SÃO LOURENÇO é uma das estâncias hidrominerais mais conhecidas do Brasil que figura no Circuito das Águas, em Minas Gerais.
Baependi, Cambuquira, Caxambu, Lambari e Três Corações também pertencem a este circuito.
Porém, se o alvo for um passeio na Maria Fumaça que parte da Estação de Trem São Lourenço, tenho a informar que ela não chega a nenhum destes destinos; todavia, faz um passeio bastante elogiado e agradável até à Estação Soledade, matéria de outra postagem.
IMAGEM DESTACADA – Lateral da estação de trem São Lourenço.
As localidades Conceição do Rio Verde, Cruzília, Jesuânia, Soledade de Minas, Campanha, Dom Viçoso e Carmo de Minas inserem-se neste circuito, embora não sejam lugares tão conhecidos pelos turistas.
O SUCESSO DESTAS CIDADES
deve-se a quem viaja em busca de regiões mais calmas e apreciam passear tranquilamente pelas ruas, admirar um artesanato criativo, saborear um bom prato da famosa e rica culinária mineira, ou tomar água mineral nas diversas fontes que a natureza oferece em abundância nestas cidades – águas minerais de composições químicas distintas daquela filtrada que muitos não têm a sorte de ter em casa.
Além destas atividades mais sossegadas, o turista que aprecia um contato maior com a natureza poderá incluir em sua agenda um bombástico banho de cachoeira.
LAGOS
Quanto aos lagos, você poderá contemplá-los e deixar-se contaminar pela serenidade de suas águas, ou deslizar sobre esta mansidão em um barquinho colorido. Ambas as opções servirão para deixá-lo beeem relaxado.
Alguns lagos oferecem pedalinhos para passeios, o que não deixa de ser um excelente exercício para as penas, além de renderem belas fotos. Outros, garantem uma refeição quando a sorte está do lado do pescador.
CHARRETES
E por falar em passeio, não podemos nos esquecer das charretes que seriam substituídas pelos tuc-tucs, a fim de que os cavalos não fossem mais maltratados e/ou não trabalhassem até a exaustão. Há charreteiros que poupam seus animais, mas há os que não se importam com isso. A população está dividida e muitos defendem os charreteiros porque a atividade é o ganha pão de muitas famílias. Saiba mais clicando aqui.
CURIOSIDADES A RESPEITO DO NOME MARIA FUMAÇA
A máquina deste tipo era chamada de “Balduína”. Aconteceu que as pessoas mais humildes apelidaram-na de Maria, um prenome bem comum na época. Daí, quando avistavam-na, alguns diziam: “Lá vem a Maria soltando fumaça”. Esta frase foi suficiente para que ao longo do tempo a locomotiva ficasse conhecida como Maria Fumaça.
Trata-se de uma cidade que continua atraindo turistas que apreciam tranquilidade, e não são poucos!
Há excelentes restaurantes e hotéis nas proximidades do Parque das Águas, bem como muito artesanato. A venda dos produtos mineiros mais procurados pelos turistas como queijos, geléias, pés de moleque e doces de leite, por exemplo, estão por toda parte.
O DOCE DE LEITE DIET!
E por falar em doce de leite, os diabéticos também poderão deleitar-se (sem trocadilho…) com sobremesas atraentes e apetitosas que incluem este tipo ingrediente. Sabe como? Há u’a marca chamada HUÉ fabricada lá mesmo, em São Lourenço, que lhe permitirá saborear novamente “aquele” brasileiríssimo pudim de leite condensado, bem como o brigadeiro, o beijinho e outras dezenas de gostosuras que você foi obrigada (o) a deixar de lado porque o doce-de-leite era o ingrediente principal da receita e não era diet.
Esqueça esse período de abstinência, porque agora você já sabe da existência do Hué.
PASSEIOS PRÓXIMOS DE SÃO LOURENÇO
E ainda: Caxambu e Baependi estão próximas de São Lourenço. Citei Baependi, porque é lá na Igreja de Nossa Senhora da Conceição que repousam os restos mortais de Nhá Chica, e onde as comemorações por ocasião da semana santa atraem fiéis de todo o Brasil.