Santo Antonio de Lisboa, em Florianópolis, está repleto de bons restaurantes e o Villa do Porto destaca-se por alguns motivos.
IMAGEM DESTACADA: Restaurante Villa do Porto
1 – UM POUCO DE HISTÓRIA
O Restaurante Villa do Porto ocupa um casarão histórico da época da colonização da cidade pelos açorianos. Está localizado no centro do bairro e em frente à praia. Ao lado do restaurante está a Praça Roldão da Rocha Pires, onde encontramos a primeira rua que recebeu calçamento no Estado – o conhecido pé-de-moleque.
Construíram esta rua pensando na visita que Dom Pedro II fez ao bairro, em 21 de outubro de 1845. É a rua que vemos na foto, colada à uma das paredes do Restaurante Villa do Porto. E ainda. Foi justamente nesta casa que o restaurante ocupou, onde se hospedou o imperador.
2 – O RESTAURANTE
A ocupação do salão do primeiro andar do Restaurante Villa do Porto é para aproximadamente 100 pessoas e é este espaço que a gerência costuma sugerir para acomodar convidados de grandes comemorações, ocasião em que o menu poderá ser personalizado.
2.1 – O CARDÁPIO
O cardápio é à la carte e consta de pratos de peixe, frutos do mar, risotos, saladas e carnes. O menu oferece um passeio rápido pela Itália – oferece brusquetas e pizzas, por exemplo – e ainda pelo Japão através do Sushi bar.
Durante a temporada os lugares são muito disputados, principalmente as mesas que ocupam a calçada pé-na-areia. Convém chegar cedo se você preferir degustar ostras e camarões ouvindo o barulhinho da onda quebrando na beira da praia. O atendimento da melhor qualidade – a rapaziada é simpática, receptiva, educada. Recomendo sem restrições.


Estivemos no início do Inverno no Villa do Porto. Gentilmente, o garçom, outro carioca, nos ofereceu os caldinhos de legumes que você vê na foto. Não imaginam como caiu bem! Havia chovido, o frio estava de lascar, e os caldinhos chegaram na hora certa porque esquentaram até nossas almas.






Endereço: R Quinze de Novembro,123 / Santo Antônio de Lisboa Florianópolis, SC / Tel: 48 3234-1000.
Horário de funcionamento: Segunda e Terça: 12 h – 23 h / Quinta a Sábado: 12 h – 23 h / Domingo: 11:30 h – 17h
Charme, tradição, história e cultura se reunem na melhor gastronomia catarinense. Dá até água na boca.
Esse imóvel ficou durante muitos anos fechado. Na próxima ida à Florianópolis tentarei obter informações a respeito dessa recuperação. Almoçaremos lá. Bjks e carinhoso abraço.