Museu Rodin – Quem poderia imaginar que esta mansão construída entre 1728 e 1731, que abriga um museu com quase 30.000 peças dentre desenhos, pinturas e esculturas, foi construída para um fabricante de perucas? E que em 1820 o prédio foi vendido a três freiras que o transformaram em um colégio para meninas?
IMAGEM DESTACADA – O Hôtel Biron e parte do jardim onde algumas das principais obras de Rodin estão expostas.
O prédio foi negociado várias vezes, até que em 1908 Auguste Rodin alugou 4 salas no térreo e transformou-as em estúdio. Três anos depois o Governo francês interessou-se pela casa, mas Rodin negociou-a da seguinte forma: em troca de permanecer na mansão até sua morte, ele doaria todo seu patrimônio artístico para o Estado. Porém, havia uma condição: as obras permaneceriam na residência, o que a transformaria em um Museu Rodin. E assim aconteceu.
Dentre as obras de arte da residência constam pinturas de Renoir, Monet e Van Gogh. Vale lembrar que o escultor era colecionar de artes.
Rodin criou suas principais obras em sua residência/estúdio de Meudon, na periferia de Paris. O artista e sua mulher não foram enterrados no Cemitério Père-Lachaise, mas em sua propriedade de Meudon.
Uma jornalista brasileira, residente em Paris, conta a história deste outro museu com riqueza de detalhes e fotos. Nesta postagem cujo link segue abaixo, a jornalista que cursou História da Arte e Arqueologia em Paris, relata momentos da vida e da obra de Auguste Rodin que poucos conhecem.
Clique aqui e saiba mais.
“Ó, VÓS QUE ENTRAIS, ABANDONAI TODA A ESPERANÇA…” – Dante Alighieri
Esta é a frase de Dante que tem a ver com as Três Sombras acima da Porta do Inferno.
SUGESTÃO DE PROGRAMA
Como o Museu Rodin fica ao lado do Museu da Armada (Tumba de Napoleão), almoce no bistrô do Museu Rodin, visite-o, e depois faça uma visita ao vizinho.
COMO CHEGAR
1 – Ao museu de Paris: Metrô Linha 13 – descer na estação Varenne. Fica pertinho!
Endereço: Rue de Varenne, 77.
2 – Ao museu de Meudon: você precisará pegar duas conduções. Linha 12 do metrô e descer na estação Mairie d’Issy, e depois pegar uma das linhas de ônibus 190, 290, 169 e saltar no Hôpital Percy.