PAPO INICIAL
Visitamos a CASA FIAT DE CULTURA em 09.10.2018, na ocasião em que partimos de Belo Horizonte para Vitoria em uma viagem de trem da VALE. Viagem maravilhosa, diga-se de passagem.
IMAGEM DESTACADA – O Painel Que Recebe os Visitantes na Casa Fiat de Cultura.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O antigo Palácio dos Despachos, localizado na Praça da Liberdade, foi totalmente revitalizado: ganhou nova fachada e nova função.
O prédio, inaugurado em 24/10/1967 com a finalidade de centralizar o serviço administrativo do Estado de Minas Gerais, ficou ocupado pelo Estado até 2010. Em 2011 a Casa Fiat de Cultura não perdeu tempo e ocupou o edifício de cinco andares. Esta mudança ocasionou uma mudança significativa para melhor, porque foi a partir da inauguração do prédio reformado que o incluíram no Circuito Cultural Praça da Liberdade.
CIVILIZAÇÃO MINEIRA
Logo na entrada da Casa Fiat de Cultura, o visitante se depara com uma obra grandiosa de Cândido Portinari intitulada Civilização Mineira. O painel de 1959, tombado pelo IPHAN, mede 8,14 m X 2.34 m e é considerado o maior trabalho do artista em Minas Gerais.
Para a inauguração da nova Casa, o painel passou por uma restauração
CAFETERIA e BOUTIQUE
Não estive na boutique no dia de nossa visita ao museu, mas passamos pela cafeteria onde fizemos um lanche bem saboroso.
Nota: A loja fechou temporariamente, e a cafeteria está em reforma neste ano de 2023.
HORÁRIOS DE ABERTURA
De terça a sexta de 10.00 às 21.00 horas.
Aos sábados, domingos e feriados: De 10.00 às 18.00 h
ENDEREÇO – Praça da Liberdade nº 10
O painel de Candido Portinari intitulado Civilização Mineira está permanentemente em exposição.
Entrada gratuita