FRANÇA . PARIS . BERCY VILLAGE – Lugar Diferente Para Passear, Comprar e Comer.


BERCY VILLAGE
é um lugar atraente que vale a visita para quem procura um passeio fora dos padrões turísticos. Abre de 2ª a Domingo, de 10.00 às 19.00 horas.

IMAGEM DESTACADA – Nosso lanche da tarde na Maison Pradier, em Bercy Village.

 

UM POUCO DE  HISTÓRIA

O lugar onde até bem pouco tempo (1960) o vinho que chegava pelo Rio Sena era engarrafado, envelhecido e vendido, aos poucos fechou suas portas. Esse tipo de comércio nos armazéns de pedra do Cour Saint-Émilion movimentou a área por mais de 100 anos.
O motivo foi aparentemente simples: os vinhos passaram a ser engarrafados em seus locais de origem. Pode lhe parecer descabido, mas este pequeno detalhe culminou por fechar mais de 40 armazéns.

COMO CHEGAR

A LINHA 14 – A MAIS MODERNA e SEGURA DE TODAS

Suponhamos que você parta da estação de Metrô Odéon. Neste caso, você embarcará em duas linhas diferentes: o primeiro embarque será na M-4, direção Porte de Glignancourt, e você saltará na estação Châtelet-Les Halles. Esta estação é imensa. Na verdade, trata-se de uma estação/shopping, de várias lojas. Portanto, fique atento às indicações para a Linha M-14. Conseguiu encontrá-la? Ótimo! Embarque na direção Olympiades e salte na estação Cour Saint-Émilion.

Linha 14 do Metrô de Paris.
A Linha 14 do Metrô de Paris é a mais moderna de todas: foi inaugurada em 1998 com o objetivo de atenuar o movimento da Linha 1, mas tornou-se uma das mais ativas uma década após sua inauguração.

 

Estação Madeleine do Metrô de Paris.
Estação Madeleine – As plataformas da Linha 14 são mais seguras que as das demais linhas pelo seguinte: além de suas portas abrirem concomitantemente com as portas dos vagões, não há mais espaço entre a beira das plataformas e os trens. Essa aproximação impede que pessoas caiam nos trilhos ou se joguem neles.

 

As estações desta linha são amplas e iluminadas. Passaram a ser totalmente automatizadas porque o contrôle é efetuado à distância; não há mais condutores.

 

Estação Madeleine da Linha 14 do metrô de Paris.
O jardim não é grande, porém as poucas plantas trouxeram um pouco de leveza para o interior da estação.  

A ESTAÇÃO CHÂTELET

Trata-se de uma estação ferroviária um pouco complicada devido ao acesso à 4 linhas de metrô, como segue: linhas 7 e 11, pela Place du Châtelet e o Quai de Gesvre. Linhas 1, 4 e 14 para Rua Saint-Denis e a Rua de Rivoli.
O assunto é vasto e por isso passo alguns links para os interessados saberem um pouco mais a respeito da história desta estação e dos acessos, bem como da localização das plataformas de cada linha de trem e metrô. Ufa!


DIFERENÇAS ENTRE LINHAS RER e METRÔ

COMO IDENTIFICAR O TREM QUE ENCERRA O EXPEDIENTE  (Vide horários de funcionamento abaixo)

Não parece, mas é importante conhecer estas diferenças a fim de que não percamos tempo e nem embarquemos no bonde errado. Por exemplo: para determinados lugares da periferia, apenas os trens da RER chegam até lá. Para outros lugares, é mais rápido chegar de trem do que de metrô. Conheça as estações de cada linha, tarifas, tipos de passe, multas aplicáveis aos passageiros e horários de funcionamento clicando aqui. Este site é supimpa!

LINHAS DE ÔNIBUS

No Boulevard Saint Germain, pegar as linhas 75 ou 87. Saiba mais clicando aqui.
Há linhas conhecidas por linhas turísticas devido ao trajeto. Clique aqui e aqui e saiba por onde passam as linhas 24, 63, 69 e outras. Vale à pena pesquisar e saber por onde passam os ônibus cujos números começam por 2, 4, 7, 8 e 9. Um presentão para quem nunca desconfiou desse lance.


VOLTANDO À VACA FRIA

Uma das entradas para o shopping a céu aberto. Esta passagem fica em frente à saída da estação Saint-Émilion. Vide foto abaixo.
Eis uma das entradas para o shopping a céu aberto. Esta passagem fica em frente à saída da estação de metrô Saint-Émilion. Vide foto abaixo.

 

 

Todos esses toldos são extensões dos inúmeros restaurantes existentes ao longo do shopping. Calçamento em pedra, revestimentos dos armazéns e trilho foram conservados.
Todas essas coberturas de duas águas são extensões dos inúmeros restaurantes, bistrôs e Cafés existentes ao longo do shopping. Os trilhos, o calçamento e a arquitetura dos armazéns continuam conservados. 
La Cure Gourmande
La Cure Gourmande, famosa pelos biscoitos, bombons e calissons, nos reportou à Aix-en-Provence e bateu a saudade.

LA MAISON PRADIER

fundada em 1859, ainda é conhecida pela qualidade de tudo que oferece em suas lojas, principalmente os macarons e as éclaires.

A Maison Pradier é um lugar aconchegante onde podemos tomar um café incrementado. Dentre os acompanhamentos listados no cardápio optamos pela estrela da casa, a éclair – um doce delicado que temos a coragem de chamar de “bomba” aqui na Terra do “Sambá”.

 

A vitrine ao lado do balcão onde servem refeições é “estampada” com macarons de diversos sabores e cores. Para mim, trata-se de uma tentação arquitetada por alguém de requintado sadismo.

 

A Maison Pradier fabrica cerca de 6.000 (seis mil) macarons por dia. Trata-se de uma refinada pâtisserie da gastronomia francesa.

 

Porções de saladas de frutas ou salgadas, sanduíches incrementados, refeições e salgadinhos ocupam duas vitrines. É pegar, pagar e levar.
Porções de saladas de frutas ou saladas salgadas, sanduíches incrementados, refeições e salgadinhos ocupam duas vitrines. É pegar, pagar e levar.

 

Enfim, as saborosas éclaires, que de “bomba” não tem nada.

 

A irresistível éclair de chocolate.
A irresistível éclair de chocolate.

 

Além das acomodações no salão e sob o toldo na frente do bistrot, ainda há um espaço no subsolo decorado com sobriedade.

 

Loja especializada em azeites.

 

Home Aut Tour du Monde.
Uma loja que vende serviços e produtos que, normalmente, não encontraríamos em um mesmo lugar. Exemplo: moda, decoração, perfumaria, livros e alimentação.

 

Nature & Découvertes
Nature & Découvertes é outra loja que merece bastante atenção por ser grande e oferecer milhares de produtos. 

 

A água que escorre pelo vidro vê-se à distância e desperta curiosidade. Na bancada, os produtos oferecidos têm tudo a ver com o vidro molhado porque são produtos para banho.

 

O órgão de essências cujo objetivo é não lhe deixar escolher a fragrância errada. Nada a ver, em meu entender, porque um perfume ao ser aplicado na pele, normalmente, se modifica.


ALICE DÉLICE

ALICE DÉLICE – Acabamos por passear no Bercy Village porque fomos atrás desta loja especializada em tudo que diga respeito à cozinhas: panelas, louças, talheres, livros, formas, papelaria, açúcares, adoçantes, massas para bolo e centenas de et céteras. Para quem lida com confeitaria, trata-se de um parque de diversões.

 

ALICE DÉLICE é o nome da loja onde você encontra tudo para equipar e embelezar uma cozinha, além de ingredientes para fazer doces e bolos caprichados. Aventais, sacolas e carrinhos fora do comum também estão à venda.

L’ITALIA IN BOCCA

Na hora do almoço encontramos este restaurante simpático, confortável e de cardápio tentador. Atiramos no que vimos e acertamos no que vimos e no em que não vimos. Muito bom!

No L’Italia In Bocca almoçamos um prato de massa com molho de camarões e abobrinha que estava muito bom. Porção bem servida e preço convidativo: E$ 13,00. Atendimento cortês. 

BERCY VILLAGE 1

Fnac, La Coure Gormande, Maison Pradier, Hippopotamus, Sephora, galeria de arte, padaria e um super mercado fazem parte deste shopping que ocupa uma área de 14 hectares.
Nesta mesma área há um jardim dividido em 3 partes: O “Jardim Romântico”, que inclui viveiros de peixes e dunas; Os “Canteiros de flores”, dedicados à vida vegetal, e o “The Meadows”, uma área de gramados sob sombras de altas árvores.

BERCY VILLAGE 2

Inclui ainda com um Museu de Diversões (Musée des Arts Forains) que contém peças que datam de 1850 a 1950, incluindo alguns carrosséis.
Nas proximidades do parque fica a Biblioteca Nacional, acessível pela Ponte Simone de Beauvoir. Pedestres e ciclistas têm exclusividade. Ressalto a escultura muito sem graça de Carlos Niemeyer neste parque, intitulada “Flor”.
Faz parte deste conjunto o UGC Ciné Cité Bercy,composto por 18 salas para um público de 4.392 pessoas em uma área de 12.800 m2.


4 comentários em “FRANÇA . PARIS . BERCY VILLAGE – Lugar Diferente Para Passear, Comprar e Comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *