FRANÇA . PROVENCE . MÉNERBES e CUCURON – Vinhos, Trufas, Figos, Boa Mesa, Belas Paisagens…

MÉNERBES e CUCURON 

Ménerbes e Cucuron foi nosso primeiro passeio de 2014 sugerido por Anaté Merger.
Em Aix montamos nosso quartel general nos dois verões que passamos no sul da França – 2013 e 2014. A Logística ficou por conta de Anaté Merger, que tomou as seguintes providências: aluguel de apartamento em um ponto maravilhoso em frente à Mairie (Prefeitura), roteiro original (tal qual nos filmes), e aluguel de automóvel guiado pela doce Leonor, dublê de motorista e guia turístico, falando português, évidemment.

NA IMAGEM DESTACADA vemos o detalhe de uma rua de Ménerbes.

 

PROVENCE

São muitas as aldeias desta região e todas dotadas de muito charme e peculiaridades.
Ménerbes está situada entre Lacoste e Oppède-le-Vieux – um pulo entre uma e outra. As distâncias entre as localidades são muito próximas, o que favorece a diversificação dos passeios. Um vídeo rápido você poderá visualizar aqui.

MÉNERBES 1

dista em aproximadamente 74 km de Aix. E Cucuron de Ménerbes, em 30 km.
Ambas situam-se ao pé de uma região conhecida como Luberon, nome de uma cadeira de montanhas da Provence. Roussillon, Gordes, Baux de Provence também fazem parte desta região.

Ménerbes se delineando à distância.
Ménerbes se delineando à distância.

CUCURON

dista de Lourmarin em 8 km apenas e ainda de Vaugines em 2.4 km. Isso é nada! Com um passeio bem planejado você acaba matando muito coelhos com uma só cajadada, desde que tenha um automóvel à disposição e um GPS – fundamentais para quem não conhece os caminhos da Provence como Anaté e Leonor.


COMO CHEGAR

De Paris (Gare de Lyon) viajamos em trem até Aix-en-Provence.
São aproximadamente 760 km percorridos em 3 horas em TGV – Trem de Grande Velocidade.
Observar o trajeto antes de adquirir o bilhete porque há composições que fazem uma breve parada em Avignon e outras que seguem direto para Aix-en-Provence. Consulte aqui as possibilidades de horário e escalas.

MÉNERBES 2

Ao redor das aldeias vimos exuberam plantações de cerejas, melões, azeitonas, pêssegos e uvas. Lavandas, trigos e girassóis são outra história.

FIGOS, PRÁ QUE TE QUERO?

Impressionou-nos a abundância de figueiras na Provence e indiferença com que lidam com as frutas. As figueiras nascem frondosas e espontaneamente em beira de rios, em jardins e nos campos, mas a valorização dos figos é nenhuma, e provas disso cansamos de ver pelas ruas: centenas de figos amassados nas calçadas pisados por  transeuntes. Fiquei chocada!


 

Em primeiro plano está uma dessas figueiras a que me referi no comentário acima. São lindas, frondosas e carregadas de frutos. Panorama visto do terraço do Café Progress.

 

Esqueci de dizer que nascem até em vasos, mas a função é apenas decorativa. "Ninguém come isso aqui" - disse-nos nossa estimada guia.
Esqueci de dizer que as figueiras nascem até em vasos, mas a função é apenas decorativa. “Ninguém come isso aqui” – disse-nos nossa estimada guia.

A ESCRITORA – ANATÉ MERGER

Abro um parêntesis para apresentar a escritora Anaté Merger: brasileira residente em Aix-en-Provence, jornalista, autora do livro Sagrados – A Aliança de Maria Madalena (clique aqui para saber mais), no qual narra com muita propriedade uma história intrigante a respeito da vida de Maria Madalena na Provence.
C
omo Maria Madalena teria chegado ao sul da França? Esse mistério, dentre outros, é que mata o leitor de curiosidade à medida que avança na leitura. Portanto, se você quer mesmo saber a respeito desta história, e além disso conhecer outro trabalho, ou seja: turismo de boa qualidade executado por Anaté, clique aqui.


Eu e Anaté trocamos emails até que nossos roteiros ficassem a nosso gosto. E como lhe dissemos que adoramos feiras, Ana elaborou um calendário tão especial, que aonde quer que fôssemos sempre encontrávamos uma feira no caminho.

A maior e mais completa, onde encontramos até redes nordestinas! sendo vendidas a preços exorbitantes – se não me engano a mais simples custava 75 euros – foi a de Uzès. Maravilhosa.

 

Nesta literal feirinha de Ménerbes, por incrível que pareça, passei direto.
Nesta literal feirinha, por incrível que pareça, passei direto.

RUAS DE MÉNERBES

Perder-se em alguma cidadezinha do Sul da França não é preocupação. Pelo contrário, é um prazer inenarrável porque lhe oferece oportunidade de caminhar e sonhar por ruas que pensávamos apenas existir em poesias.

Daí a gente passa por uma esquina dessas e se pergunta: - O que terá depois daquela curva? E de curva em curva e esquina em esquina, você acaba descobrindo maravilhas...
Daí a gente passa por uma esquina dessas e se pergunta: – O que terá depois daquela curva? E de curva em curva e esquina em esquina, você acaba descobrindo maravilhas…

 

 

Como seria a decoração de uma residência como essa?
Como seria a decoração de uma residência como essa? Com frequência me fazia esta pergunta. Sinceramente, gostaria de vê-las.

 

Outra curva que me despertou curiosidade, mas essa foi registrada apenas nesta foto.
Outra curva que me despertou curiosidade, mas esta ficou registrada apenas nesta foto…

 

Paisagem de Ménerbes.
…bem como esta e outras.

 

Garanto que haverá momentos em que você não fará nenhuma questão de se "achar" na Provence.
Garanto que haverá momentos em que você não fará nenhuma questão de se “achar” na Provence. Mesmo que você insista em se perder pelas ruelas dessas communes, em algum momento você topará com algumas informações desse tipo. Daí, mô quiridu, finja que não viu e continue “perdido”; garanto que valerá muuuiiito à pena.
E por falar em “communes”, você sabe alguma coisa a respeito da divisão administrativa francesa? É super interessante. Caso interesse, clique aqui.

 

ONDE COMER EM MÉNERBES?

1 – LE CAFÉ DU PROGRESS

Como de costume, tomávamos um café antes do almoço. E como nossa guia Leonor é íntima da Provence, nos indicava cada Café melhor que o outro. Quando não era Café, era bistrô. Neste onde fizemos uma parada técnica havia uma vista deslumbrante de campos onde cultivam uvas, cerejas, trigo e oliveiras.

 

Indicações de lugares em Ménerbes.
Estas indicações dos lugares são apaixonantes.

 

Aconteceu que o café sofreu uma reforma e hoje, 09/9/2024, ao rever a postagem, penei para identificá-lo, mas consegui devido a uma piscina que aparece em algumas fotos postadas no Google Maps. Ufa!
Aconteceu que o café sofreu uma boa reforma e perdeu seu aspecto rústico… E hoje, 09/9/2024, ao rever a postagem, penei para identificá-lo, mas consegui devido a uma piscina no andar de baixo, que aparece em algumas fotos postadas no Google Maps. Ufa!

 

A decoração do Café era rústica e agora ganhou ares bem modernos.
A decoração do Café Progress era rústica e agora ganhou ares bem modernos.

 

A reforma, que vi em fotos, perdeu seu perfil provençal.
A reforma, que vi em fotos, perdeu seu perfil provençal.

 

Nos fundos da Cafeteria uma gratíssima surpresa: a vista deslumbrante das fotos seguintes.
Nos fundos da cafeteria tivemos uma gratíssima surpresa: a vista deslumbrante que se vê nesta foto e nas seguintes.

 

No Brasil, também temos campos plantados até onde a vista pode alcançar.
No Brasil, também temos campos plantados até onde a vista pode alcançar. 

 

Plantações de uvas e cerejas em Ménerbes.
 Vinhedos e cerejeiras em Ménerbes.


2 – LA VÉRANDA

Houve um momento em que passamos pela porta do restaurante, mas foi apenas para reservarmos lugar. O La Véranda oferece variedades de pratos, e dentre os de massas constavam gnocchi, ravioles, lasagne de carne e legumes gratinados ou à bolonhesa.
Risoto de arroz arbório, omelete de queijo com finas ervas + porção de batatas fritas, e pratos caprichados de carnes (boi, cordeiro) e peixes (dourado, linguado) eram opções bem apresentadas e me pareceram apetitosas.

 

Fachada do La Véranda.
Uma passada rápida apenas para reservar lugar e bater um ligeiro papo.

 

Serviço público de meteorologia. Mais original, impossível. Meteorologia Ménerbes: TEMPO BOM, o Sol. DE TEMPOS EM TEMPOS, a nuvem soprando - vento. RARAMENTE, o guarda-chuva aberto. O BONECO DE NEVE - E eu?
Serviço público de meteorologia. Mais original, impossível. Meteorologia Ménerbes: TEMPO BOM, o Sol. DE TEMPOS EM TEMPOS, a nuvem soprando – vento. RARAMENTE, o guarda-chuva aberto e pingos de chuva. E o BONECO DE NEVE perguntando: – E eu?  Como na Provence faz 360 dias de sol…

 

O restaurante aparentemente simples, engana. Espaço e conforto também não lhe faltam.
O restaurante aparentemente simples, engana. Espaço e conforto também não lhe faltam.

 

O restaurante continua do outro lado da rua. Preocupação com chuva? Nenhuma! Afinal, são 360 dias de sol na Provence; esqueceu?
La Véranda continua do outro lado da rua. Preocupação com chuva? Nenhuma! Afinal, são 360 dias de sol na Provence; esqueceu?

 

Restaurante excelente onde almoçamos em Ménerbes. Atendimento simpático, ambiente acolhedor e comida saborosa.
Restaurante excelente onde almoçamos em Ménerbes. Atendimento simpático, ambiente acolhedor e comida saborosa.

 


LA MAISON de la TRUFFE et du VIN du LUBÉRON
1 Place de l’Horloge, 84560 Ménerbes, França

+33 4 90 72 38 37

Tradução da placa informativa: O prédio d’Astier de Montfaucon (séculos 17 e 18) é propriedade da comuna de Ménerbes há mais de 200 anos.
Esta residência que serviu de hospício e depois de escola, foi recuperada com a finalidade de dedicar-se às produções de vinho e trufas do Luberon, com triplo objetivo: pedagógico, cultural, promocional.

 

 

Jardim ocupado pelo restaurante da maison.
Jardim ocupado pelo restaurante da maison.

 

Para se chegar ao jardim, de onde também se vislumbra bela paisagem, é preciso visitar a maison.
Para se chegar ao jardim, de onde também se vislumbra bela paisagem, é preciso visitar a maison.

 

Sobre a mesa, uma amostra dos diversos tons do rosé: Pêssego é o mais claro de todos, seguido pelo Pomelo. Logo depois vêm os mais "amarelados": Melão, o mais clarinho, e Manga, o mais acentuado. Por último vêm os tons mais fortes, mais avermelhados: tangerina e groselha, muito parecidos.
Sobre a mesa, uma amostra dos diversos tons do rosé: Pêssego é o mais claro de todos, seguido pelo Pomelo. Logo depois vêm os mais “amarelados”: Melão, o mais clarinho, e Manga, o mais acentuado. Por último vêm os tons mais fortes, mais avermelhados: tangerina e groselha, muito parecidos.

 

 

A maison disponibiliza suas dependências para celebração de casamentos e festas em geral. Clique no título da postagem e saiba muito mais.
A maison disponibiliza suas dependências para celebração de casamentos e festas em geral. Clique no título da postagem e saiba muito mais.
CUCURON

Situa-se no sopé da cadeia de montanhas chamada Luberon – verdadeira imersão no coração da autêntica Provence.
Cucuron é cercada por vinhedos e oliveiras. Segundo Leonor, nossa guia, o principal produto da Provence é o azeite e não o vinho.
A aldeia é pequena e devido a seu tamanho visitamo-la em dia de semana. A sensação foi de termos encontrado uma aldeia-fantasma porque não havia ninguém pelas ruas por onde passamos. E como ainda tínhamos que voltar a Aix, não ousamos pedir a nossa guia para darmos uma volta mais demorada pelo Centro de Cucuron.

 

 

COMPRAS EM AIX – VINHOS e AZEITES

A propósito, há uma loja especializada em vinhos e azeites bem próxima à Prefeitura (Mairie) de Aix, na rue des Cordeliers, 8 – Cave Du Félibrige. Clique aqui para saber mais.

Em Cucuron nossa primeira atração seria visitar um antigo moinho de azeites, mas, infelizmente, estava fechado devido à época de férias.

Foto da placa do Moulin Dauphin.
“O moinho dos golfinhos Há quatro gerações ( 1923 ), a MOULIN DAUPHIN fabrica azeite a partir da produção de azeitonas locais. Naquela época havia sete moinhos em CUCURON e quase todas as aldeias vizinhas tinham pelo menos um.” Saiba muito mais clicando aqui.

 

O movinho produz cremes de beleza, gel de banho, loção facial tonificante, em cuja composição o azeite está presente. Além disso, há embalagens que variam de 250ml até 5 litros. Ah, se o moinho estivesse aberto...
O moinho produz cremes de beleza, gel de banho, loção facial tonificante, em cuja composição há azeite. Além disso, há embalagens que variam de 250 ml até 5 litros. Ah, se o moinho estivesse aberto…


PRAÇA DO RELÓGIO

Em Cucuron, uma perspectiva do relógio da famosa praça.
Outra atração de Cucuron é a Praça do Relógio.

 

Praça do relógio em Cucuron.

 

Fachada de uma padaria em Cucuron.

Trata-se de uma padaria. “Pode isso, Arnaldo?” Pode. Como resistir a um pão francês, fabricado artesanalmente e… no sul da França? E o aroma, atrevido, que ousou perfumar o vento sutil que pairava no ar?

Imagens de santos eram colocadas nos ângulos dos prédios a título de proteção.
Imagens de santos eram colocadas nos ângulos dos prédios a título de proteção, um hábito que incentivou os moradores a criarem esculturas ricas em detalhes. É cada uma mais interessante que outra. 

 

VIVENCIE A PROVENCE!

 

 

2 comentários em “FRANÇA . PROVENCE . MÉNERBES e CUCURON – Vinhos, Trufas, Figos, Boa Mesa, Belas Paisagens…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *