FRANÇA . PROVENCE. MARSEILLE – Basílica de Notre Dame de la Garde.

IMAGEM DESTACADAAltar Principal da Basílica de Notre Dame de la Garde.

Quem conhece a história da Basílica de Notre Dame de la Garde com riqueza de detalhes é Anaté Merger. Clique aqui para conhecer a explanação interessantíssima da jornalista brasileira e autora do blog www.naprovence.com, portal para quem deseja conhecer a Provence em detalhes.

Mais prá frente, nas postagens a partir de Aix-en-Provence, comentarei a respeito do trabalho de Anaté Merger e Leonor – nossa guia pelas estradas do sul da França.

 

Basílica de Notre Dame de la Garde, fotografada do Vieux Port.
No alto da colina, em local privilegiado de Marseille, fica a Basílica de Notre Dame de La Garde.

 

TRENZINHO TURÍSTICO – ROTEIRO

No dia seguinte ao de nossa chegada à Marseille optamos por pegar o trenzinho. Cansados, foi a maneira prática que encontramos para dar uma volta pela cidade sem termos que fazer esforço.
O passeio não é longo e percebe-se que o roteiro tem como objetivo proporcionar aos passageiros uma visita à Basílica de Notre Dame de la Garde (site oficial clique aqui).
Na ida o trem segue margeando poucas calanques, passa em frente ao Monumento aos Mortos do Exército do Oriente e chega sem demora à colina do santuário.

 

Uma das conduções para você chegar ao Santuário é este trenzinho, cujo ponto é em frente a este prédio no Vieux Port.
Uma das conduções para você chegar ao Santuário de Notre Dame de la Garde é este trenzinho, cujo ponto é em frente a este prédio no Vieux Port.

RETORNO SEM GRAÇA

Na volta o trem retorna a seu ponto inicial, passando por bairros sem nenhum atrativo.
Entretanto, até entrarmos na igreja tivemos que subir trocentos degraus. E o pior: sem a menor chance de parar prá respirar porque só dispúnhamos de 20 minutos. Para quem já estava cansado não poderia haver despertador melhor. Foi a segunda chispada que tivemos que fazer nesta viagem.


ALÉM DAS CALANQUES, O QUE HÁ PARA VER e FAZER em MARSEILLE

Na marina, ao lado do antigo bairro Le Panier, ficam a bilheteria e o ponto de embarque deste trenzinho, o cais de embarque para quem se destina às Calanques, à Catedral La Major, à Igreja de Saint Laurent, o Mucem, a Prefeitura, os cais onde ancoram barcos que partem para os portos da Córsega, além de bares e restaurantes.

 

P1040736 (1024x878)
O santuário, bem mais perto.

Construíram a basílica de Notre Dame de la Garde sobre a estrutura de um antigo forte do século XVI. O arquiteto Henri-Jacques Esperandieu projetou-a em estilo Neo-Bizantino e Francisco I ergueu-a com a finalidade de resistir ao cerco de Charles V em 1536.

 

Nave central da Basílica de Notre Dame de la Garde.
Nave central da basílica.

 

<span style="font-family: 'comic sans ms', sans-serif; font-size: 14pt;">N. S. da Guarda reinando absoluta em seu altar.</span>
N. S. da Guarda reinando absoluta em seu altar.

 

Trabalho requintado executado nos arcos.
Trabalho requintado executado nos arcos.

O QUE É UMA BASÍLICA?

A denominação remonta às Ágoras gregas, origem mais remota de nossas Bolsas de Valores, por serem locais públicos onde pessoas se reuniam não apenas atraídas por feiras e mercados, bem como para discutir política, cultura e outros assuntos de interesse dos cidadãos.

As mercadorias eram anunciadas em voz alta a fim de que todos escutassem o que estava sendo comercializado, tal qual acontece ainda hoje nos pregões das BV. Para quem ainda não sabe, este é o motivo da gritaria.

A ÁGORA ROMANA

descende da grega, porém com uma diferença: eram espaços cobertos, as basílicas, onde assembléias eram realizadas. Ora funcionavam como tribunais, ora acomodavam reuniões em que se discutiam assuntos diversos.
A Wikipédia esclarece o assunto minuciosamente, e vale à pena consultá-la para quem se interessar em basílicas e como acabaram se transformando em templos cristãos. Clique aqui.
A peregrinação à Notre Dame de la Garde acontece anualmente, em 15 de agosto.

 

Vieux Port à noite.
Vieux Port à noite.

 

P1040715 (1024x759)
Pela manhã saímos do hotel e rumamos em direção à bilheteria do trenzinho turístico, localizada em frente ao prédio que se vê à direita, no outro lado da marina. Registro do Vieux Port, feito da janela do quarto do Tonic Hotel.

 

P1040716 (1024x766)
Este abrigo possui o teto espelhado, resultando em um efeito muito interessante para quem o vê.

 

P1040717 (1024x768)
Quase em frente ao hotel está a bilheteria dos barcos que partem para Frioul – um arquipélago de 4 ilhas que dista de Marseille em apenas 4 km. O número de habitantes surpreende porque é pouco mais de 100 pessoas.

 

 

P1040719 (1024x766)
O cais espelhado do teto da cobertura.

 

P1040720 (1024x768)
Outro ângulo do espelhamento.

COMPRAS

 

P1040722 (1024x768)
Este senhor reproduz em seu artesanato, os quadros pintados por sua mulher. Arrependí-me por não ter adquirido mais porta-documentos. Um trabalho genial que nunca vi em outro lugar.

 

P1040758
Artesanato de qualidade na feirinha do Vieux Port que acontece aos sábados.

 

P1040723 (1024x768)
Esta jovem vendia umas peças maleáveis para decorar guardanapos muito interessantes e bonitos. Comprei oito e têm sido elogiados quando capricho na arrumação da mesa.

 

P1040729 (630x800)
Monumento aos Mortos na Primeira Guerra. Flagrante de uma “foto mico”.

 

P1040730 (1024x768)
Monumento aos Mortos do Exército do Oriente – erguido em 1927 em homenagem aos soldados falecidos na Primeira Guerra Mundial.

 

Estas fotos foram clicadas do trenzinho turístico. Percurso válido e excelente para se chegar à Basílica.
Algumas fotos foram clicadas do trenzinho turístico. Percurso válido e excelente para se chegar à Basílica.

 

Fiquei pensando no quanto deve ser triste a(s) pessoa(s) que mora(m) nesta casinha construída assim... em cima de uma pedra que avança por este mar poluído... Ai, se meu dinheiro desse!...
Fiquei pensando no quanto deve ser triste a(s) pessoa(s) que mora(m) nesta casinha construída assim… em cima de uma pedra que avança por este mar poluído… Ai, se meu dinheiro desse!…

 

Vista do pátio da Basílica de Notre Dame de la Garde.
Vista do pátio da Basílica.

 

<span style="font-family: 'comic sans ms', sans-serif; font-size: 14pt;">Outra paisagem vista do pátio da Basílica.</span>
Outra paisagem vista do pátio da Basílica.

 

<span style="font-family: 'comic sans ms', sans-serif; font-size: 14pt;">Marseille vista parcialmente do pátio da Basília de Notre Dame de la Garde.</span>
Marseille vista parcialmente do pátio da Basílica de Notre Dame de la Garde.

 

O ônibus 60 parte do Forte São João e segue até ao santuário.
O ônibus 60 parte do Forte São João e segue até ao santuário. Horários do percurso você poderá conferir clicando aqui.

 

P1040771 (1024x765)
Catedral de la Maior e Mucem.

 


PASSEIOS DE BICLETA em MARSEILLE: SIM ou SIM?
Siiiiiiimmm!

Uma boa opção é fazer um passeio pelas trilhas em bicicleta elétrica. E quem acena com a novidade é a Fernanda no blog da brasileira Maria Lina, residente em Paris, que explica tudo direitinho. Clique aqui para saber mais.

Acontece que outra brasileira, Anaté Merger, residente em Aix-en-Provence (Aix está pertíssimo de Marseille – apenas 30 km) também oferece opções de passeio  não só em Marseille, mas por todo o Sul da França. Para saber tudo isso e mais alguma coisa clique aqui.

Para finalizar o papo e deixar bem claro que as mulheres brasileiras estão com tudo e mandando ver à frente do turismo na França, seguem mais novidades a respeito das Calanques. Desta vez as indicações vêm da Natalia Itabayana, do blog Destino Provence. Clique aqui e acompanhe suas experiências.

 

Fort Saint Jean.
Fort Saint Jean fica localizado no calçadão Louis Brauquier. Conheça um pouco de sua história e como chegar até lá clicando aqui.

 

Mucem.
Mucem. Quem fornece informações preciosas a respeito do MuCEM é o site de uma brasileira residente em Paris, o Conexão Paris. Clique aqui e saiba como chegar, opções de restaurantes, dias de abertura, proposta do museu e outras informações valorosas.

 

Cathédrale Sainte Marie Majeure de Marseille.
Catedral de Sainte Marie Majeure de Marseille – construída no início do século XIX em local estratégico, em La Juliette, com o propósito de ser a primeira imagem a ficar na memória de quem chegasse ao novo porto. Foi Napoleão Bonaparte que lançou a pedra fundamental da catedral de Santa Maria Maior (também chamada de Catedral de Marselha e Catedral de la Major), em 26/9/1852. Clique aqui e aqui para saber mais a respeito desta obra-prima da arquitetura.

 

Le Chateau d'If
Le Chateau d’If localiza-se na ilha de mesmo nome. Faz parte do Arquipélago de Frioul. Serviu de prisão do Estado desde o início do século XVII até o século XIX. O chateau foi habitado por um faroleiro e familiares até 1950. 

 

 

“Nada nos empodera mais que as viagens, recheadas de conhecimento, cultura, gastronomia e curiosidade pelo novo, mesmo que seja em um lugar que já conhecemos, sempre tem algo novo a se apreciar”.

6 comentários em “FRANÇA . PROVENCE. MARSEILLE – Basílica de Notre Dame de la Garde.

  1. Paixão…adorei esta postagem….dicas importantes para esta viagem. Quando que vai sair o seu livro com todas estas informações e orientações para uma viagem bem sucedida. ? Separa o meu exemplar. Beijão. Jacob

    1. Gatão amado, tudo bem? Daqui a alguns anos, quando tiver postados todas as fotos e comentários, certamente não terei mais tempo para escrever algum livro. Na verdade, meu livro está aqui, em cada capitulo.
      Obrigada por sua companhia aqui no blog. Beijocas da amiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *