BRASIL . MARANHÃO . ROTA DAS EMOÇÕES COM PAULO OFF-ROAD JERI. 7º Dia na Rota: Santo Amaro do Maranhão, a Entrada Mais Fácil e Próxima do Parque dos Lençóis Maranhenses.

7º DIA na ROTA Santo Amaro do Maranhão

Nesta segunda vez que visitamos Barreirinhas, optamos por dar uma chegada até Santo Amaro do Maranhão. Líamos tantos elogios a respeito do lugar, que acabamos ficando curiosos.

 

IMAGEM DESTACADA –  Lagoa da Andorinha, em Santo Amaro do Maranhão, Lençóis Maranhenses –

Comuniquei-me então com a empresa de turismo que já conhecíamos desde 2010 e fui informada de que teríamos que aguardar até que completassem o número mínimo de passageiros. Fomos os dois primeiros da lista e a partir dali só nos restava esperar.
Aconteceu que, para sorte nossa, a jardineira foi para a estrada. Não era alta temporada para os brasileiros, mas a Toyota quase encheu. Sorte nossa porque, dependendo da época, esse passeio não sai.


UM POUCO DE INFORMAÇÃO

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado com o objetivo principal de proteger, integralmente, os 156.584 ha de dunas e lagoas que abrangem três municípios: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz.
Um dos passeios mais fantásticos e inesquecíveis pelo Parque Nacional foi proibido: Barreirinhas/Atins trafegando em quadriciclo pelas dunas e lagoas dos Grandes Lençóis. Tivemos a felicidade de vivenciá-lo em 2010, e afirmo que tudo que vi e senti beirou o Divino.  Que planeta é esse? Sem dúvida alguma, fomos privilegiados.


NOTAConvém lembrar que o acesso às atrações do Parque só podem ser efetuado em veículos com tração 4×4, e por empresas credenciadas! Além disso, a navegação é por trilhas que só os guias e motoristas das empresas de turismo conhecem, e é em solo arenoso com alto grau de dificuldade para trafegar.


DIFICULDADES QUE BENEFICIAM

Não há como chegar às lagoas por outro meio, e são justamente estas dificuldades que facilitam a fiscalização de infratores. Portanto, trafegar pelos Grandes Lençóis em quadriciclo como antigamente, istepô, nem desembarcando de um super drone com quadriciclo e tudo em uma duna daquelas. Já era! Aliás, está proibido trafegar pelos Grandes Lençóis até em sonhos!

Veja as fotos, assista ao vídeo, e anime-se. Pesquise novos caminhos pelos Lençóis e dê-se a oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível em sua vida. A Tropical Adventure, do Sr. Alfonso, tem uma programação excelente. Foi com esta empresa que atravessamos de Barreirinhas até Atins pelos Grandes Lençóis.


PARTIU SANTO AMARO

Saímos de Barreirinhas após o café da manhã e após 2 horas aproximadas de viagem chegamos à Santo Amaro do Maranhão – uma das pontas do Parque dos Grandes Lençóis Maranhenses.

 

Atrás dos cajueiros estão os coqueiros; atrás dos coqueiros está uma lagoa. Depois vêm as dunas e mais lagoas; dunas, lagoas, dunas…

 

A tranquilidade abençoada de Santo Amaro. Só em olhar a foto sinto-me relaxada. Imagine o que deve ser passar uma temporada neste Spa.

 

Ói prá isso!…

Nesta pousada paramos para tomar um cafezinho, escolher o prato que nos seria servido na volta do passeio, tomar água, usar banheiros e depois partir Lençóis Maranhenses.

Rua Osvaldo Cruz, 2 – Centro – Santo Amaro, MA – CEP 65195000 – Tel (98)99903-2222

A proximidade das dunas e do Rio Grande confere à pousada uma vista cinematográfica. Não há como negar: assim que a vi, bateu aquela vontade de pular a cerca.

 

À direita e em segundo plano da jardineira que nos conduziu até Sto Amaro, fica uma sorveteria maravilhosa – verdadeira miragem pra quem chega desejoso de refrescar a garganta após um dia de calor intenso. Foi lá que curtimos nossa sobremesa – A Sorveteria Quero-Quero.

 

Aspectos do Centrinho de Santo Amaro do Maranhão.
Aspectos do Centrinho de Santo Amaro do Maranhão.

 

Carnaubeiras que me pareceram se abraçar para se protegerem do forte vento.

 

Assim que chegamos já começamos a desfrutar das belezas de uma pontas do Parque dos Lençóis Maranhenses.

 

 

A primeira lagoa que visitamos foi a da Gaivota.


Chamou-me atenção a altura das dunas: bem menos altas que as de Barreirinhas, tornando o acesso às lagoas mais confortável. Afinal, caminhar em areia fofa não é possível para muitos.

A Lagoa da Andorinha, segunda e última a ser visitada.

Paralelamente à Lagoa da Andorinha, estava esta lagoa, bem maior. Escrevi estava porque, dependendo de longos períodos de estiagem, algumas lagoas desaparecem. E como o vento muda as dunas de lugar, surgem novas lagoas no período de chuva que ocorre de janeiro à junho, sendo que, de fevereiro à maio, as chuvas são mais intensas.

 

Santo Amaro merece atenção maior. Passeios de um dia não me parecem suficientes para você sentir o que a cidadezinha oferece. E não me refiro apenas ao Parque Nacional, onde você poderá exercitar a musculatura de suas pernocas enquanto caminha entre lagoas e desfruta de belas paisagens. Refiro-me também ao Centrinho da cidade.
Passear por suas ruas e sentir o tempo passar por você sem a menor pressa é bom demais! Perceber o barulho de seus passos romperem aquele silêncio bom de se ouvir faz bem à saúde… Acredite, é relaxante.

Retornamos à Pousada Cajueiro para almoçar. A moqueca de camarão não decepcionou porque veio quentinha, farta para duas pessoas e temperada bem ao nosso gosto.

 

E como sobremesa, bastou-nos atravessar a rua e lá estava a Quero-Quero fazendo jus a seu título.

A SORVETERIA QUERO QUERO

O atendimento cortês e simpático da dupla que faz as honras da casa fez tanto sucesso quanto os sorvetes degustados. Ah! E não ouve economia nas provas de sorvetes oferecidas. A Quero-Quero caprichou na seleção de sabores, principalmente nos de fruta.
O Nordeste, sabemos, é abundante em frutas deliciosas e uma das maneira mais populares para conhecê-las é por intermédios dos sorvetes. Lá estavam no cardápio: cupuaçu, manga, graviola, açaí, côco, mangaba, e muitos etecéteras.

 

O simpaticíssimo comandante da sorveteria, que se desdobrou em gentilezas para nos atender. Obrigada, moquiridu, por ter-se deixado fotografar para meu trabalho.

 


PRIMEIRA CRUZ – LAGOA DO CASSÓ.

O outro município abrangido pelos Grandes Lençóis é Primeira Cruz, localizada a 116 km de Barreirinhas.
Interessante observar, que apenas uma atração é da pequena cidade é citada em alguns sites de turismo: a Lagoa do Cassó.
Mesmo em Barreirinhas, a porta de entrada para os Grandes Lençóis, não encontrei nenhuma referência a respeito do lugar. Saiba mais a respeito de Primeira Cruz clicando aqui.


“Quando eu optei pela classe ecônomica era para que eu economizasse, 
não eles.” DANILO GENTILI

1º dia na Rota – De Fortaleza a Jericoacoara
2º dia na Rota – Jericoacoara – Lagoas do Paraíso e Azul

3º dia na Rota Andanças Por Jericoacoara.
4º dia na Rota – De Jericoacoara a Luiz Correa, PI.
5º dia na Rota – Carnaubinha Praia Resort.
6º dia na Rota Barreirinhas e Circuito Lagoa Azul.
8º dia na Rota – Flutuação no Rio Formigas, em Barreirinhas
9º dia na RotaDe Barreirinhas (MA) à Jericoacoara (CE) Trafegando Por Novas Paisagens.
10º dia na RotaDe Jericoacoara a Fortaleza – Onde Não Se Hospedar em Fortaleza – Hotel Samburá.


A Ex Bem Cuidada POUSADA D’AREIA.
– Divino Cafeteria no Centro de Barreirinhas – É Divina!
– Hotel Villa Terra Viva em Jericoacoara.
– Hotel Villa Beija-Flor em Jericoacoara.
– CONTO de FADAS – Onde comprar em Jericoacoara.
O Charme do Comércio de Jeri.
– O Quintal Mais Badalado da Vila.
– Onde Almoçar em Barreirinhas. Ou não.
 O Charme do Comércio de Jeri.

– O Quintal Mais Charmoso da Vila de Jericoacoara.
–  De Fortaleza a Praia de Guajiru. 


Três das melhores coisas da vida, em minha humilde opinião: beijo apaixonado, caviar e viagem (a autora).

 

2 comentários em “BRASIL . MARANHÃO . ROTA DAS EMOÇÕES COM PAULO OFF-ROAD JERI. 7º Dia na Rota: Santo Amaro do Maranhão, a Entrada Mais Fácil e Próxima do Parque dos Lençóis Maranhenses.

  1. Outro dia o perfil da National Geographic postou uma foto dos Lençóis. Nas palavras do fotógrafo George Steinmetz: “Para mim, a realidade sempre foi mais interessante que a imaginação. Quando um amigo brasileiro falou para eu dar uma olhada nos Lençóis Maranhenses, eu não consegui acreditar no que estava vendo no Google Earth. O que eu encontrei quando o ultraleve pousou foi além de qualquer coisa que o Dr. Seuss poderia sonhar”.
    Ainda não conheço os Lençóis, mas todos que conheço e que já foram, voltaram maravilhados.

    1. Alexandre, sou suspeita para falar a respeito dos Lençóis porque sou apaixonada pelo Parque. Os Lençóis Maranhenses são emocionantes! Trata-se de um dos lugares mais fantásticos que conheci desde que comecei a viajar, em 1986. Impossível definí-lo. Sentí-lo, é preciso. E você não sabe: já estou com um roteiro para os Pequenos Lençóis, tão apaixonantes quanto. Ah! Caso lhe seja possível sobrevoá-lo, não deixe passar essa oportunidade.
      Abraços da Marilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *