FRANÇA . PROVENCE . OPPÈDE-LE-VIEUX . GORDES . LOURMARIN .COUSTELLET – Château du Bois (Leia-se Musée De La Lavande)

IMAGEM DESTACADA – Clique no jardim que cerca o Museu.

Neste dia 04.6.13, nossa guia Leonor Gonçalves nos conduziu pelo seguinte roteiro: saímos de Aix-En-Provence e fomos para Oppède-Le-Vieux; em seguida visitamos Coustellet, Gordes, Lourmarin, e retornamos para Aix.

POR ONDE COMEÇAR

Nossos roteiros ficaram por conta de Anaté Merger, moradora de Aix tal qual Leonor. Anaté (brasileira) e Leonor (portuguesa) abraçaram o turismo e desempenham suas atividades com muita garra, conhecimento e desenvoltura.
Conheci Anaté por intermédio do blog de outra brasileira, Maria Lina, residente em Paris, que pilota u’a máquina famosa denominada Conexão Paris.


A caminho de Gordes incluímos Coustellet no roteiro. Estabelecemos que a primeira parada seria no Château du Bois – leia-se Museu da Lavanda -, e assim foi.
Em nossa visita, vimos como processam as lavandas, conhecermos o museu, e ainda fizermos algumas compras na boutique do château.

MUSEU DA LAVANDA

Endereço276, Route de Gordes – CS50016 – D2
84220 – Coustellet – Tel  +33 (0) 4 90 76 91 / 23 Fax  +33 (0) 4 90 76 85 52 – Contato E-Mail

HORÁRIO DE ABERTURA PARA 2020

Junho, Julho, Agosto: 10.00 h às 19.00 h.
Fevereio, Março, Novembro e Dezembro: 10.00  às 13.00  e de 14.00 às 17.30.
Abril, Maio, Setembro e Outubro: 9.00 às 13.00 e de 14.00 às 18.00 h.

Aberto 7 dias na semana no seguinte esquema: de Sábado, 8 de fevereiro, à 31 de Dezembro (exceto dia 25). Aberto em todos os demais feriados.
JANEIRO: Fechado.

INGRESSOS PARA VISITAÇÃO DO MUSEU: Últimos bilhetes vendidos até ½ hora antes do fechamento.

TRANSPORTE PÚBLICO
Ligne 15: Avignon- Apt . Parada em Coustellet.

CONSIDERAÇÕES

Embora a produção de azeite seja a estrela da Provence, são as plantações de lavanda que ganham destaque quando nos referimos ao Sul da França.
Girassóis, trigo, cerejas, amêndoas e uvas ficam relegados a segundo plano e há quem desconheça que esta região francesa também produza essas delícias. Vamos combinar, ninguém vai à Provence, especificamente, para ver plantações de oliveiras, amêndoas ou girassóis. E muito menos, trigo.

PROVENCE x LAVANDA

Provence virou sinônimo de lavanda e não tem jeito. Entretanto, nem toda fileira de tufos roxinhos que você vê cobrindo os campos provençais é da verdadeira lavanda.
Existem algumas diferenças que passam despercebidas, mas que são de suma importância para aqueles que buscam cultura e aprendizado em um campo de lavanda, além da beleza.

A verdadeira Lavanda, empregada em fórmulas medicinais e na perfumaria, é diferente. Esta espécie cresce em determinada altitude (acima de 800 metros) e prefere terreno seco.
Uma outra espécie, o Lavandim, cria-se no mundo inteiro – é de porte mais robusto e cresce entre 0 e 800 metros de altitude.
Essa diferença nos foi mostrada em 2013, ao visitarmos o Museu da Lavanda, na propriedade denominada Château du Bois, em  Coustellet.

MUSEU DA LAVANDA – COUSTELET

Na recepção desse museu, uma funcionária antecipou nossa visita discursando a respeito de lavandas. Sua apresentação foi por demais interessante. Além de prender a atenção de todos, a jovem ilustrou sua apresentação com três exemplares de flores naturais.
Para início de conversa, mostrou-nos as diferenças das espécies de plantas e sua aplicação na indústria farmacêutica, cosmética, alimentar e química.

Château du Bois (Museu da Lavanda em Coustellet).

 

A exposição dura aproximadamente trinta minutos e foi agendada por nossa guia Leonor -(www.naprovence.com).

 

CHÂTEAU DU BOIS – PROCESSO de COLHEITA e DESTILAÇÃO DAS FLORES

O processo de colheita e a posterior destilação das flores foram apresentados em vídeo. Logo após fomos liberados para visitar as instalações do museu e adquirir produtos fabricados pelo Château du Bois.
Em uma boutique linda de viver uma brasileira transbordante de simpatia nos atendeu e esclareceu algumas dúvidas. Adorei a aula, mas gostei muito mais da boutique.

 

AS DIFERENÇAS ENTRE LAVANDA FINA, ASPIC e LAVANDIM

Clique aqui para acessar o site. Você saberá a diferença entre Lavanda fina, Aspic e Lavandim, e ainda o emprego dessas espécies até como solvente de tintas! Saberá também qual a época de floração, o melhor período para colheita, e outras informações interessantes.

Na época da floração as estradas no Sul da França transformam-se em verdadeiras pinturas. É como se você viajasse segundo após segundo por uma imensa tela.

Nem as rotatórias escapam: são marcadas por canteiros muito bem tratados e, como não poderia deixar de ser, tufos de lavanda ajudam a colorir algumas delas. As lavandas estão presentes em todos os lugares da Provence. É comum enfeitarem  calçadas e postes de aldeias e cidades.

Há regiões que vivem da produção dessas flores e, consequentemente, atraem maior número de curiosos iguais a nós. Imagine um campo todo roxo – quando não roxo e amarelo – encontrando-se com o azul do céu na linha do infinito.
Essa é a Provence que fica mais linda ainda quando o vento ondula esse imenso mar de diversos tons de lilás e espalha seu perfume no ar. A Provence é perfumada, independentemente de lavandas.

MAIORES PRODUTORES DE LAVANDA

NA FRANÇA

Sault, Saignon, a planície de Valensole (entre as cidades de Puimoisson e Manosque), Grasse e as cercanias de Gordes, são destaques na produção da lavanda.

Não significa que você não possa vê-las em outros lugares, obviamente. O próprio Château du Bois da família Lincelé, cultiva e destila a lavanda fina nas Montanhas de Vaucluse.

NO BRASIL,

por exemplo, desde 2006 as lavandas começaram a ser cultivadas em Gramado, no Le Jardin.  Seu período de floração é  de setembro a novembro. Cunha, em São Paulo, também entrou na concorrência.

Endereço: RS – km 115 (3 km do centro de Gramado na direção da Taquara)
Horário: De terça a sexta: 10.00 às 12.00 h e de 13.30 h às 18.00 h.
Sábados e Domingos: De 10.00 h às 18.00 h.
Fecha às segundas-feiras.
Entrada: “De Grátis”. Para terem uma idéia do jardim cliquem aqui. Clipe lindo em HD. Garanto que você vai se sentir atraído por essa lindeza.

No Sul de Minas Gerais, em Monte Verde, as plantações de lavanda começaram em 1998!

Lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa, Mediterrâneo, Arábia e Índia.

Outros produtores: Grã-Bretanha (em especial a Inglaterra), Canadá, Espanha, Holanda, China, Bélgica, Bulgária, Itália, Rússia, Austrália, Alemanha, Argentina, Egito, Iugoslávia, Japão, Tasmânia e EUA. Destaque para a Bulgária, França, Grã-Bretanha (a famosa Lavanda Inglesa), Austrália e Rússia.

E se você quiser saber muito, mas muito mais a respeito de lavanda e alecrim e dicas prá que serve um chazinho dessas plantas cheirosas, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *