1 – A ORLA PREFEITO LUIZ PAULO CONDE
não começa no acesso que você vê na foto abaixo.
Uma das pontas da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde começa no Armazém 8, na Av. Rodrigues Alves, e a outra, no Largo da Misericórdia.
São 3.5 km em sua totalidade, passando por pontos turísticos de relevância tais como o Mural das Etnias, o Museu do Amanhã, o MAR – Museu de Arte do Rio, a Praça Mauá, o AquaRio, a Roda Gigante. Todos fazem parte do novo bairro que vem surpreendendo o próprio carioca.
IMAGEM DESTACADA – acesso ao lado do Museu do Amanhã.
1.1 – O QUE FOI DEVOLVIDO AOS CARIOCAS
A construção da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde possibilitou ao público o acesso à Praça XV desde a Praça Mauá, contornando o Morro de São Bento. Vale à pena caminhar por essa volta para você saber o que o 1º Distrito Naval ocultou da população por 252 anos! Imagine-se passeando no Centro do Rio em um local tranquilo (sim, existe!), desfrutando de um trecho à beira mar, lindo, e até então desconhecido.
Aconteceu que, não faz muito tempo, a Marinha criou polêmica a respeito desse trecho da orla e andou fechando esse acesso. A Prefeitura alegou descumprimento do acordo firmado antes do início das obras do Boulevard Olímpico, e, após muitos argumentos, aos poucos o 1º Distrito Naval compartilhou-a novamente com o público.




1.2 – O PORTO MARAVILHA
A revitalização do que era chamado apenas de “cais” faz jus ao título de Porto Maravilha, e a respeito desse novo cenário há muito o que dizer e apreciar após a genial idéia de demolir o elevado que tanto enfeiou o Centro do Rio durante anos.
1.2.1 – O RESULTADO DA REFORMA
A partir destas reformas e novidades o Rio de Janeiro é que passou a receber o turista com nova e bela roupagem, cercando-o de cultura e beleza por todos os lados. Convenhamos, sem mencionar nessa programação o costumeiro cenário nosso de cada dia, ou seja: sol, céu, mar, a calorosa saudação de boas-vindas do carioca e de quem adotou esse gostoso jeitão de ser feliz.
Pormenores a respeito da reforma de mais um cartão de visitas do Rio de Janeiro, clique aqui – nova iluminação, projeto de jardinagem, inclusão de bancos ao longo do trajeto e muitos etecéteras.
CABRAL DESCOBRIU O BRASIL E OS CARIOCAS E QUEM CHEGA ESTÃO DESCOBRINDO O RIO DE JANEIRO.
Rosinha, minha querida.
Ainda falta muita coisa para ver na cara nova do Rio. Aos poucos chegaremos lá. Estamos agendando uma visita ao AquaRio e bastidores, o mural, missa na Igreja N. S. de Montserrat (São Bento), Ilha Fiscal, Museu Histórico, Colombo da Gonçalves Dias, Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Teatro Municipal, enfim… Turismo em nossa nova cidade Natal. Legal, né? Beijocas da amiga.