BRASIL . PERNAMBUCO . PORTO DE GALINHAS – Visão Geral do CENTRO do Balneário.

AVISO AOS NAVEGANTES

Para quem nunca foi a Porto de Galinhas, mas pensa em visitá-la, seria interessante saber um pouco do que encontrará nesta parte agitada do litoral pernambucano.
Este lugar, que em março de 1995 não tinha movimento algum – era uma casa aqui e outra a perder de vista -, tornou-se local de férias e fins de semana para a vizinhança, transformou-se em atração turística para brasileiros, criou fama e atravessou fronteiras e oceanos. A prova disso é a diversidade de idiomas que se ouve pelas ruas de Porto de Cocós, principalmente em fins de semana.

O QUE HÁ PARA VER e COMPRAR
(Aumente o mapa para ver as opções)

 

Mercadinho Calçadão.
Digamos que você não queira comer em restaurantes. Sem problemas, porque poderá comprar uma infinidade de opções que os mercados e quitandas oferecem. Há muitos espalhados pelo balneário, e sempre haverá um mercadinho ou uma quitanda pertinho de onde você se hospedar.

 

Quitanda da Rua dos Navegantes
Esta quitanda fica na Rua dos Navegantes, uma rua paralela à Rua das Piscinas Naturais. É toda arrumadinha e variada em mercadorias.

 

Frente da loja CARMEM STEFFENS.
E se você foi pego de surpresa para aquela festa que surgiu em um dos hotéis cinematográficos de Muro Alto, por exemplo, no Centro de Porto de Galinhas encontrará o de que precisa para cair de charme. Uma dessas boutiques surpreende até no nome: chama-se Gatos de Rua. E o melhor é que ambas ficam na rua da Esperança.

 

Frente da loja O BOTICÁRIO de Porto de Galinhas.
Onde há movimento, O BOTICÁRIO está lá, e esta filial está em uma das ruas mais agitadas do Centro, a rua da Esperança. Conforme citei em outra postagem, são quatro ruas badaladas e esta é uma delas.

 

Nesta loja o turista encontra peças de roupas diferenciadas, redes, artigos para presentes e roupas de praia. Ao lado, está uma das galerias pela qual chega-se à praia. No final, à esquerda, está o restaurane Peixe na Telha. Trata-se da Rua das Piscinas Naturais, e esta galeria fica em frente ao Hotel Baía Branca

 

Galeria de acesso ao restaurante Peixe na Telha.
A galeria a que me refiro na foto anterior e cujo nome me escapou, é bem apanhada até começar o limite com o restaurante Peixe na Telha. A partir daí, enquanto o horário da praia estiver aberto, a descontração, o vozerio e o vai-e-vem são grandes.

 

Este bar fica antes do Peixe na Telha. É bem decorado, arrumado, e a turma que atende é por demais simpática.

 

Vista parcial da Praia do Centro de Porto de Galinhas.
A praia em frente ao Centro de Porto de Galinhas é de águas mornas e tranquilas, graças à barreira formada pelos recifes. Caso opte por ficar na praia, prepare-se porque o movimento de ambulantes é grande e chega a incomodar. Além do banho de mar, sem querer, você poderá também tomar um banho de gordura e fumaça, de grátis!

 

Até banheiro público há em uma das galerias que une a rua das Piscinas Naturais à praia.

 

Porto de Galinhas é repleto de galerias e esta é uma delas. Esta, fica na rua das Piscinas Naturais.

 

Outra galeria – esta é bem charmosa, por sinal – une a rua das Piscinas Naturais à rua dos Navegantes.

 

Qualquer “coincidência é mera semelhança…”

 

Até um fabricante de jangadas e velas se estabeleceu no Centro de Porto de Galinhas. Fica na rua da Esperança.

 

Ao olhar a vitrine desta loja, fiquei encafifada porque entendi que o aviso me pedia para “suprar” a vitrine. Mas, antes de mandar o bafo no vidro, consegui matar a charada. Trata-se do seguinte: denominaram, equivocadamente, os pegadores de panela como “sousplat” – uma peça que se coloca embaixo dos pratos já servidos, a fim de evitar respingos sobre a toalha. O próprio nome, cuja tradução significa “sob o prato”, já diz tudo. Uma peça que, além de útil, é decorativa. Agora, suprar… 

 

Este restaurante fica na rua dos Navegantes. À noite o movimento é grande. Sua fachada original chama bastante atenção.

 

Neste beco que fica em frente à rua Caraúna há um bistrô bastante recomendado. Não chegamos a conhecê-lo, mas não nos escapará em março de 2023, quando estaremos em Cocós novamente. E as figuras de galinhas e de figuras conhecidas são obras do artista Gilberto Carcará, cujo atelier fica na rua Carcará-Merepe II Porto de Galinhas, Ipojuca – PE, 55590-000.

 

Esta rua é fofa demais! Na rua da Esperança há uma galeria bem charmosa, cujo teto é decorado com sombrinhas – aliás, é o que mais se vê no balneário. E no final desta galeria, fica esta rua cujo nome é Nova Projetada. À direita de quem segue para a rua Beijupirá, que corta o final desta rua, estão vários restaurantes; e, dentre eles, o La Crêperie, sensacional!

 

MAPAS? NINGUÉM MAIS SABE O QUE É ISSO!

Antigamente os hotéis forneciam mapas para seus hóspedes se localizarem nas cidades. Porém, como agora temos celulares que mostram qualquer lugar do planeta quando os procuramos, os mapas sumiram, e até os GPS desapareceram do comércio.
Acontece que em Porto de Galinhas há sinalizações nas principais ruas do Centro, indicando o nome da rua em que você está, e que direção tomar quando precisar ir à UPA, à delegacia, à Igreja, à feirinha de artesanatos…Daí você chega mais adiante e encontra outra placa GPS (Galináceo Port Sustainability)
dessas, e vai se achando dia e noite adentro.

 

Sustentabilidade acima de tudo…

Para obter indicações de passeios de bug com fotos, assistir ao por do sol em Maracaípe, onde comprar os bilhetes para o passeio de jangada, transfer do/para aeroporto com profissionais de confiança, onde comer e comprar a preços convidativos, basta escrever PORTO DE GALINHAS naquele retângulo ao lado da pequena lupa que fica ali em cima à direita. Para quem não sabe, neste retângulo é onde você escreve o que está procurando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *