FRANÇA . PROVENCE . LOURMARIN . Nada A Ver Com Carmem Miranda, Mas É Pequena e Notável.

 

1 – LOURMARIN – A PEQUENA NOTÁVEL

Lourmarin é pequena, conta com pouco mais de mil habitantes, mas, como as demais cidades provençais, é cheia de charme. Tamanho não é documento, nos diz o velho ditado, e Lourmarin o comprova.
Neste dia saímos de Aix-en-Provence e fomos para Oppède-Le-Vieux, Coustellet, Gordes, Lourmarin, e retornamos para Aix, onde alugamos um apartamento super aconchegante.

IMAGEM DESTACADAA trepadeira linda de viver que encontramos em uma rua de Lourmarin.

 

2 – COMO CHEGAR

Lourmarin foi nossa última parada no dia 04.6.2013.
Como você vê no mapa, a cidade fica bem próxima de Aix-En-Provence, onde fincamos bandeira.
O acesso é pela D 943, entre Apt e Cadenet, e é ideal para você visitá-la em um dia em que queira ficar mais tranquila(o), sem ter que acordar muito cedo. Lourmarin pertence à Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Vaucluse.

3 – O CASTELO

de Lourmarin foi recuperado e mobiliado em 1921 pelo industrial Robert Laurent-Vilbert e compõem-se por duas partes:
1 – O antigo, construído no Século XV em estilo mais defensivo,
2 – E o mais novo, erguido no século seguinte no estilo Renascentista.

Os escritores Albert Camus e Henri Bosco (romancista) repousam nesta cidade. Camus, prêmio Nobel de Literatura, fez de Lourmarin sua última morada, e Bosco encontrou no Luberon e em Lourmarin suas principais fontes de inspiração.
No século XIV desertaram Lourmarin devido à saques e a peste. Foram os Vaudois, vindos dos Alpes, que repopularizaram a cidade.

4 – O QUE FAZER NA CIDADE 

A pequena Lourmarin, em termos de atração, eu diria para você passar na igreja e visitar o castelo. Ah! E a feira que é montada todas as sextas-feiras pela manhã é imperdível como todas, mesmo sendo pequena.
Quanto à sugestão para “passar na igreja” tenho a lhe dizer o seguinte, caso não seja católico: encare-a como um monumento histórico, porque não deixa de ser, e aprecie sua arquitetura.
Fui criada no catolicismo, mas  gosto mesmo é de sinagogas e de todos os ensinamentos judaicos, especialmente aqueles que abrangem a parte isotérica, a Cabalah. Nada interfere em crenças a não ser a insegurança.

5 – VILLA MÉDICIS

O Castelo Renascentista, também conhecido por Villa Médicis de Provence, é palco para diversos tipos de atrações – jazz, rock’n roll, exposições, concertos de músicas clássicas e conferências; principalmente no Verão.  É propriedade da Academia de Belas Artes e Letras de Aix-en-Provence, que o ocupou com uma Fundação para artistas e aí organiza manifestações culturais.

6 – CAMINHADA COMBINA COM CAFÉ

No mais, caminhe pelas ruas estreitas e sinuosas e observe tudo com a mesma curiosidade de quem vê o mar pela primeira vez.
Escolha um Café e relaxe por alguns instantes nesse cenário. Caso sua dieta não seja tão radical, acompanhe o café com um bonito pedaço de torta. Conheça os sabores da Provence, istepô! Não perca por nada esta oportunidade. Visite as lojinhas de lembranças e se encante com centenas de artigos, porque  cada loja é mais interessante que a outra.

 

Lourmarin - Fonte das Três Máscaras.
Fonte com três máscaras. Honestamente, esse vômito de musgos ficou estranho.

 

Logo após a fonte das três caras, tome a orientação turística à direita. De lá aprecie a bela vista de um templo protestante construído pelos Vaudois no final do século XIX.

 

Imagem de uma rua de Lourmarin.
Caminhe muito pela cidade. Por mais que queira e que tenha personalidade forte, não se perderá em Lourmarin.

 

Mostrar uma rua da cidade.
Nesta loja me perdi entre centenas de fotos dos cenários provençais. Para aqueles que não gostam de fotografar ou não têm habilidade com máquinas fotográficas (meu caso), vale levar um destes cartões para colar em seu álbum de fotografias. Está rindo? Os viajantes mais antigos como eu, têm dezenas deles.

 

A felicidade de tomar um café nesta confeitaria, em meio a perfume de rosas foi inimaginável.
A felicidade de tomar um café nesta confeitaria, em meio a perfume de rosas, foi inimaginável. Ué, mas perfume de rosas combina com o aroma do café? Combina, meu chapa. Em viagem tudo combina.

 

377 (1007x1024)

 

 

A fonte de onde retirei algumas informações foi a Revista Provence nº 60 de Jun/Jul/Ago de 2014.

3 comentários em “FRANÇA . PROVENCE . LOURMARIN . Nada A Ver Com Carmem Miranda, Mas É Pequena e Notável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *