IMAGEM DESTACADA – Clique de Samantha P. B. G.
CERRO SANTA LÚCIA e CERRO SAN CRISTÓBAL
são duas colinas muito procuradas por turistas que visitam Santiago de Chile.
Convenhamos, não é qualquer cidade que tem o privilégio de ser emoldurada por uma das mais poderosas cadeias de montanha do mundo, a Cordilheira dos Andes, e que dispõe de duas colinas de onde se pode apreciá-la do alto.
Nesta postagem o assunto é a visita que fizemos de carro ao morro mais baixo e mais próximo do centro da cidade, o Cerro Santa Lúcia.
PERNAS, PRÁ QUE TE QUERO?
1 – CERRO SANTA LÚCIA
Para subir até ao cume deste outeiro, ninguém paga um tostão sequer. Não importa se você vai de bicicleta, carro ou viação canelinha – a mais penosa das opções, porém, a mais ilustrativa.
Mais penosa, porque você terá que encarar centenas de degraus; e, mais ilustrativa, porque é a oportunidade que você terá para apreciar todos os atrativos do cerro que relaciono mais abaixo.
2 – AO CERRO SAN CRISTÓBAL
você poderá subir de carro, bicicleta, a pé, moto, funicular ou teleférico. Quem explica tim-tim por tim-tim os lugares onde embarcar, preço e o que fazer para desfrutar do passeio é o autor do blog Novo Cálculo da Rota. Saiba tudo clicando aqui.
CERRO SANTA LÚCIA
ACESSOS
1 – Duas avenidas ladeiam a colina: a Santa Lucia e a Victoria Subercaseaux. Na confluência de ambas com a Calle Merced há um monumento dedicado à Javiera Carrera e, atrás do monumento, há uma escadaria que acessa a colina. Por esta entrada você verá outra escultura de Netuno e de sua mulher Afrodite, a rainha dos oceanos prometida em casamento à Netuno. Na mitologia romana era chamada Salácia.
Nota: Na mitologia grega Neptuno é Poseidon – deus dos mares, dos oceanos, das tempestades, dos lagos e dos cavalos.
2- Pela Av. Libertador Bernado O’Higgins. Trata-se do acesso principal e mais bonito ao cerro. Logo à direita está a Fonte Netuno, dedicada ao deus romano, construída entre 1897 e 1903. Inicialmente, a fonte não estava neste local.
3 – Outra escadaria está na Calle Santa Lucia, bem em frente à Calle Huérfanos, onde há um elevador. Nosso guia informou que a subida pelo elevador é “de grátis”, mas há espertalhões que ficam na entrada do ascensor cobrando a subida. Quem não sabe que o serviço é gratuito, acaba pagando ao enganador. Cuidado!
Av. Libertador Bernado O’Higgins – O acesso mais interessante ao cerro dá-se por este lado.
JOVEM É OUTRO PAPO!
O momento (novembro de 2019) não era para turistar pela cidade, mas, como já explicado em outra postagem, Santiago fez parte de um itinerário sem rota de fuga e por isso não tivemos como escapar.
O receio de sermos surpreendidos pelos jovens que agitavam a cidade foi um dos motivos pelos quais aceitamos a sugestão de nossos guias para subirmos o cerro de carro, e o outro foi a… a… a IDADE! de quatro dentre os cinco viajantes.
O carro é o meio mais confortável para acessar a parte mais alta da colina, mas não é o mais interessante porque, como já disse ali em cima, o que há de melhor é visto por quem se predispõe a subir as centenas de degraus.
Da Fonte de Netuno, de 3 andares, vimos o que mostra a foto acima e mais nada.
NÃO VIMOS > O Jardim Circular, o Sepulcro de Benjamín Vicuña Mackenna, que construiu o parque, a Plaza Pedro de Valdívia, o fundador da cidade de Santiago de Chile, e a Terraza de Netuno. Ou seja: não vimos nada!
VIMOS > A Terraza Caupolican e o portal do Castillo Hidalgo.
A TERRAZA CAUPOLICÁN
é a segunda praça da colina – a primeira é a Terraza Neptuno. Santa Lúcia é um morro (foi usado pelos conquistadores espanhóis como base militar) e por isso muita mão de obra foi necessária a fim de que ficasse com a forma atual. Para saber mais a respeito das transformações de Santiago pelo Prefeito Benjamín Vicuña Mackenna, clique aqui e aqui.
A praça é grande, limpa, bem cuidada e tranquila; é o lugar ideal para recreação infantil, para adultos relaxarem ouvindo canto de pássaros, enfim, um lugar livre do barulho da cidade que se movimenta freneticamente 60 metros abaixo (o cerro tem 70 m no total). Lembre-se de que você pode subir o cerro, confortavelmente, em seu carro, e praticar seus exercícios tranquilamente.
NOTAS
1 – Índios mapuches não utilizavam penas em adornos e vestimentas. Segundo nossos guias, a estátua foi um presente dos americanos para o Presidente Balmaceda. Seria, então, uma estátua de um índio americano – um moicano? -, que foi utilizada para homenagear o guerreiro chileno mais considerado, o mapuche Caupolicán.
2 – A estátua equestre de Pedro de Valdívia, em bronze, foi movida do Cerro Santa Lúcia para a Praça de Armas. Foi colocada na esquina da rua 21 de maio.
Portal construído em homenagem aos reis de Castilla y León de Espanha.
NÃO ESQUECER
que pessoas com dificuldades de locomoção e cadeirantes podem acessar o Pátio Caupolican de carro – 1º óbvio.
Subir pelas escadas seria muito exaustivo para nós, idosos, mesmo em um dia considerado normal. Poderíamos até tentar, mas com grandes possibilidades de desistir. Por estes e outros motivos – há também quem não suporte caminhar -, o mais indicado é subir de automóvel e descer pelas escadas – o 2º óbvio. Ou, visitar o Cerro San Cristóbal, cujo acesso é mais fácil. Saiba mais clicando aqui.
O Cerro Santa Lúcia dista em aproximadamente 1 km da Praça de Armas, ou seja, está bem próximo ao Centro Histórico da cidade. Para quem gosta de caminhar, poderá matar mais de dois coelhos com uma só cajadada.
COMO CHEGAR
De Metrô:
saltar na Estação Santa Lúcia OU Universidad Católica da linha vermelha – 1.
Pela linha verde – 5, saltar na Bellas Artes.
TOUR “De grátis” PELA CIDADE
Aos sábados, domingos e feriados, às 10.00 horas, sai um tour guiado pela cidade cujo ponto de partida é o 2º andar da Terraza Neptuno. Neste mesmo lugar funciona um Centro de Informações Turisticas.
80 проц. успешности – это показаться в потребном месте в надобное время. Как прекрасно, что сегодня я с товарищами наткнулись на Вашу заметку!
Всегда добро пожаловать в блог. Удачи всем и удачи! Спасибо за комментарии.