BRASIL . SANTA CATARINA . FLORIANÓPOLIS . VILLA DO PORTO – Sobrado Histórico Por Onde Passou Pedro II.

 

O RESTAURANTE VILLA DO PORTO

ocupa um prédio histórico que esteve fechado durante alguns anos. Eu não entendia o porquê de aquele sobrado tão imponente e importante permanecer às moscas durante tanto tempo.
As portas estavam lacradas com madeira, o que reforçava mais ainda o aspecto de abandono do imóvel. Muitas vezes me perguntei que prédio seria aquele, até que um dia – surpreeesaaa! – passei pela porta e vi um restaurante bem chamativo ocupar o endereço: O VILLA DO PORTO.

IMAGEM DESTACADA Praia de Santo Antonio de Lisboa.

 

 

UM POUCO DE HISTÓRIA 

Daí, por conta do blog, acabei pesquisando e fiquei sabendo que foi um sobrado construído em 1840 para receber D. Pedro II e sua consorte, a Imperatriz Dona Tereza Christina, por ocasião de sua visita ao bairro. Mais especificamente, a visita foi à Igreja de N. S. das Necessidades, em 21 de Outubro de 1845.
Li que o casal pernoitou no sobrado… Por outro lado, também noticiaram que o ilustre casal  passou pelo sobrado, mas que pernoitaram no navio Imperatriz com todos de sua comitiva.

História à parte, o restaurante é bonito e espaçoso a decoração é moderna, sem luxo, mas bem aconchegante.
O cardápio oferece pratos da culinária manezinha com toques da cozinha contemporânea – adoro! – e os preços praticados são médios.
A oferta de sobremesas é que decepciona pela trivialidade e poucas opções.

 

No andar superior, um forno à lenha furta as atenções não só por ser decorativo, mas também porque oferece ao cliente a oportunidade de acompanhar o cozimento de sua pizza.

 


NOTA

Na baixa temporada os restaurantes do bairro fazem rodízio por conta da queda de frequentadores, o que chega a dar dó. Inverno em Florianópolis não é como o do Rio de Janeiro, que enche praia aos domingos. Inverno em Santa Catarina é prá esquimó nenhum botar defeito.

Praia de Sto Antonio de Lisboa
A Praia de Santo Antonio de Lisboa enche no verão, por ser de mar calmo, águas limpas. É uma praia muito procurada por idosos e famílias com crianças. 

 

À direita, Praça Roldão da Rocha Pires.
À direita, Praça Roldão da Rocha Pires. 

ACIMA
O calçamento em pedras conhecido como “pé-de-moleque” foi preparado para a visita de Dom Pedro II. Como não poderia ser diferente, está ao lado do sobrado que também foi construído para recebê-lo. Trata-se da primeira rua calçada no Estado de Santa Catarina.
Estivemos no Villa do Porto na baixa temporada; por isso, o fraco movimento.

 

Foto do prato de filé de peixe ao molho farto de camarões.
Filés de peixe ao molho (farto) de camarões.

 

A apresentação da conta vem emoldurada – idéia criativa.

 

Foto de uma casa no estilo colonial português, típico do bairro de Sto Antonio.
Casarão típico do bairro de Santo Antônio de Lisboa. Ressaltemos as três beiras do telhado, a tribeira, que denotava o poder aquisitivo do proprietário. Casas com tribeira eram de pessoas endinheiradas. A sequencia das beiras é eira, beira e tribeira. Os menos privilegiados financeiramente não tinham “nem eira e nem beira”. Daí vem o dito popular. 

Do outro lado da praça Roldão da Rocha Pires há um excelente Café – o Café da Praça. Saiba mais clicando aqui.
E para saber bem mais a respeito de meu bairro predileto em Florianópolis, clique aqui.

“A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação” – Júlio Camargo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *