BEIJUPIRÁ
é o nome de um restaurante com algumas filiais em Pernambuco que faz sucesso na Praia de Carneiros, em Muro Alto, na Reserva do Paiva – um condomínio em Cabo de Santo Agostinho -, bem como em Olinda e em Porto de Galinhas, o primeiro deles a ser construído.
FOTO DESTACADA – Beijupirá da Praia de Carneiros.
NOSSA EXPERIÊNCIA NO BEIJUPIRÁ
Estivemos no Beijupirá da Praia dos Carneiros e no de Porto de Galinhas, e é a respeito de ambos que gostaria de fazer alguns comentários.
No restaurante de Carneiros, indignou-nos a cobrança de entrada para o visitante acessar o terreno onde está o restaurante.
BEIJUPIRÁ PRAIA DE CARNEIROS
Este Beijupirá fica na beira da praia sob um coqueiral bem tratado, onde há brinquedos para as crianças, banheiros com chuveiros para os banhistas, guarda-sóis, espreguiçadeiras, e bar com mesas e cadeiras. O restaurante fica um pouquinho afastado da beira da praia e da entrada do coqueiral.
Trata-se de um ambiente diferenciado, confortável, mas me pergunto o seguinte: e quem quiser desfrutar apenas do restaurante e não desse parque de diversões? Também terá que pagar entrada?
Acho que seria honesto cobrarem separadamente pelos ítens desfrutados pelo visitante.
O que alegam é que a cobrança refere-se ao controle de visitantes (?), limpeza, saneamento básico, e outros. Em minha opinião, nada a ver.
Caso você não queira pagar por este absurdo, terá que procurar outro acesso para chegar à praia gratuitamente – e ainda bem que ele existe!
A MISTURA EXÓTICA QUE DEU CERTO
Atente para o detalhe: nos pastéis denominados “Trouxa”, a mistura de camarão, aratu, charque, frango e molho de caju deu certo. Para quem não sabe, Aratu é uma espécie de caranguejo espertíssima que sobe até nas árvores dos mangues, principalmente em época de acasalamento. Vai ser pegador assim lá longe…
Esta idéia foi do chef Danio Braga, que criou a associação em 04.3.1994, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Segundo o fundador da Associação, “A proposta é representar… ” Saiba mais clicando aqui. Acho que você vai gostar de saber como os pratos são fabricados, como os desenhos são escolhidos e outros detalhes mais.
COMO CHEGAR “DE GRÁTIS” À PRAIA DE CARNEIROS
Uma dessas cobranças acontece em CARNEIROS, no terreno onde está a igrejinha. Só que há um porém: para aqueles que desejam visitar a capela de SÃO BENEDITO, o preço é R$50,00 (cinquenta reais); e para quem quiser desfrutar apenas da praia, o preço é menos caro. Se não me engano, cobram R$30,00 (trinta reais) – preços de março de 2022.
Até concordo com a cobrança da visita à capela, mas o preço não precisava ser tão alto. Agora, cobrar para acessar a praia, acho um absurdo! E sempre há um motivo, lógico, para justificar a cobrança: Ah, é que lá tem restaurante, tem barraca de praia, tem cadeira, tem isso, tem aquilo. E daí? Por que não deixar a critério do interessado, o pagamento ou não dessas “regalias”?
MAS, AFINAL! COMO CHEGAR à PRAIA DE CARNEIROS SEM TER QUE PAGAR NADA?
Muito simples: saindo da estrada principal, acesse um caminho para um ESTACIONAMENTO que fica atrás da Igreja de São Benedito. Este caminho de chão termina do lado esquerdo da igrejinha, e fica ao lado de um condomínio. É o mesmo que você acessa para ir ao encontro de Rafael, o jovem piloto que faz passeios de lancha em Carneiros e até para a Ilha de Santo Aleixo. Clique aqui para saber mais.
O BEIJUPIRÁ DE PORTO DE GALINHAS
Foi o primeiro a ser inaugurado e fica na rua de mesmo nome. Interessante ressaltar que as ruas Beijupirá, da Esperança, das Piscinas Naturais e a Caraúna formam o quadrilátero badalado de Porto de Galinhas, onde tudo acontece.
Até uma igrejinha dedicada à Nossa Senhora do Desterro, que tem tudo a ver com a cidade de Florianópolis, você encontrará neste quarteirão. Clique aqui e saiba mais.
EM PORTO DE COCÓS…
Quem desejar saborear um bom prato no Beijupirá deste balneário não pagará nada para visitar a Galeria Paraoby, onde fica o restaurante. Ao contrário daquele da Praia de Carneiros, este sim, teria motivo para a cobrança de entrada, levando-se em consideração sua localização.
A Paraoby é a céu aberto, e lá o visitante encontrará lojas de decoração, uma boutique especializada em boloso de rolo e até uma galeria de arte.
O restaurante é aconchegante, espaçoso, decorado e iluminado com originalidade. O atendimento é simpático e cortês, o cardápio é variado e os pratos são bem servidos.
No Beijupirá de Carneiros caiu uma chuva forte que obrigou todos que estavam na praia e no coqueiral a procurar abrigo. Até quem estava no restaurante teve que procurar um lugar onde não chovesse, porque o teto é de palha e logo apareceram várias goteiras. Chovia em cima de algumas mesas, sofás e pessoas. O corre-corre criou um baita tumulto.