Inaugurado em outubro de 2001, o Rio Scenarium tornou-se imediatamente ponto de referência no Rio de Janeiro quando o assunto é casa de espetáculos.
O ambiente é prá lá de original. Montaram um palco em um antiquário (ou depósito de antiguidades?) cujas peças são destinadas à locação, e abriram um bom espaço para os mais animados rodopiarem ao som de músicas ao vivo.
IMAGEM DESTACADA – Palco do Rio Scenarium.
Os mais sossegados poderão apreciar o movimento do salão, devidamente acomodados em cadeiras e mesas que, provavelmente, já fizeram parte do cenário de um filme que você tenha visto ou de uma novela que passou na TV e que você amou de paixão. São peças de várias épocas. Sem perceber, você acaba integrada a este cenário, não tem jeito.
O atendimento é simpático e eficiente. Cardápio variado de salgados muito bem feitos e saborosos, e sugestões de pratos interessantes para escolher à la carte. Uma bebida bem gelada e um tamborilar de dedos no tampo da mesa completam os devidos acompanhamentos. Preços convidativos.



O Rio Scenarium, em minha modesta opinião, foi o abre-alas para a animação do Centro do Rio. Hoje em dia a programação desta parte da cidade é tão diversificada, que fica difícil escolher por onde começar tal a quantidade e qualidade das apresentações.
1 – ONDE TUDO COMEÇOU
Essa revitalização começou na rua do Lavradio e foi invadindo a vizinhança. Aos poucos atravessou a Avenida Rio Branco, chegou à rua do Ouvidor e adjacências, caminhou em direção ao mar e chegou à Visconde de Itaboraí e proximidades.
O movimento musical começa cedo em alguns lugares. Na casa França Brasil, por exemplo, há grupos de chorinho tocando em hora do almoço na Creperia. Ainda não estive lá, mas sei que os crepes estão sob a batuta de um chef francês cujo nome não me cabe citar.
– E quem acaba ganhando com esse movimento?
– A cidade, o carioca, que já nasce com a musicalidade na alma, os empresários e os turistas.
2 – A ABRANGÊNCIA DO SUCESSO DO RIO SCENÁRIUM
Outros investidores aproveitaram a onda de sucesso do Rio Scenarium e abriram belos restaurantes na vizinhança.
Os próprios sócios da Casa inauguraram o Santo Scenarium, na mesma calçada, e a Cachaçaria Mangue Seco, especializada em caranguejos, peixes e frutos do mar, bem em frente ao RS.
Em todos os ambientes você estará cercado por música. No Rio Scenarium você verá e ouvirá forró, samba, MPB, gafieira…
A Cachaçaria, prima pelo repertório de música brasileira ao vivo, de segunda a sábado, e no Santo Scenarium a música instrumental domina – como jazz e choro -, mas só de quinta à sábado.
3 – EM MEIO DE SEMANA
Terça e Quarta o movimento é menos agitado – muito diferente daquele do fim de semana, quando o Rio Scenarium costuma receber perto de duas mil pessoas. Não é à toa que é conhecido internacionalmente.
Para quem ainda não o conhece vale à pena efetuar uma reserva em dia mais calmo e, tranquilamente, caminhar por todos os ambientes, apreciar atentamente cada objeto, e viajar no tempo.
Os mais velhos assim como eu se identificarão com peças que víamos em nossas casas quando éramos pequenos e nas quais não podíamos tocar. O Rio Scenarium é um museu no qual você encontrará relógios de parede, buffets antigos, bibelôs, porta-retratos, licoreiras, móveis, abajures, cadeiras de barbeiros, rádios, relógios de pulso e de algibeira, e até um automóvel e uma pharmácia homeopática, assim mesmo, com “ph”, da década de 1930!
Em cristaleiras Chipandelle e Art-Noveau finos cristais figuram ao lado de bibelôs de gosto duvidoso e de copos populares da fábrica Nadir Figueiredo.
É neste clima que você dança, ouve boa música, saboreia bons pratos, toma uma cerveja bem gelada e ainda adquire cultura.
O Rio Scenarium é para ser visto, sentido e curtido. Descrevê-lo não o ajudará a ter a verdadeira dimensão de sua originalidade.
Saiba a história do Rio Scenarium clicando aqui e aqui, e a programação, clicando aqui.




Engraçado o Rio tem mesmo os seus mistérios e esses novos espaços do centro da cidade é um deles. uma verdadeira viagem no tempo.
O Rio Scenarium é uma grata surpresa. Com certeza voltarei mais vezes.
Beijocas e obrigada pelo pitaco.