FRANÇA . NORMANDIA . ROUEN – Passeio de Um Dia, A Partir de Paris.

ROUEN 

é uma cidade cujo nome é ligado à Santa Joana d’Arc.
A jovem guerreira, considerada heroína por sua luta na Guerra dos Cem Anos, foi traída pelos próprios franceses. Capturada e entregue à Inglaterra, foi julgada injustamente por cunho religioso. Com apenas 19 anos foi queimada viva pelos inimigos ingleses, amarrada em um poste.

IMAGEM DESTACADA – O Gros- Orloge. Trata-se de um relógio astronômico medieval que fica em uma torre gótica e tornou-se símbolo da cidade. Esta torre, construíram-na em 1375, sobre um arco que serve de passagem para pedestres.

 

COMO CHEGAR
Devido à proximidade de Paris, um passeio de apenas um dia cai bem. Rouen não oferece tantas atrações na parte antiga da cidade como Troyes, e por isso um dia é suficiente para ver o que a cidade tem de melhor e ainda sobra tempo para bisbilhotar.

Os sites recomendáveis para a compra de passagens são: www.voyages-sncf.com | raileurope.com | rome2rio.com.
Este último oferece 4 tipos diferentes de transporte.

 

O QUE HÁ PARA VER
O Square Verdel, a Catedral, o Museu de Belas Artes, o Relógio, a Igreja de Sta Joana D’Arc, a Igreja de Saint Maclou. E para quem gosta de mercados há um mercado pequeno, mas bem nutrido, que fica colado! à Igreja de Sta Joana d’Arc.

Estação de trem de Rouen.
A Fachada da estação de trem de Rouen é tão linda quanto seu interior.

 

Foto Square Verdrel.
Square Verdel.

Museu de Belas Artes
Museu de Belas Artes, em frente à Square Verdrel, na Esplanada Marcel Duchamp.

 

Museu de Belas Artes, localizado em frente à Square Verdrel, na Espl. Marcel Duchamp, 76000 Rouen, França.
Esplanada Marcel Duchamp, 76000 Rouen, França.

 

Museu de Belas Artes, localizado em frente à Square Verdrel, na Espl. Marcel Duchamp, 76000 Rouen, França.
Museu de Belas Artes, na Espl. Marcel Duchamp, 76000 Rouen, França.

 

Museu de Belas Artes, localizado em frente à Square Verdrel, na Espl. Marcel Duchamp, 76000 Rouen, França.
Interior do Museu de Belas Artes de Ruão (Ruen), França.

 

A CATEDRAL DE ROUEN

Tal qual a cidade de Troyes, Rouen também sofreu com guerras, tempestade e incêndios. Sua construção iniciou em 1030, em estilo românico – linhas simples, construções de grandes e grossas paredes e janelas pequenas -, cujo objetivo era a defesa contra invasões bárbaras. O estilo românico, influenciado pelas artes bizantinas e romanas, foi o que antecedeu o gótico, de características diametralmente opostas.

Catedral de Rouen
Catedral de Rouen.

A catedral de Rouen levou muitos anos para concluírem pelos motivos supra citados. Suas torres têm desenhos arquitetônicos distintos, sendo a de São Romão, à esquerda, a primeira a ser construída. Data de 1185. As duas portas laterais da fachada também construíram neste mesmo século (XII).

A catedral, por si só, impõe respeito por suas dimensões e sua arquitetura imponente, rica em detalhes. E como não poderia ser diferente, os famosos vitrais franceses são uma atração à parte.

 

A Rue du Gros Horloge atravessa boa parte da cidade. Seguindo seu traçado, o visitante se depara com algumas das principais atrações: O Gros Horloge, a Catedral, localizada em uma das pontas, e o mercado e a Igreja de Sta Joana d’Arc na outra.

LE GROS HORLOGE

é uma das atrações mais simbólicas da cidade. O relógio astronômico é do século XIV e anexaram-no a um campanário. Um só ponteiro indica a hora. Em sua extremidade esculpiram um cordeiro – animal emblema de Rouen que forneceu a lã amplamente utilizada em confecções de roupas, e que culminou no progresso da cidade.


UM RELÓGIO MUITO ESPECIAL

Um dos mostradores indica as fases da lua, o que permite acompanhar o movimento das marés. Lembremo-nos de que Rouen é cidade portuária e o Rio Sena está sujeito a estes movimentos.
A marcação mais original é a da parte inferior do mostrador, onde figuras da mitologia romana mostram os dias da semana. Esta troca efetua-se ao meio-dia. Segunda-feira é representada pela Lua | Terça, pelo planeta Marte | Quarta, por Mercúrio | Quinta, é dia dedicado a Júpiter | Sexta, à deusa do Amor, Vênus | Sábado, por Saturno, e Domingo por Apolo ou o Sol.

 

Le Gros Horloge, na rua de mesmo nome. O mostrador mede 2,5 m de diâmetro.

 

Antiga fonte da Rua Gros Horloge.

 

 

Centro de Rouen.
Centro de Rouen.

 

O CENTRO HISTÓRICO

O comércio é farto e a oferta de restaurantes é apreciável.  Louve-se a arquitetura enxaimel, linda, que está por todos os cantos – são quase 2.000 construções em toda a cidade. 

UMA CIDADE AUSTERA
Essa parte antiga da cidade, a meu ver, transpira um ar austero demais. Não houve como não compará-la com Troyes, uma cidade alegre, descontraída, jovial e simpática.
Uma certa introversão no Centro antigo de Rouen paira no ar. É como se a cidade ainda estivesse em constante estado de alerta contra invasores. É estranho… Difícil de explicar. Honestamente? Não voltaria.

 

O MERCADO

fica ao lado da Igreja dedicada à Sta Joana D’Arc.
Eu e fiel escudeiro gostamos de dar uma olhada nos mercados das cidades que visitamos. Apreciamos a estrutura, a arrumação dos boxes, os produtos oferecidos tais como queijos, leite, pães, manteiga, frutas, legumes, verduras, e os pescados.
A parte dos enlatados, por exemplo, sempre nos revela surpresas interessantíssimas. Em Bariloche vi escabeches de peru, de cordeiro, de cerdo e de vizcacha (uma espécie de lebre) nas prateleiras do pequeno mercado da Chocolateria Rapanui.

 

Mercado de Rouen
Mercado de Rouen

 

Quando visito mercados, costumo comparar os preços dos camarões com os praticados no Rio; e o preços das ostras, com os de Florianópolis. Em Rouen, os preços dos pescados e dos frutos do mar são elevados demais. 

 

Ostras.
O assustador preço das ostras.

 

À esquerda da foto fica o mercado da parte antiga de Rouen, e à direita, a Igreja de Sta Joana d’Arc que encontramos fechada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *