do dia 25/4/18, após comprovação de que as instalações foram erguidas em local de preservação permanente; portanto, em desacordo com as leis de preservação ambiental.

Segundo a SEMACE, os proprietários deveriam desocupar e recuperar a área, e esta medida foi estendida a todos que se enquadrassem nesse perfil.
Dia seguinte, o mesmo jornal noticiou que o clube, em 29/4, doaria alimentos perecíveis para a população de Jericoacoara, em virtude de seu fechamento.

O problema não é novo. Em 10 de março de 2017, o jornal Portal de Camocim publicou que o Alchymist Beach Clube havia sido autuado em R$500 mil pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – é este instituto que administra o Parque Nacional de Jericoacoara.
Indignado com a medida, o empresário voltou para a Itália prá chorar suas pitangas, e ameaçou fechar a fonte de alegados 250 empregos diretos e 500 indiretos.

“ESTÁ TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES”

Após pouco mais de um ano, o Alchymistvoltou a funcionar em 13/6/2018, graças a uma liminar expedida pela Vara de Justiça de Sobral – notícia do jornal O POVO de 09/6/2018.
Sim, mas… e a construção ilegal, em local de preservação permanente, como fica?
Fica tudo como dantes no quartel d’Abrantes, ora pois pois!…

Foto abaixo: Na entrada do clube, uma escultura assinada por um artista de Sirinhaém, PE, impressiona pela criatividade e riqueza de detalhes. É belíssima!

<span style="font-size: 14pt;">A assinatura do autor da obra está no peitoral do animal, porém ilegível.</span>
A assinatura do autor da obra está no peitoral do animal, porém ilegível.

Desde o início desta passarela até a chegada à praia, o visitante tem o que admirar nesta galeria de arte a céu aberto.
Desde o início desta passarela até a chegada à praia da lagoa, o visitante tem o que admirar nesta galeria de arte a céu aberto.

<span style="font-size: 14pt;">Para passar por esta porta, apenas idosos, deficientes físicos e crianças menores de X anos não pagam.</span>

Maria Bonita e Lampião são os destaques desta banda de forró.

Louve-se o trabalho de jardinagem efetuado no caminho que conduz o visitante até à beira da lagoa.

O banheiro: lindo por fora, mas descuidado por dentro – sujo e mal equipado de material higiênico.

Criatividade demais nos pingentes das luminárias, elaborados com talos das folhas das carnaubeiras. Genial!

O espaçoso restaurante.

Boutiques: uma, de artigos esportivos; outra, de roupas e acessórios. Claro, não poderiam faltar.

O CARDÁPIO Preços bem mais altos que os praticados no Centro de Jericoacoara por motivos óbvios.

Embarcamos nos pasteizinhos apenas aromatizados com camarão, matamos a sede com água de côco, pedimos a conta, e deixamos o resort para caminhar na beira da lagoa antes de darmos continuidade a nosso passeio.

…

Vi a propaganda na vela da jangada e me perguntei o que seria “esquibucho”.  Mas, logo, logo, matei a charada: é o contrário do esquibunda, claro. Só pode ser a descida de peito na lona molhada. Ou seja, o indivíduo arrasta o bucho (a barriga) na lona e não a bunda. Rimos muito.

Buscávamos o trecho da Lagoa do Paraíso em que ficamos em 2013, mas nosso compromisso com Eli não nos permitiu caminhar mais e tivemos que voltar. Ficará para a próxima.

A CAMINHO DA LAGOA AZUL

Ainda a Lagoa do Paraíso, quase em sua plenitude.
A Lagoa do Paraíso, bem prejudicada pela falta de chuvas em Jericoacoara.

E a Lagoa Azul, que em 2013 atravessamos de jangada até alcançarmos o restaurante de onde cliquei a foto da Imagem Destacada, encontramos como você vê na foto acima.

A ingrata surpresa de vê-la tomada pelo mato e pela areia foi tamanha, que nem descemos do buggy e voltamos para Jeri.
Elivandro comentou que a Lagoa Azul secou de tal forma, que o restaurante chegou a fechar por um bom tempo por falta de clientela. Imaginem isso…

Boa parte do capim e da areia que você vê na foto há 5 anos não existiam porque a Lagoa Azul estava cheia.

A estrada que há pouco tempo era uma linda lagoa chamada Azul.
A estrada que surgiu devido a uma grande estiagem em Jericoacoara. Neste local havia uma linda lagoa chamada Azul.

Jericoacoara, segundo informações de Paulo, ficou 5 anos sem chover!
Ficamos desapontados com a escassez de água da Lagoa Azul, mas logo adiante a frustração foi amenizada por uma breve parada que Eli fez ao lado de um buraco muito especial: um ninho de caburé.

De olhar aparentemente perdido, mas atenta à agitação dos filhotes dentro do buraco, a avezinha que chamamos de coruja vez ou outra dava uma olhadela para baixo a título de conferência. Todo cuidado é pouco com essas crianças! Ô natureza fantástica!

Por hoje é só.

1º dia na Rota – De Fortaleza a Jericoacoara.
3º dia na Rota Andanças Por Jericoacoara.
4º dia na Rota – De Jericoacoara a Luiz Correa, PI.
5º dia na Rota – Carnaubinha Praia Resort.
6º dia na Rota Barreirinhas e Circuito Lagoa Azul.
7º dia na Rota – Santo Amaro do Maranhão
8º dia na Rota – Flutuação no Rio Formigas, em Barreirinhas
9º dia na Rota: De Barreirinhas (MA) a Jericoacoara (CE) – O Caminho de Volta e O Que Não Foi Visto na Ida.
10º dia na Rota: Uma pocilga chamada Hotel Samburá, em Fortaleza.

A Ex Bem Cuidada POUSADA D’AREIA.
– Divino Cafeteria no Centro de Barreirinhas – É Divina!
– Hotel Villa Beija-Flor, em Jericoacoara.
– Hotel Villa Terra Viva, em Jericoacoara.
– Conto de Fadas – Onde Comprar em Jericoacoara.
O Charme do Comércio de Jeri.
– O Quintal Mais Badalado da Vila.
– Onde Almoçar em Barreirinhas. Ou não.
Programe Seu Passeio Com Paulo-Off Road Jeri.

” VIAJAR É MUDAR A ROUPA DA ALMA” – frase de camisetas de Jeri.

2 comentários em “BRASIL. ROTA DAS EMOÇÕES Com PAULO OFF ROAD JERI (2º Dia: Jericoacoara – Lagoas do Paraíso e Azul).

1. Amiga, suas postagens sobre Jeri me deram água na boca! Ainda não conheço. Fico imaginando o quão bela seria essa paisagem em 1984, intocada e selvagem! Creio que a especulação imobiliária já esteja desvirtuando tudo.

Seu texto é poético!

1. Querido amigo Rodrigo, tudo bem?
      Jeri está se transformando em uma localidade sofisticada, porém maquiada por uma descontração que insistem em preservar – a falta de calçamento nas ruas, a conservação da aparência das antigas casas e a vaidade deixada um pouco de lado – maquiagens elaboradas, roupas sofisticadas etc. – são exemplos.
      A Jeri que conhecemos em 2013, ainda bem bucólica, foi sensacional. Mas, para quem ainda não se deixou apaixonar por suas belezas naturais, vale muito à pena – e como vale!
      Como sou apaixonada pela Vila, e por isso sou má conselheira, amigo…