BRASIL . RIO DE JANEIRO. Casa MOMUS – Restaurante de Culinária Mediterrânea no Centro do Rio de Janeiro. Excelente!

FOTO DESTACADA: Lustre em material reciclado. Criação de artesão italiano especialmente para o Momus.

Endereço: rua do Lavradio, 11 – Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20230-070.
Horário de FuncionamentoSegundas das 11h30 às 17h // Terça e Quarta, das 11h30 às 24h // Quinta a sábado, das 11h30 às 2h.
Telefones: + 55.21.3852.8250. Email: info@casamomus.com.br// www.casamomus.com.br

Faz poucos dias, eu e meu fiel escudeiro, casualmente, nos deparamos com um restaurante muito interessante na rua do Lavradio.

Chegamos devagarinho, assim como quem não quer nada (eu já de olho comprido lá pra dentro pensando no blog), e logo fomos convidados para entrar.
Senti aquela velha familiaridade nas boas-vindas do funcionário que nos recebeu, quando, sorridente, nos disse à moda antiga: – ” Podem chegar, por favor!… Entrem que a casa é sua.”

Como resistir a um convite tão puro, tão “antigo”? Quantas vezes ouvi esse tipo de boas-vindas no comércio do subúrbio carioca onde nasci?
Entramos com muito gosto, claro, e aproveitando a boa vontade de nosso Cicerone, iniciei minha conversa de cerca-lourenço para depois então pedir licença para fotografar e saber algum pormenor de sua história.

O resultado da reciclagem das madeiras encontradas na reforma do restaurante. Na foto, o tampo de uma das mesas. “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” – Antoine Lavoisier.

O jovem fez questão de nos mostrar todo o restaurante e contar como foi a ocupação do antigo espaço pelo Momus.

A luminária, também de material reciclado, pende do teto do andar superior e alcança o térreo. É fantástica!

A luminária disputa atenção com a estante do Lidador. Não há como não apreciá-las, principalmente quem conheceu a cada da rua da Assembléia.

O prédio antigo agonizava e carecia de reestruturação. Toda a madeira encontrada na reforma foi reciclada e transformada em estantes e mesas. A luminária, que pende do teto do segundo andar e alcança o térreo, é de material reciclado, criação de um artista italiano. A estante no térreo, belíssima, peça dominante na decoração, pertenceu ao Lidador da rua da Assembléia, no Rio.

A estante que pertenceu ao Lidador da Rua da Assembléia é relíquia da famosa casa de vinhos, queijos e embutidos em geral. Lá, as bebidas que são servidas ficam em evidência e contribuem na decoração.

O Momus pensou até naqueles que não dispensam um cigarro e criou um espaço interno ao ar livre no segundo andar – uma parte do telhado foi retirada -, para os fumantes não terem o trabalho de descer a escada.

A gentileza e a simpatia do funcionário foram cativantes a tal ponto, que prometemos voltar. Aproveitaríamos o primeiro sábado de agosto, dia da Feira do Rio Antigo e mataríamos dois coelhos “com uma caixa d’água só”, como dizia um colega de trabalho sem se dar conta de que o dito popular não é bem assim.

Aconteceram alguns imprevistos e só agora, em outubro, conseguimos atingir nosso intento.
Valeu a fidelidade. O atendimento no almoço foi o mesmo que encontramos naquela noite de julho: cordial, simpático e rápido. Pratos bem servidos e comida temperada do jeito de que gostamos.

Costumo dizer que cozinha é sinônimo de “laboratório” – qualquer componente em desequilíbrio danifica a fórmula. E o Momus, nesse quesito, bate um bolão.

Segundo piso do Momus.
Estantes e mesas: aproveitamento das madeiras encontradas no antigo prédio onde foi instalado o restaurante.
P1110923 (1024x768)
Acomodações do andar térreo.

P1110930 (1024x768)

P1110942 (768x1024)
Aspecto do térreo, visto do segundo pavimento.
Entrada: porção para uma pessoa.

Baby beef e batatas grelhadas temperadas com mostarda. Saborosos.

Filet mignon em molho de vinho tinto  e risoto de champignons. Excelente! 

Para conhecer o cardápio clique aqui.

O Momus é  excelente opção para quem almoça no Centro do Rio. Está pertinho da Praça Tiradentes.

img186

2 comentários em “BRASIL . RIO DE JANEIRO. Casa MOMUS – Restaurante de Culinária Mediterrânea no Centro do Rio de Janeiro. Excelente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *