AIGUES-MORTES é uma cidade do departamento de Gard, na região da Occitanie, no sul da França. Seu nome está ligado às lagoas e pântanos que circundam a cidade.
Aigues-Mortes é tradicional na atividade pesqueira e industria salineira, iniciadas ainda no período paleolítico.
IMAGEM DESTACADA – Mostra da arquitetura reinante na cidade que cativa o visitante logo na chegada.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Foi Filipe III, denominado “O Ousado”, quem continuou a construção da muralha que cerca a cidade que se liga ao mar pelo Canal du Rhône, à Sète – uma cidade francesa conhecida como Porta do Mar Mediterrâneo, onde termina o Canal du Midi. Aigues-Mortes, por sua vez, também é conhecida como a cidade do Lago Cor de Rosa.
PECULIARIDADES DA CIDADE
Aigues-Mortes, apesar de sua idade avançada (é medieval) e proximidade com a Provence, é diferente daquele perfil das cidadezinhas produtoras de lavandas e seus derivados.
Ela também tem ruas floridas e perfumadas, porém o predomínio é dos jasmins que sobem paredes e espiam por muitas janelas sem pedir licença.
A cidade tem ruas limpas, comércio atraente, bons restaurantes, é ensolarada, colorida, a pintura das casas repete algumas cores da Provence, mas trata-se de outro departamento; ou seja, o de nome Gard, na região administrativa da Occitania. Para nós, a cidade foi uma grata surpresa.
Interessante informar que ergueram esta torre no lugar da Torre Matafère, construída por Carlos Magno. O terraço abre para visitação e de lá vislumbra-se bela vista da região. No total, são 20 torres na muralha.
Endereço: Logis du Gouverneur, Place Anatole France, 30220 Aigues-Mortes, França.
1 – Aluguel de embarcações e cruzeiros fluviais por Portugal, Hungria, França, Alemanha, Holanda. Clique aqui e saiba mais.
2 – Visitas às salinas de Aigues Mortes.
3 – Na enciclopédia livre Wikipedia há farto material a respeito da cidade.
4 – Pontos de interesse, comemorações da cidade, informações em geral, clique aqui.