BRASIL . MINAS GERAIS . CAPITÓLIO – Engenho da Serra Eco Resort & Adjacências.

 

ENGENHO DA SERRA ECO RESORT é o título atual de uma fazenda, a Engenho da Serra, que visionários transformaram em um paradisíaco eco resort próximo à Capitólio.
Brilhante idéia tiveram os proprietários, que souberam aproveitar com engenho e arte a localização privilegiada do imóvel. Nas proximidades há pontos turísticos notáveis tais como o Lago de Furnas, o bairro Escarpas do Lago, o Morro do Chapéu e o Parque Nacional da Serra da Canastra. Este último deve sua importância por ser o ponto da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, e por atrair grande número de visitantes à Cachoeira Casca D’Anta, de 186 m de altura.
Desde o dia de nossa chegada, 15.8.2019, ao término de nossa hospedagem, em 20.8.2019, agendamos vários passeios; e o melhor: alguns, com parada para compras em lojas excelentes. Foram dias divertidos e únicos que vivenciamos em paisagens de colorido intenso e ensolaradas. Trata-se de um passeio sensacional, que recomendo a todos.

IMAGEM DESTACADA – Imagem clicada na margem de um dos lagos que cercam o hotel.

 

O HOTEL ENGENHO DA SERRA

fica afastado em quase 5 km do Centro de Capitólio, o que pode significar um obstáculo para quem não dispõe de condução própria.
A entrada na igreja e aquela voltinha pela cidade para bisbilhotagem do comércio local dependerão de sua habilidade para conseguir alguém do próprio hotel que faça esse transporte, ou utilizar algum serviço de taxi.
O ideal, evidentemente, é o viajante dispor de condução própria a fim de não depender de roteiros programados por empresa de turismo. Já viajamos bastante em nosso carro, mas chegamos a uma idade em que dirigir deixou de ser uma atividade prazerosa, e a saída foi viajamos com empresa de turismo.
Em 04/9/2023, já penso diferente do que escrevi acima – é preciso saber escolher a empresa turística para viajar. A que escolhemos para viajar para Capitólio, normalmente, não hospeda seus clientes em hotéis próximos dos Centros das cidades. São Lourenço fugiu à regra, felizmente, mas mesmo assim não convenceu e deixamos de viajar com a empresa.

O ENTORNO DO HOTEL

Lago do Engenho da Serra Eco Resort, em Capitólio
Lago do Engenho da Serra Eco Resort, em Capitólio.

 

Dependências do Engenho da Serra Eco Resort de Capitólio.
Dependências do Engenho da Serra Eco Resort de Capitólio. Na foto vê-se o prédio do restaurante.

 

Lago do Engenho da Serra Hotel, salão de festas e cais.
Lago do Engenho da Serra Hotel, salão de festas e o pequeno cais.

 

A ala de apartamentos voltada para o lago.
A ala de apartamentos voltada para o lago. Em primeiro plano, o cais aparece mais uma vez.

 

ÁREAS ESPORTIVAS, de RECREAÇÃO INFANTIL e de CONVIVIO e RELAXAMENTO

Quadras poliesportivas.
Quadras poliesportivas.

 

Piscina aquecida do Engenho da Serra Eco Resort.
Piscina aquecida do Engenho da Serra Eco Resort. Há piscina descoberta em outra área.

Academia do Engenho da Serra Hotel.

Área para recreação dos pequenos.
Área para recreação dos pequenos.

 

Um salão cuja tranquilidade é reforçada por balés e cantos de pássaros. Mais relaxante, impossível.
Um salão cuja tranquilidade é reforçada por balés e cantos de pássaros. Mais relaxante, impossível.

 

Entardecer no Engenho da Serra Hotel.
Entardecer I – Foi um final de dia inesquecível.

Engenho da Serra Eco Resort
Entardecer II – Um presente da Natureza para nós, reles mortais, esta despedida do dia.

 

Paisagem da Entrada do hotel.
Campos para uma boa caminhada a pé e um passeio a cavalo não faltam.

Paisagem da chegada ao hotel.

Paisagem da chegada ao Engenho da Serra.
Chegando ao Engenho da Serra Eco Resort Hotel.

A SUÍTE

Quartos amplos, limpos, equipados com TV, colchões e travesseiros confortáveis, frigobar, ar condicionado e mesas de cabeceira com luminárias.
Banheiros igualmente espaçosos e diariamente municiados com shampoo e sabonetes. Chuveiro com bom caimento de água.

Quarto que nos destinaram no Engenho da Serra Hotel.
Quarto que nos destinaram no Engenho da Serra Hotel – espaçoso, limpo e, como não poderia ser diferente, silenciosos. Esta ala é a que aparece em algumas fotos, de frente para o lago.

O RESTAURANTE

oferece um buffet fartíssimo desde o café da manhã à última refeição. A arquitetura do restaurante acompanha os demais salões de uso comum, em que paredes de vidro integram a paisagem, a leveza do exterior, à esses ambientes.
A incorporação entre natureza e hotel é tão expressiva, que passarinhos fizeram desses ambientes extensão de seus ninhos. No restaurante, aproveitam a distração dos hóspedes e servem-se à vontade de seus pratos. Refeição extra, porque o cardápio adequado para vários tipos de pássaros é servido no jardim, em lugar especial.

 

Peço desculpas pela má qualidade do vídeo. O Youtube andou modificando o site, e ainda não consegui acompanhar essas alterações.

E se você pensa que todo dia o buffet é o mesmo, enganou-se. Diariamente, nas três refeições, o cardápio muda.

 

CERCANIAS DE CAPITÓLIO

PASSEIOS

1 – A Trilha dos Vikings/Recanto dos Vikings, de todos, foi o mais atraente que fizemos. Todas as dicas estão neste link iluminado. O ponto de partida é na entrada principal do próprio hotel. Basta perguntar os dias de saída e agendar na recepção. É impedível! Veja as fotos e constate.


2 – O prêmio no final deste passeio foi a subida ao Morro do Chapéu, de onde pudemos apreciar um belíssimo por do sol. As cores que se vê na foto são naturais! Nenhum editor de imagem foi utilizado!

3 – Cachoeira Casca D’Anta – seu nome se deve ao fato de as antas esfregarem seu corpo no tronco desta árvore a fim de cicatrizarem alguma ferida. Segundo pesquisas, a casca desta árvore (Drimys winteri) tem propriedades cicatrizantes. São três os acessos até à cascata: uma trilha que chega à parte baixa da cachoeira através de uma trilha tida como fácil, porém cansativa. E duas pelas quais se acessa a parte alta da cachoeira: uma, por São Roque de Minas, e outra por São João Batista da Serra da Canastra, localizado no alto da Serra da Canastra.

4 – Canyons de Capitóliotem seu nome ligado à progresso – Furnas Centrais Elétricas -, mas também a muita dor e sofrimento de famílias que até hoje não foram recompensadas por suas perdas.

5 – Praia de Copacabana – trata-se de um pequeno trecho do Rio São Francisco próximo à Vargem Bonita. Águas limpas, frias e praia de areia grossa que chega a maltratar os pés. O lugar é lindo e fica bem nas fotos. Segue o mapa (necessário aumentar o mapa – clique no sinal+) e um vídeo de 1 minuto a fim de que tenha idéia do lugar.
O local fica a 80 km, aproximadamente, de Capitólio. Havíamos visitado a Cachoeira Casca d’Anta, e na volta deste passeio passamos por lá. A estrada é a MG-341.

NB – Aumente o mapa para ver o ponto exato da Praia de Copacabana.

 

 

 

6 – Furnas Centrais Elétricas – criada em meados da década de 50 com o objetivo de sanar a grave crise energética que beirava a falência dos principais centros socioeconômicos – Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Vide o item 4 acima, Canyons de Capitólio.

 

 

7 – Bairro Escarpas do Lago – infelizmente, não tivemos oportunidade de passear na parte baixa do bairro. Vimo-lo do alto, saquei fotos, mas acabei descartando-as.
Trata-se de um bairro e não de um condomínio, como muitos pensam, muito bem localizado em Capitólio. Fica à beira do Lago de Furnas. As casas são luxuosas e não é raro encontrar algumas com 8, 7, 6 suítes. Muitas estão para alugar, inclusive por temporada. Vai?

COMPRAS

1 – Cachaça Sossegada – começou suas atividades em 1922, com o avô do atual proprietário.

2 – Casa do Artesanato – no Centro de Capitólio, tem “de um tudo” para decoração de sua casa.

3 – Chalé do Queijo – trata-se de uma loja de prateleiras lotadas de coisas gostosas e ainda de utilidades para o lar, principalmente cozinha.

4 – Fazenda Palmital – o ambiente é tão descontraído, a recepção é tão amigável, que a impressão que tive foi de estar em uma festa.

5 – Pimenta Doce Impório – outra loja de artesanatos que ocupa em prédio datado de 1916, no Centro de Capitólio.

 

CAPITÓLIO & ADJACÊNCIAS
merecem atenção especial porque há muito o que ver nessas localidades.
Programe-se com antecedência. Consulte mapas e vasculhe informações a respeito de cada lugar. O ideal é chegar a esses lugares com sua própria condução, mas lembre-se de que para acessar boa parte dessas atrações você dependerá de um carro que aguente o tranco e muita poeira. Se não for um 4×4…, sei não!…
Pesquise acomodações que possibilitem um relaxante banho de rio e a proximidade de bons restaurantes, boas compras.
Depender de roteiros estabelecidos pelas empresas de turismo, nem sempre é bom negócio.
Vai Viajar, Istepô, mas depois não diga que não avisei!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *