IGREJA N. S. DA LAPA DOS MERCADORES
Na rua do Ouvidor, esquina com Travessa do Comércio e de frente para a rua dos Mercadores, fica uma pequena igreja, escondidinha, cuja história nos remete ao século XVIII. Trata-se da Igreja N. S. da Lapa dos Mercadores.
FOTO EM DESTAQUE: Lustre Central da Igreja.
Trata-se da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que nasceu de um nicho erguido em 1743 pelos comerciantes moradores daquela área. A obra total só foi concluída em 1766 e no século seguinte sofreu reformas que duraram 10 anos (1869/1879). Foi neste final de século que o carrilhão foi instalado na torre.
Saiba mais a respeito da história desta obra admirável clicando no link vermelho acima.
MILAGRES EXISTEM?
Um fato citado como milagre tornou esta igreja bem conhecida. Diz respeito a um tiro disparado pelo Encouraçado Aquidabã, resultante de uma rebelião da Marinha do Brasil, que atingiu uma das estátuas (batizada como Religião) que adornavam a torre sineira, provocando a queda da escultura. O tombo foi de mais de 25 metros de altura e pouco a danificou. Por este motivo considera-se um milagre.
O passado da igreja é rico em acontecimentos milagrosos que poderão ser conhecidos nas visitações. A propósito, na sacristia estão expostos estátua e projétil.
Apenas eu e meu amigo adentramos o templo naquele instante. Encontramos aquela paz que só o silêncio de lugares muito especiais sabem transmitir e que tanto amo “ouvir”. Sinto-me bem em orar em igrejas vazias; acho – que bobagem! – que ouvem minhas preces com menos embaraços e mais leveza.

IGREJAS MAIS PROCURADAS do CENTRO DO RIO
Apesar de não figurar na lista das igrejas mais populares do Centro do Rio de Janeiro, tal como a antiga catedral na Praça XV – A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé -, a Igreja de São José, a da Candelária, a de Santa Rita de Cássia, a da Santa Cruz dos Militares, N. S. do Rosário, N. S. da Lampadosa, Igreja de Santa Luzia e a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, todas na vizinhança, a Igreja alvo dessa postagem merece ser tão apreciada quanto as demais pelos motivos expostos e por dezenas de outros que apenas o coração de cada um saberá explicar.
UMA VERDADEIRA RELÍQUIA.
E tão esquecidinha, amiga… A igreja é linda! Dói não ser conhecida como as demais da vizinhança.
Snif! Snif!
Bjks, amada, e muito obrigada.