ARGENTINA . BUENOS AIRES . El Ateneo . Livraria e Café. Preciosidade da Capital Portenha. Cultura desde 1919.

IMAGEM DESTACADASeu nome sugere um grande espetáculo: El Ateneo Grand Splendid. A livraria, justiça seja feita, “é” um espetáculo grandioso e por sua nobreza foi considerada pelo The Guardian, um jornal diário britânico, como a segunda melhor do mundo.

Sou fã da livraria; é outro lugar onde faço questão de bater ponto quando estou em Buenos Aires, nem que seja para tomar apenas um cafezinho.

A Cafeteria ocupou o palco, lugar de onde se tem uma visão total das antigas galerias do teatro.

Este ambiente faz parte da Cafeteria (palco) e também é utilizado para leitura…

 

Confesso, é a desculpa para rever a livraria, bisbilhotar as estantes e folhear livros que mais tarde farão parte de minha bagagem. Papelarias e livrarias, incluindo sebos, me fazem um bem danado. Saio desses lugares feliz da vida, rindo prá não sei quem. Difícil sair de uma loja dessas sem comprar nada.

UM TIQUINHO DE HISTÓRIA:
O teatro foi construído em 1919 e permaneceu fechado até que a livraria o alugou no ano 2000. Tudo foi conservado: até a cortina de veludo e a iluminação.
No palco, onde funciona um Café, apresentou-se o maior cantor de tangos que o mundo conheceu: Carlos Gardel – francês nascido em Toulouse, naturalizado argentino. Ainda é amado pelos portenhos como se vivo estivesse. Impressiona a paixão do argentino por Gardel.

 

 

 

O salão da El Ateneo também disponibiliza poltronas confortáveis para que o cliente possa folhear os livros e escolhê-los com calma.

Os camarotes têm a mesma funcionalidade, um charme que faz toda a diferença. A livraria conta com elevadores; mas são tão lentos, que se você não tiver paciência ou dificuldade para se locomover, é melhor usar a escada.

Logo na entrada está a seção de venda de CDs, e no subsolo funciona a parte dedicada à literatura infantil.

A livraria, considerada ponto turístico, é a mais famosa de Buenos Aires e essa fama não se deve exclusivamente a seu glorioso passado, mas também aos títulos arquivados em quilômetros de prateleiras no térreo e em mais duas galerias. Trata-se de 120 mil títulos distribuídos em 2.000 m² de área.

Mesmo que você não aprecie leitura, inclua esse monumento em seu roteiro; uma visita a El Ateneo será inesquecível e lhe fará muito bem.

Caso você queira saber mais a respeito do maior astro que pisou no palco do Grand Splendid, clique neste link que estou lhe passando.
Infelizmente, esteve muito pouco tempo entre nós, mas, mesmo assim, foi o tempo suficiente para se fazer amado e tornar-se esse ícone idolatrado até hoje pelos argentinos. Com toda razão.

DETALHES DA ARQUITETURA
Iluminação, cortinas, entalhes, afresco do teto, capitel das colunas, enfim, muitos detalhes permaneceram.

O quadro de disjuntores (foto de apenas uma parte) do teatro fica em uma parede na lateral do palco – leia-se cafeteria. Essa fonte geradora de energia permaneceu, felizmente. Além de decorativa, serve para que os jovens curiosos saibam o que eram fusíveis e para que serviam.

No teto, os afrescos foram pintados pelo artista italiano Nazareno Orlandi.

Nesta postagem as fotos estão em um vídeo que você poderá apreciar clicando aqui.

Horário de Funcionamento: De Segunda a Quinta – 9.00 / 22.00 h. Sexta e Sábado – 9.00 às 24.00 h. Domingos – 12.00 às 22.00 h.
Como Chegar: ônibus – 10, 12, 37, 39, 101, 108, 124, 132, 150 e 152.
Metrô: Estação Callao (distância de quatro quarteirões).

Atração IMPERDÍVEL! em Buenos Aires.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *