SAINTE-MARIES-DE-LA-MER
Quando se fala em sul da França o pensamento voa para Mônaco (corridas de F-1, cassinos, carrões desfilando pelas ruas, ricaços…), para famosos balneários banhados pelo Mar Mediterrâneo (Nice, Marseille e Cassis são exemplos) e para a Provence. E em se tratando de Provence, pensa-se em vinhos, queijos, perfumes, lavandas e produtos derivados.
A divulgação desses produtos é tão forte, que os campos de girassol, trigo e pastos da Camargue – região conhecida pela criação de cavalos e búfalos – os famosos búfalos da Camarga -, passam batidos. Indústria de sal e plantio de arroz, então… nem pensar!
IMAGEM DESTACADA – Vista parcial do Centro da vila de Saintes-Marie-de-la-Mer.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A cidade nasceu na época dos romanos com o nome de Saintes-Maries-de-la-Barque. Entretanto, uma história que atravessa séculos nos conta o porquê de as Marias serem do Mar e a cidade ter mudado de nome.
Dentre todas, uma chama atenção: Sara Kali, que teria sido colocada em uma barca sem remos e sem mantimentos junto com Maria Jacobina, Maria Salomé, Maria Madalena (e ainda Marta, Lázaro e Maximinio) e lançada ao mar para morrerem.
QUEM É QUEM?
Maria Jacobina era irmã de Maria, mãe de Jesus; Maria Madalena era mãe dos apóstolos Tiago e João. Maria Salomé, neta de Herodes, é apontada no Novo Testamento como sendo a responsável pela decapitação de João Batista. E Maria Madalena, a fiel seguidora de Jesus Cristo. Todas estavam, literalmente, no mesmo barco…
A perseguição sofrida pelos cristão após a crucificação de Cristo resultou este episódio.
Sara, uma cigana escrava, orou para que chegassem sãos e salvos a algum lugar, e assim aconteceu. O barco aportou na costa francesa, na cidade que passou a se chamar SantaS-MariaS-do-Mar. Saiba mais a respeito de sua história clicando aqui.
A IGREJA DE SAINT MICHEL
Na cripta desta igreja é onde se encontra a imagem de Santa Sara Kali e onde foram depositados seus ossos.
Durante a travessia, Sara prometeu em suas orações que ela usaria um lenço na cabeça até o final de seus dias caso se salvassem. Desta estória surgiu o hábito de mulheres cobrirem suas cabeças com lenço como voto de castidade.
A PROTETORA DAS GRÁVIDAS!
Outra lenda conta que Sara ajudou Maria no parto de Jesus e por isso tornou-se a protetora das grávidas e das mulheres que almejam engravidar. Sua imagem é coberta por lenços. Leonor, nosso anjo guardião versão guia turística que tornou-se nossa amiga, explicou-nos o seguinte: são mulheres que agradecem pela graça alcançada e por isso levam lenços para cobrir a imagem de Santa Sara.
FESTAS EM HOMENAGEM À SANTA
A festa em homenagem à Santa Sara acontece nos dias 24 e 25 de maio, outubro e dezembro, ocasião em que a cidade recebe ciganos católicos do mundo inteiro por uma semana – entre 25.000 e 40.000 pessoas. E como não há alojamento para essa multidão, eles acampam onde encontram lugar (ruas, praças e areia da praia) ou dormem em seus veículos. Segundo Leonor, nossa guia e amiga, a cidade vira de cabeça para baixo devido ao grande movimento.
LOCALIZAÇÃO
Sainte-Marie-de-la-Mer é uma das três cidades localizadas no delta do Rio Rhône. As outras duas são: Aigues Mortes e Salin-de Giraud.
Quem escreveu informações preciosas a respeito da região foi a brasileira Anaté Merger. Ana Tereza é domiciliada na Provence e autora de um site/agência de turismo sensacional. Saiba mais clicando aqui.
CAMARGUE
é a região pantanosa no delta do Rio Rhône (Boca do Ródano), no Mar Mediterrâneo. Trata-se da localidade que mais abastece a França de arroz e sal. Foi nesta área da Camargue que vimos a maior indústria salineira e a maior população de flamingos “dazoropa”. O que um tem a ver com o outro? Nada, a não ser a água…
NO BRASIL,
desde 2006 que os ciganos homenageiam sua padroeira em uma gruta junto à Lagoa da Saudade, no alto do Morro da Nova Cintra, em Santos, SP.
ONDE COMER
NOTA
Esse passeio foi de dia inteiro, saindo da Praça da Prefeitura (Mairie) de Aix-en-Provence.
Primeiramente, estivemos em Aigues-Mortes e depois seguimos para Sainte-Marie-de-la-Mer, onde almoçamos.
Sei não, mas acho muito difícil um turista não gostar de algum lugar na França. Ou na Espanha. Em Portugal, na Holanda, na Bélgica, em Israel, na Turquia etc… etc…
Caso se interesse por mais histórias a respeito da cidade, clique aqui.
Agora, se desejar fazer passeios especializados no sul da França, clique aqui. Anaté Merger, jornalista brasileira e agente de viagens residente em Aix-en-Provence, oferece várias opções de roteiros.
Boa tarde!Como consigo enviar um lenço pra Cripta de Santa Sara?
Prezada Jacira, boa tarde!
Creio já ter respondido sua pergunta pelo email do blog, mas não me custa lhe responder novamente> Esses lenços são colocados sobre o manto da santa por pessoas devotas que comparecem ao santuário.
Quanto à remessa de lenços, não tenho como lhe informar, infelizmente. Clique no link que vou lhe passar; quem sabe, não obtém o resultado desejado? Espero que sim.
Abraço!
http://www.embaixadacigana.org.br/saint.html
Prezados, boa tarde!
Alguém poderia me dar uma informação?
Vivo em Lisboa/Portugal e gostaria de conhecer: “FRANÇA . CAMARGUE – SAINTE MARIE DE LA MER – ONDE ACONTECE A MAIOR FESTA DO MUNDO EM HOMENAGEM À SANTA SARA DE KALI, A PADROEIRA DOS CIGANOS.” Qual seria o melhor e mais barato roteiro? Agradeço antecipadamente, melhores cumprimentos,
Maria Marques
Olá, Maria Marques!
Desculpe-me responder somente agora.
Quem poderá ajudá-la, e muito, é Anaté Merger, uma brasileira residente na Provence. Foi com Anaté que visitamos muitas cidades em 2013 e 2014. Procure, por obséquio, por um site chamado http://www.naprovence.com. Não por acaso, um dos passeios que Anaté apresenta neste site, é justamente o que você está procurando. Dê uma olhada e depois me diga.
Boa sorte, boa viagem! Anaté é uma profissional gabaritadíssima e conta com uma equipe fantástica. Tenho certeza de que ficará fã.
Abraços da…
Marilia.
Olá! Muito legal a postagem.
O lugar é realmente incrível e cheio de fé. Pude ir uma vez à festa, e quero muito voltar. Permita-me apenas um apontamento: a festa é nos dias 24 e 25 de maio, e não de junho. 😉
Olá, Maria Amélia!
Obrigada pelo acerto das datas. Desculpe-me a demora em responder seu amável comentário.
Valeu demais!
Abraços!
Olá! Tudo bem?
Parabéns pelo relato.
Eu e meu noivo estamos indo em maio e gostaria de saber se tens o contato das brasileiras que ajudaram vcs por lá? Vamos realizar uma cerimonia de casamento e preciso de auxilio.
Agradeço muito se puderem me ajudar.
Boa noite, Cristine!
Perdoe-me pelo atraso da resposta.
O contato é Anaté Merger, que você encontrou no link que iluminei na postagem. Estamos em final de junho e seu trabalho já terminou. Desculpe-me uma vez mais pela resposta atrasada, Cristine. Você passou por cima do link de Anaté ao ler a postagem, mas lhe escapou.
Saudações!
Abraço da Marilia.