ARGENTINA . BARILOCHE . VILLA LA ANGOSTURA . BAÍA e PUERTO MANZANO . BAÍAS BRAVA e MANSA . Passeio Cinematográfico De Longa Metragem.


ARGENTINA . BARILOCHE . VILLA LA ANGOSTURA e ARREDORES
– Passeio Cinematográfico De Dia Inteiro Nos Arredores de Bariloche.

IMAGEM DESTACADA – Baía Manzano.

NOSSA VIAGEM foi inteiramente aérea; o mapa postado aqui embaixo é apenas ilustrativo, a fim de ilustrar o roteiro.

Há muito tempo eu vinha me prometendo atravessar de Bariloche a Puerto Varas por barco e ônibus, mas não me decidia. Eu e fiel escudeiro voaríamos para Florianópolis para nos juntarmos à meu irmão, cunhada e sobrinha, e de lá iríamos direto para Santiago. Nosso próximo destino seria Puerto Varas, de onde partiríamos para atravessar os lagos.
Esse esquema não funcionou devido à falta de voos diretos de Florianópolis para Santiago, mas foi por conta desse impasse que acabamos fazendo passeios bastante proveitosos cujo esquema segue abaixo.

 

ROTEIRO
Dia 02-11-2019 > voo Rio / Florianópolis – Hospedagem no Majestic Palace Hotel.
Dia 04-11-2019 > voo Florianópolis / Buenos Aires – hospedagem no Hotel Reconquista Plaza, um horror!
Dia 05-11-2019 > voo Buenos Aires / Bariloche – Hospedagem no Hotel Três Reyes.
Dia 09-11-2019 > travesseia para Puerto Varas sem pernoite em Peulla.
Dia 13-11-2019 > voo Puerto Montt / Santiago.

Dia 16-11-2019 > voo Santiago / Buenos Aires. Madrugada.
Dia 21-11-2019 > voo Buenos Aires / Florianópolis e demos por encerrado nosso passeio.
Dia 22-11-2019 > voo Florianópolis / Rio de Janeiro.

N.B.: Puerto Montt inaugurou um aeroporto moderno onde o próprio passageiro faz seu check-in, pesa sua bagagem e depois a entrega no balcão.
O primeiro contato com o totem foi acanhado, mas, como o funcionamento da máquina é bastante intuitivo, minha sobrinha fez os 5 check-ins rapidinho.


BARILOCHE – AQUISIÇÃO DE PASSEIOS

Nosso objetivo era adquirir os passeios na recepção do Hotel Três Reyes, onde nos hospedamos, mas uma conversa com o taxista que nos transportou do aeroporto ao hotel me fez mudar de planos.

Na conversa que entabulamos ao longo do trajeto, percebi que a qualquer momento este senhor ofereceria algum serviço de turismo, e acertei. Dissemos-lhe os lugares que pretendíamos visitar, e antes de chegarmos ao hotel já havíamos fechado um passeio para Villa La Angostura, combinado preço (em reais) e horário de saída.

  • Há alguns anos, quando eu e fiel escudeiro fomos para San Martin de Los Andes em um passeio em grupo, o motorista do micro ônibus fez uma parada rápida por Villa la Angostura para tomarmos um café, mas não tivemos tempo para visitá-la.
    Dois anos antes o Vulcão Calbuco havia dado o ar de sua graça e a cidade ainda estava com o solo totalmente coberto por cinzas, a ponto de nossos tênis ficarem com as solas enterradas naquela areia grossa.
    A cidade ganhou uma aparência pesada, triste, e não era para menos; uma sensação estranha pairava no ar como se Villa La Angostura tivesse saído recentemente de uma guerra; a bem da verdade, não deixou de ser. 
    Para que tenha uma idéia da erupção, ventos carregaram as cinzas até Florianópolis! Era cinza prá todo lado.


Dia seguinte, pontualmente, lá estava o Sr. Agustin, “El Fierro”, e o amigo taxista para nos buscar no hotel.
Executor do Passeio: Sr. Agustin, “El Fierro”. Taxi 158/165. Viajes, Traslados e Excursiones. WhatsApp: +54.9.2944. 580920.

 

VILLA LA ANGOSTURA COMO CHEGAR
Saímos pela 12 de outubro, a avenida que margeia o Lago Nahuel Huapi, e partimos Villa la Angostura!
Até lá são 81,9 km pela Ruta 40 e, trafegando em voo direto sem escalas, levaríamos pouco mais de uma hora. Mas, não foi e nem poderia ser desse jeito.

Poucos minutos após nossa partida atravessamos o Rio Limay – esse rio divide a província de Rio Negro, onde está Bariloche, de Neuquém – e foi aí que começou nosso passeio cinematográfico de longa metragem.

Rio Limay, que divide a província de Rio Negro, onde está Bariloche, de Neuquém

 

CLIMA da PATAGÔNIA
Assim que começamos a trafegar por uma paisagem desértica, foi que entendi do que se trata a Região Patagônica.
O clima é seco em razão do baixo índice pluviométrico; e como as temperaturas são baixas e a evaporação é pouca, não há formação de nuvens de chuva.
Em compensação, há florestas em uma pequena parte da região onde o índice pluviométrico é expressivo.

Região Patagônica Argentina

 

O RELEVO da PATAGÔNIA
é formado por dois tipos de acidentes naturais: montanhas e planaltos. Esta última, chamada de Patagônica Extraandina, é caracterizada por clima seco e de baixas temperaturas durante o ano. E é por conta desse clima seco que atinge a maior parte da Patagônia, que a região é considerada o maior deserto da América do Sul, onde a vegetação é escassa ou nenhuma.

Lago Nahuel Huapi.

 

"<yoastmark


LAGO NAHUEL HUAPI
Em determinado ponto da Rota 40, Sr Agustin parou a fim de apreciarmos a paisagem e sacarmos fotos.
Essa primeira parada à beira do Lago Nahuel Huapi foi deslumbrante e as fotos não me deixam mentir. O sol descortinou um dia estupendo, cobriu de cores esses cenários lindos que Deus nos deu, e nos possibilitou registrar imagens que revelam a exuberante beleza do lugar.

Lago Nahuel Huapi

 

"<yoastmark

 

"<yoastmark
Nahuel Huapi por Samantha P.B.G.


Continuando no roteiro sugerido pelo Sr. Agustin, paramos no CLUB ANDINO SEDE NÁUTICA VILLA LA ANGOSTURA. Nada em especial, mas valeu a boa-vontade de nossos guias.

Club Andino Sede Náutica Villa La Angostura.

 

Club Andino Sede Náutica Villa La Angostura.

 

BAÍA (e PUERTO) MANZANO
surpreendeu-nos pela transparência da água, hipnotizante. Foi nossa parada após termos deixado o Club Andino.
O local é privilegiado pela natureza e por isso é bem explorado por hotéis, resorts, spas e por pessoas desprendidas que alugam suas residências luxuosas.

Baía Manzano. Puerto Manzano.
Baia e Puerto Manzano.

 

Bahía Manzano vista do Puerto Manzano.
Bahía Manzano vista do Puerto Manzano.


Do Centro de Villa la Angostura até lá são apenas 7 km que poderão ser cobertos até com uma boa caminhada. Incontáveis vezes caminhei os 7,5 km do Leme ao Posto VI (ida e volta), em Copacabana, sem sentir qualquer efeito colateral. Vale para quem está fisicamente em boa forma e aprecia esse tipo de exercício.

Puerto Manzano.Puerto Manzano mais belo ainda pela presença de minha feiosa Samantha P.B.G.

 

Bahía e Puerto Manzano.

 

 

 

Baía e Puerto Manzano.
Um pouco de poesia não faz mal a ninguém:
…e por alguns instantes olhei fixamente para o fundo da baía e deixei-me hipnotizar pela estonteante pureza da água do lago.
Ói!…, Fiquei tonta e quase que caí nessa pureza!

Manzano Resort.

          Informações para hospedagem neste resort clique aqui.

 

Villa La Angostura - Baía Manzano e Puerto Manzano.

  • Bahia Manzano é ponto de embarque para quem deseja fazer passeios de barco pelos arredores ou praticar algum tipo de esporte: pesca, esqui (esportes aquáticos em geral) e mountain bike.


SAN MARTIN DE LOS ANDES PELA ROTA DOS 7 LAGOS


é um passeio imperdível que pretendo refazer na próxima viagem à Argentina.

São 120 km de paisagens impactantes que as empresas de turismo costumam mostrar a seus passageiros, trafegando por uma estrada na ida e outra na volta.
Saindo de Bariloche percorremos 400 km em ida e volta até San Martin; ou seja: ficamos longas horas em um micro ônibus, vendo o tempo passar pela janela, literalmente. Valeu pelo que vimos, mas pelo tempo de permanência em San Martin – quase nenhum -, deixou muito a desejar.
Creio que o melhor seja alugar um carro, ou contratar serviço de turismo de um particular como o Sr. Agustin.


VILLA LA ANGOSTURA LUGARES PARA COMER
A parada seguinte foi em uma cafeteria maravilhosa chamada Cucu Schulz. A casa, em si, já lembra a do famoso e decorativo modelo de relógio que tanto sucesso faz – o cuco.

Cucu Schulz.

 

Cucu Schulz. Villa la Angostura.

 

Cucu Schulz. Villa la Angostura. Argentina.

 

  • Caiu bem o café quentinho acompanhado por apetitosa torta de maçã e pelo tic-tac de vários cucos que decoram as paredes de fundo. Cada um é mais lindo que o outro.
    Os cucos e a torta de maçã me trouxeram recordações muito significativas de minha infância. Ah! E ainda incluíram nesse café uma geleia caseira de fazer inveja a Zeus. Se melhorasse, estragava!

 

Cucu Schulz

 

 

  • Adoro! esses instantes que passamos juntos em viagens. Repassar e comentar o que vivenciamos durante o dia estimula nossa memória, reabastece-nos com lembranças, e nos impulsiona para que viajemos sempre juntos.
    Daqui partimos para o…

 

CENTRO DE VILLA LA ANGOSTURA,
onde tivemos tempo para olhar o comércio, fazermos pequenas compras e ainda almoçarmos tranquilamente.

  • Apesar de não termos sido apressados em nenhum momento por nossos guias, não abusávamos do horário. Sabíamos que o caminho de volta não era “logo alí” e que ambos deveriam estar muito cansados no final do dia.
    O roteiro traçado pelo Sr. Agustin foi rico em detalhes, ultrapassando o que  havíamos imaginado. Por conta de sua boa vontade visitamos lugares surpreendentemente belos não incluídos em roteiros turísticos de nenhuma empresa e dos quais jamais nos esqueceremos.

 

Nossa bisbilhotagem pelo comércio das ruas do Centro foi suficiente para termos certeza de que Villa La Angostura é lugar de descanso dos endinheirados argentinos.
A cidade é elegante, limpa, charmosa e, pelo que fomos informados, a arquitetura de casas e estabelecimentos comerciais é fruto de padrão estabelecido por regulamento.
As lojas chamam atenção pela originalidade de suas fachadas e vitrines, e ainda pela matéria prima empregada em detalhes. Conforme dito acima, o emprego de pedras e madeiras são obrigatórias na arquitetura.

Villa La Angostura . Centro .

 

Villa La Angostura. Centro.

Na temporada de Verão o movimento aumenta consideravelmente; tanto Villa La Angostura quanto San Martin de Los Andes transformam-se em uma grande festa.

 

Centro de Villa La Angostura.
Centro de Villa La Angostura.

Centro de Villa La Angostura.

  • COMPRAS
    LA MAPUCHE

    Nesta loja encontramos muitas sugestões para presentes, mas para trazê-los seria um transtorno: alguns por conta do peso, e outros devido ao tamanho. Optamos então pelos sabonetes de perfume agradável, bom tamanho e embalagens atraentes.

La Mapuche . Villa La Angostura.

 

 

La Mapuche.

 

 

La Mapuche.
Arrependi-me por não ter comprado esta saboneteira.

 

La Mapuche.

 

La Mapuche.
A loja oferece artigos utilitários e decorativos. Todos lindos!

 

  • ALMOÇO
    Escolhemos um restaurante tipo chalé bem no Centro da cidade, o Vientos Verdes, e gostamos muito. Era simples, aconchegante e de comida boa feita na hora.

Vientos Verdes.

 

Restaurant Vientos Verdes Villa La Angostura Argentina

 

Restaurant Vientos Verdes Villa La Angostura Comer

 

Restaurante Vientos Verdes.
Comida saborosa e feita na hora.

 

Vientos Verdes
Os pratos são muito bem servidos para uma pessoa. Todos chegaram quentes a nossa mesa.

 

BAHIA BRAVA e BAHIA MANSA . PARQUE NACIONAL LOS ARRAYANES.
Uma rua de 400 m e apenas 7 minutinhos de caminhada separam as duas baías.

Esse “traço de união” é perpendicular ao istmo (pescoço) que liga o Parque Nacional Los Arrayanes – que abrange a Península de Quetrihué – às duas bahias.

 

  • A visita ao Bosque Los Arrayanes, que tivemos a má sorte de conhecer há anos em tarde de chuvas fortes, não valeu! Tenho lido comentários negativos a respeito, mas, como nem tudo agrada a todos, é ver para crer.

Há algumas maneiras para se chegar à floresta. Caso opte por barco, poderá pegá-los em diferentes pontos do lago Nahuel Huapi: no porto de Villa La Angostura, em ambas as baías ou em Bariloche, em Puerto Pañuelo.
A trilha Camiño de Arrayanes, de 12 km, é repleta de altos e baixos e por isso é popularmente feita em mountain bike.

  • Convém contratar um guia a fim de que mostre os pontos geográficos que se descortinam dos mirantes de ambas as baías. O acesso é cansativo, mas, segundo pesquisas, o panorama que se descortina vale o esforço.
  • Nevascas poderão ocorrer entre maio e setembro, mas as maiores quedas, normalmente, ocorrem em julho e agosto.

 

BAHIA MANSA
É a maior das duas baías e seu nome deve-se à tranquilidade de suas águas. Daqui também partem embarcações para a Península Quetrihué – leia-se Bosque de Arrayanes, conhecido por abrigar o único bosque desta espécie árvore no mundo. O circuito é de aproximadamente 800 metros. Passarelas com corrimãos facilitam a caminhada, ressaltando-se que sua função principal é a preservação do solo.

Bahia Mansa.

 

Bahia Mansa. Villa La Angostura.
Tarifas praticadas para o acesso aos passeios à esquerda, e à direita, as práticas proibidas.

Bahia Mansa. Baía Mansa.

 

 

Baía Mansa.
 Acesso às embarcações.

 

Bahia Mansa.

 

 

 

 

 

 

 

Repetindo: Os mesmos passeios têm como ponto de embarque as Bahias Mansa e Brava.


BAHIA BRAVA

Boulevard Nahuel Huapi Villa La Angostura.
 Boulevard Nahuel Huapi é a avenida que une as duas baías.

 

Puerto Bahia Brava

 

Bahia Brava . Villa La Angostura . Argentina.

 

Bahia Brava. Villa La Angostura . Argentina.

 

Embarcadouro Bahia Brava Villa La Angostura

 

Bahia Brava.
Bahia Brava.


RIO CORRENTOSO e PASO DE PESCADORES (Praia dos Pescadores)

Considerado um dos rios mais curtos do mundo, com aproximadamente 300 metros de extensão, o rio Correntoso liga os Lagos Correntoso e Nahuel Huapi. Prova que tamanho não é documento e que é por ser pequenino notável que transformou-se em uma das principais atrações da cidade. Duvida? Veja o número de fotos publicadas em sites especializados em viagem.

Rio Correntoso.

 

 

Pesca de trutas no Rio Correntoso.

 

Lago Correntoso.
Lago Correntoso.
Ponte sobre o rio Correntoso.
Ponte sobre o rio Correntoso.

 

 


A transparência da água do rio Correntoso é tamanha, que da ponte vê-se nitidamente o fundo do rio; a foto abaixo não me deixa mentir. As imagens mais escuras e longas são duas pequenas trutas.

 

Rio Correntoso, o menor rio do mundo.
Rio Correntoso, considerado o menor do mundo.

 

Rio Correntoso . Argentina .
As trutas serviram de motivo para que fotografasse a cristalinidade da água do rio.

 

 

6 – PASO DE PESCADORES
É o lugar mais confortável e convidativo para a pesca da truta devido a alguns fatores: profundidade do lago, acesso fácil e organizado para os pescadores, fartura de peixes, e por ser o Nahuel Huapi o lago onde se pescam as maiores trutas.

Paso de Pescadores . Nahuel Huapi.

 

Correntoso Lake & River Hotel.
Correntoso Lake & River Hotel.

 

Lago Nahuel Huapi . Paso de Pescadores.

 

Rio Correntoso.
“Foz” do Rio Correntoso.

Praia de Pescadores Lago Nahuel Huapi Rio CorrentosoVimos este senhor entrar no lago, jogar sua isca, e em pouquíssimos minutos posar para esta foto.

 

Lago Nahuel Huapi Praia de Pescadores Rio Correntoso.
Devolvendo a truta ao lago.

 

Daqui voltamos para Bariloche e encerramos nosso dia com um jantar no Kostelo Restó & Grill, que acabo de constatar que fechou definitivamente suas portas. Lamento profundamente pelo ocorrido, por tratar-se de um restaurante excelente em tudo: atendimento, cardápio, localização, conforto, cozinha aprimorada… Puxa!… Fiquei triste. Snif!

Postagem atualizada em 16.11.2024.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *