IMAGEM DESTACADA: Sacada de Prédio da Praça Garibaldi, em Nice. Moldura da Porta pintada com a técnica de Trompe L’Oeil.
O PRIMEIRO CONTATO COM A PRAÇA
Quando saltei do tramway e me vi em meio à Praça Garibaldi, imaginei como deve ser um mineirinho que pela primeira vez vê o mar.
A impressão que tive é a de que a praça, que já se destaca por suas dimensões e luminosidade, mais ensolarada ficou com a cor amarela emprestada pelos prédios que a cercam.
O QUE HÁ PARA VER
A Praça Garibali
Arte em Trompe L’Oeil
“Engana Olho” é a tradução literal da técnica que, realmente, cumpre seu objetivo; ou seja, engana o olho de quem a vê. E foi justamente com este tipo de pintura que transformaram a Praça Garibalde, em Nice, em uma obra de arte fantástica.
Pesquisei o que pude na internet para saber a partir de quando começaram as pinturas daquelas paredes, mas, inicialmente, não consegui nenhuma referência.
A perfeição é tamanha, que para os menos avisados as janelas possuem frontões, balaústres e molduras em relevo. O trabalho é grandioso não só pelos 6.500m²pintados por apenas vinte profissionais, como também pela perfeição da técnica empregada.
Pense como deve ter sido sacrificante pintar um painel desta proporção e ao relento!
Tendo em vista a aparência original da praça, e a transformação sofrida pela reforma, imaginei o quanto esta pintura valorizou ainda mais a praça, e o imóvel dos moradores.
MEU OBSERVATÓRIO – UM CAFÉ
Encontrei este Café localizado em um dos cantos da praça, e ali me aboletei com o intuito de observar longamente aquela obra prima. Não parava de olhar para cima… Meu café esfriou, meu pescoço doeu, mas valeu à pena.
INÍCIO de PESQUISA
Saí de lá pensativa e me perguntando quem teria feito esse projeto, quando fizeram a reforma e quanto tempo foi necessário para concluí-la. E a pintura, ficou a cargo de quem?
Embora cutucasse muito a internet não encontrei qualquer comentário alusivo à obra. Foi aí que me veio à lembrança determinado site de viagens.
Comecei pesquisando pelo nome do Garibaldi e acabei descobrindo uma caixa de diálogo em que poderia perguntar a respeito de qualquer assunto referente a turismo, obviamente, e lancei a pergunta.
Horas depois um brasileiro morador de Nice, super gentil, que se identificou como RTHIAGO, presenteou-me com preciosas informações às quais agradeço penhoradamente.
ASSIM ELE ESCREVEU:
“Olá Marilia G.
Você acabou me deixando curioso, a praça é linda porém eu também não sabia quando foi pintada e por quem etc…
Acabei encontrando um artigo super interessante, entretanto está em frances. Eu não sei se você têm o domínio da lingua, se tiver está perfeito, se não tiver me avise que eu traduzo pra vc.
Espero ter ajudado !”
E como ajudou, Thiago! Como ajudou!
Como não aprecio as traduções dos programas encontrados na internet – sempre muito literais e por isso confusas -, traduzi o texto eu mesma, adaptando uma palavra aqui e outra ali para nosso idioma.
“Esta reforma compreende:
– a restauração das fachadas com a restituição das pinturas decorativas;
– a restauração das galerias;
– o entorno das ruas que fazem parte da praça, que estão englobados no projeto;
– a Capela do Santo-Sepulcro, classificada com Monumento Histórico;
– as persianas e janelas.
Os rebocos foram inteiramente retirados com picaretas até aparecer o fundo (a estrutura do prédio), para então serem refeitos com areia e cal.
As janelas, que haviam sido trocadas recentemente e que não eram mais no modelo em madeira dos séculos XVIII e XIX, foram trocadas para o padrão atual, indicados pelo Departamento de Construções Civis da França.
Certos condomínios aproveitaram-se da obra para instalar esse tipo de janela em todos os vãos (números 1 e 2 por exemplo).
As canaletas e calhas foram refeitas em cobre. Sete balcões (varandas), que haviam sido acrescentados em torno de 1900, foram retirados.”
“A restauração das fachadas da Praça Garibaldi permitiu, assim, devolver à este lugar real toda sua característica, sua personalidade. A única praça na Europa decorada em Trompe L’Oeil em suas quatro fachadas é a Praça Garibaldi.
Graças ao projeto desenhado pelo Departamento de Arquitetura da Cidade, baseando-se em desenhos originais conservados pelos arquivos de Turim e fotografias tiradas de 1860 à 1910, a Praça Garibaldi reencontrou então sua aparência histórica (formas, decorações históricas).”
“O CALENDÁRIO da OBRA FOI O SEGUINTE:
Início dos trabalhos: Verão de 2010.
Final dos trabalhos: Fevereiro de 2012.
Inauguração: Sábado, 24 de março de 2012.
Os trabalhos foram realizados por partes (“fatias”), em comum acordo com cada condomínio.
“Tratando-se de obras privadas, a cidade não tem a faculdade de impor ordem nas obras”.
“Em se tratando de obra privada, a Prefeitura não tem como se impor nessas reformas”.
N.B.: 60% de um total de 1.400.000 Euros empregados na restauração da praça, foram financiados pela Prefeitura da cidade. Vinte pintores trabalharam ao ar livre em 6.500m² de fachada.
Mais informações a respeito da praça, clique aqui.
Talvez por sua imensa área descoberta, a Praça Garibaldi signifique mais que uma galeria de arte para mim. Ao observá-la em silêncio, pensei em liberdade…, nudez…, acolhimento, expansão, vaidade, opulência…
Sinto a praça como um lugar sem preconceitos. Como se abrisse longos braços, se os tivesse, e nos envolvesse num grande e caloroso abraço.
Para saber quem foi Garibaldi, bravo guerreiro que desposou uma brasileira de nome Anita, clique aqui.
E as informações que me foram passadas por RTHIAGO você poderá encontrar pesquisando no Google por Inauguration des façades de la place Garibaldi à Nice, meu “Abre-te Césamo”.
Valeu, THIAGO!
NOTA
O prédio reformado da Praça Garibaldi que faz esquina com a rua Catherine Segurane, mantém sua aparência original nesta rua. Embora conservem a aparência original, nada têm mais a ver com seus parentes da praça.
TURISMO FÁCIL
Nice vale à pena. Além de comércio variado e pontos atraentes, o balneário fica próximo a cidades muito interessantes que são acessíveis por ônibus e/ou trem.
“Os homens se dividem em duas espécies: os que têm medo de viajar de avião e os que fingem que não têm.”
Muito bom além de apreciar a localidade estar informado das peculiaridades históricas do local.
Rosinha, tive a maior sorte em encontrar um brasileiro residente em Nice, que muito me ajudou na composição desta nova postagem a respeito da Praça Garibaldi que amo de paixão. É linda!
Bjks o obrigada pela presença.
Sou fã do seu blog, tenho que estar sempre presente, amo.
Que bom, amiga! Vale o incentivo. Vale muito… Obrigada. Abreijos!
Fiquei impressionado. Q pintura linda linda linda… e saber mas detalhes ainda melhor.
Abçs
Olá, Davys! Sou fã desta praça… Pessoalmente, então… você ficaria tão maravilhado quanto eu. Obrigada por sua presença aqui no blog. Abraço cordial. Marilia.